13/04/2012

Glândulas, guardiãs do corpo


As glândulas, conhecidas como eficientes guardiãs do corpo - segundo os místicos, “o espelho do Eu - guardam segredos que ainda permanecem misteriosos à luz da ciência moderna que somente conhece suas funções fisiológicas, mas desconhece suas atribuições no plano psíquico.

Todos nós sabemos que nosso corpo é similar a uma máquina perfeita tal e qual a um computador [até mesmo sob o ponto de vista evolutivo, pois há computadores potentes, médios e fracos]. Assim, por analogia, as peças [“hardware”], seriam os órgãos que funcionariam sob as ordens de um programa ]“software”). A cadeia de DNA seria a memória permanente desse “computador pensante” e a mente poderia ser a memória transitória [“memória RAM”], para armazenar informações recentes. O cérebro, por sua vez, seria o “hard disk”, onde ficariam guardados todos os dados.

Mas os “chips” [incrustados na chamada placa-mãe] que atuam como condutores de informações do computador, poderiam ser as glândulas. Se, afinal, são elas que filtram e provêm o equilíbrio necessário, além de serem portadoras de informes que “sustentam” a saúde do corpo, nada mais coerente. Assim, o mistério é saber como as glândulas agem no campo supra-físico, ou melhor, no contexto das sensações. Então, seriam as glândulas uma espécie de elo com o psíquico ou espiritual?

As glândulas têm papel importante na manutenção da aparência física moldando até a nossa personalidade, pois a medicina já sabe que elas atuam concomitantemente ao comportamento individual, não se esquecendo que essa regra pode ser alterada por causa de fatores hereditários. Em síntese, pelo que se denota, as glândulas funcionariam “a priori” de acordo com as atitudes de seu “hospedeiro”, podendo vir a comandar tais ações após um certo tempo. Se o indivíduo não se comportar corretamente em termos psíquicos, o desequilíbrio acontece e o funcionamento endócrino fica descontrolado, resultando em distúrbios físicos e mentais.

Uma mente equilibrada é preponderante para um corpo sadio, decorrente de um trabalho em equipe de glândulas que cumprem suas tarefas de acordo com o plano a que foram determinadas. Bons pensamentos geram saúde para mente e corpo.

Assim, sendo os pensamentos são mesmo os maiores responsáveis pela qualidade do serviço das glândulas, de todo o corpo. Estudo, leitura, pesquisa, boas intenções, alegria de viver, enfim, da paz de espírito. Dizem que as glândulas funcionariam também como captadoras de sinais não físicos. Uma espécie de antena para o além? Então, quanto mais eficientes elas forem, maior será a capacidade extra-perceptiva da pessoa. Logo, quanto melhor a capacidade endócrina, mais sensitiva a pessoa será.

Quão maravilhoso seria se conseguíssemos controlar o funcionamento do pâncreas, das supra-renais, do timo, da tireóide, das paratireóides, da pituitária, do hipotálamo e da glândula mais misteriosa de todas: da pineal? Certamente, estaríamos perto de nos tornar “super-heróis”

fonte: Fonte: Terapia Holística - NEUZA TELES

http://www.neusarochateles9.blogspot.com/ Tags: