Essa energia está em sua essência. Sua mediunidade deve ser um instrumento
para alcançar a sabedoria
interior, por meio do afloramento dos estados evolutivos do eu, seguindo um
processo de
crescimento espiritual
de integração com as energias vibrantes magnéticas e luminosas, recebidas do
plano espiritual.
Nem todos conseguem incorporar os seus guias, pois suas mentes criam bloqueios que
impedem
uma incorporação.
Ser um médium de incorporação exige um reajustamento íntimo de tal natureza , que
mentalmente
é preciso se colocar
numa vibração na qual tudo flua naturalmente
10/12/2010
SABER LIDAR COM A MEDIUNIDADE..
É preciso ter consciência de que a mediunidade não limita o ser nem
escraviza
ninguém, apenas exige do
médium uma conduta de acordo com o que esperam os espíritos que atuam
no plano material
através dele, para socorrer os encarnados.
O médium de Umbanda deve entender que é um “templo vivo”, no qual se
manifestam
os sagrados orixás e
seus irmãos em espírito, para melhor cumprirem suas missões, junto aos
irmãos encarnados.
O médium deve assimilar a inovação que seu campo biopsíquico-espiritual está
recebendo,
sem criar confusões,
para que não ocorram conseqüências desastrosas em sua vida e na vida daqueles
que
necessitam
da orientação de seus guias.
Deve entender que como “templo vivo” foi ungido para as práticas religiosas e
precisa
cumprir
suas funções e realizá-las.
Médium consciente:- O médium consciente faz a captação da mensagem da entidade
e a decodifica,
telepaticamente.
O médium recebe e transmite segundo sua compreensão psíquica varia de acordo com
o equilíbrio
ou desequilíbrio
de sua personalidade. É preciso deixar que o Guia conduza as consultas. Não
interferir nem
julgar os problemas
dos consulentes, nem absorve-los para si.
escraviza
ninguém, apenas exige do
médium uma conduta de acordo com o que esperam os espíritos que atuam
no plano material
através dele, para socorrer os encarnados.
O médium de Umbanda deve entender que é um “templo vivo”, no qual se
manifestam
os sagrados orixás e
seus irmãos em espírito, para melhor cumprirem suas missões, junto aos
irmãos encarnados.
O médium deve assimilar a inovação que seu campo biopsíquico-espiritual está
recebendo,
sem criar confusões,
para que não ocorram conseqüências desastrosas em sua vida e na vida daqueles
que
necessitam
da orientação de seus guias.
Deve entender que como “templo vivo” foi ungido para as práticas religiosas e
precisa
cumprir
suas funções e realizá-las.
Médium consciente:- O médium consciente faz a captação da mensagem da entidade
e a decodifica,
telepaticamente.
O médium recebe e transmite segundo sua compreensão psíquica varia de acordo com
o equilíbrio
ou desequilíbrio
de sua personalidade. É preciso deixar que o Guia conduza as consultas. Não
interferir nem
julgar os problemas
dos consulentes, nem absorve-los para si.
O PODER DE PERDOAR..
Perdoar significa ‘remissão de pena, desculpar, indulto, renunciar a punir, misericórdia,
indulgência e conceder perdão”, de acordo com o dicionário.
‘Perdoar não é esquecer o que nos encheu de raiva. Ao contrário. Perdemos a
necessidade de estar ligados a ela, Ficamos livres para ser nós mesmos, sem a obrigação
de fornecer respostas” (Lynda Field, 1999, p100). Diz ainda que, para atingir a libertação,
cabe examinar o que nos fere e demonstrar da maneira correta.
Assim, não resta dúvida que perdoar é necessário a nós, seres humanos. Afinal, quem pode
afirmar que não necessita de indulgência? Mais ainda: quem não comete equívocos em sua
vida? Portanto, perdoar é viver de maneira saudável e admitir nossa condição de
falibilidade ante a vida. Jesus perdoou a seus verdugos.“O fraco jamais perdoa, o perdão é característica do forte”, disse Mahatma Gandhi.Na atualidade é inegável o avanço do conhecimento científico e como ele nos ajuda a
compreender melhor conceitos como saúde e doença. Então, se a indulgência é necessária,
o que acontece com quem se nega a ela? Há alguma consequência para o nosso bem-estar?
Em um artigo de minha autoria (O bem é alimento do espírito e equilíbrio orgânico),
exphco a questão da seguinte forma: quem perdoa, cria em tomo de si um halo energético
(aura) que promove a estabilidade das forças espirituais que agem na matéria e impedem
que as moléstias se fixem no organismo. O ato contrário ao indulto, por exemplo,
a raiva, leva ao esgotamento energético do corpo físico, que, por sua vez, favorece a
instalação da doença. Está claro que o perdão promove e colabora para a estabilidade
e o equilíbrio das forças presentes no inconsciente. Além disso, perdoar significa,
também, a capacidade de amar o outro. Ninguém nega que a misericórdia atrai as
forças positivas do universo e que são capazes de transformar as pessoas. Bons
pensamentos e sentimentos são importantes para a saúde. Quem perdoa se
desconecta do outro, rompe o elo e, por exemplo, pode minimizar e até neutralizar
os efeitos de uma obsessão.
Para os que têm fé e creem na mensagem de Oxalá, ele diz: Amar a Deus sobre
todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Portanto, quem ama o próximo,
ama a Deus. Logo, fica claro que indultar o outro é fazê-lo a si mesmo. Tem melhor
qualidade de vida e boa autoestima quem é indulgente com a falta alheia, O ato de
desculpar influencia na saúde física e espiritual.
indulgência e conceder perdão”, de acordo com o dicionário.
‘Perdoar não é esquecer o que nos encheu de raiva. Ao contrário. Perdemos a
necessidade de estar ligados a ela, Ficamos livres para ser nós mesmos, sem a obrigação
de fornecer respostas” (Lynda Field, 1999, p100). Diz ainda que, para atingir a libertação,
cabe examinar o que nos fere e demonstrar da maneira correta.
Assim, não resta dúvida que perdoar é necessário a nós, seres humanos. Afinal, quem pode
afirmar que não necessita de indulgência? Mais ainda: quem não comete equívocos em sua
vida? Portanto, perdoar é viver de maneira saudável e admitir nossa condição de
falibilidade ante a vida. Jesus perdoou a seus verdugos.“O fraco jamais perdoa, o perdão é característica do forte”, disse Mahatma Gandhi.Na atualidade é inegável o avanço do conhecimento científico e como ele nos ajuda a
compreender melhor conceitos como saúde e doença. Então, se a indulgência é necessária,
o que acontece com quem se nega a ela? Há alguma consequência para o nosso bem-estar?
Em um artigo de minha autoria (O bem é alimento do espírito e equilíbrio orgânico),
exphco a questão da seguinte forma: quem perdoa, cria em tomo de si um halo energético
(aura) que promove a estabilidade das forças espirituais que agem na matéria e impedem
que as moléstias se fixem no organismo. O ato contrário ao indulto, por exemplo,
a raiva, leva ao esgotamento energético do corpo físico, que, por sua vez, favorece a
instalação da doença. Está claro que o perdão promove e colabora para a estabilidade
e o equilíbrio das forças presentes no inconsciente. Além disso, perdoar significa,
também, a capacidade de amar o outro. Ninguém nega que a misericórdia atrai as
forças positivas do universo e que são capazes de transformar as pessoas. Bons
pensamentos e sentimentos são importantes para a saúde. Quem perdoa se
desconecta do outro, rompe o elo e, por exemplo, pode minimizar e até neutralizar
os efeitos de uma obsessão.
Para os que têm fé e creem na mensagem de Oxalá, ele diz: Amar a Deus sobre
todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Portanto, quem ama o próximo,
ama a Deus. Logo, fica claro que indultar o outro é fazê-lo a si mesmo. Tem melhor
qualidade de vida e boa autoestima quem é indulgente com a falta alheia, O ato de
desculpar influencia na saúde física e espiritual.
COMO SURGIRAM OS ORIXÁS..
Mas, como surgiram os orixás? Quais as suas origens?
Quando Olorum, Senhor do Infinito, criou o Universo
com o
seu ófu-rufú, mimó, ou hálito
sagrado, criou junto seres imateriais que povoaram o
Universo.
Esses seres seriam os orixás que
foram dotados de grandes poderes sobre os elementos
da natureza.
Em verdade, os orixás são emanações
vindas de Olorum, com domínio sobre os 4 (quatro)
elementos:
fogo, água, terra e ar e ainda
dominando os reinos vegetal e animal, com representações
dos aspectos
masculino e feminino, ou seja,
para todos os fenômenos e acidentes naturais, existe um
orixá regente.
Através
do processo de constituição
física e diante das leis de afinidades, cada ser humano possui 01
(um) ou mais
orixá, como protetores de sua
vida, a eles sendo destinados formas diversas de culto.
Um outro aspecto a ser analisado sobre a tradição de orixá e sua
origem seria a
de que alguns orixás seriam,
em princípio, ancestrais divinizados que em vida estabeleceram
vínculos
que lhes garantiam um controle
sobre certas forças da natureza, como o trovão, o vento, as águas
doces, ou
salgadas, ou então,
assegurando-lhes a possibilidade de exercer certas atividades
como a caça, o
trabalho com metais, ou ainda,
adquirindo o conhecimento das propriedades das plantas e
de sua utilização.
O poder axé do ancestral-orixá teria, após a sua morte, a faculdade
de encarnar-se
momentaneamente em um
de seus descendentes durante um fenômeno de possessão
por ele
provocada.
A passagem da vida terrestre à condição de orixá aconteceu em
momento
de paixão como
nos mostram as lendas dos orixás.
SAUDAÇÕES:
As saudações são muito importantes, pois é através delas que nós
invocamos os orixás
Assim, passarei a vocês “As saudações de Alguns Orixás ( no Ketu)
e seus significados”:
Exu Kóbà Láryè aquele que é muito falante
Ogun Pàtakorí exterminador ou cortador de ori ou cabeça
Oxossy Ará Unse Kòke Ode guardador do corpo e caçador
Xangô Kawó-Kábièsilé venham ver o Rei descer sobre a terra
Oxum Orà Yè Yé Ofyderímàn salve mãezinha doce, muito doce
Yansã ou Oyá Èpàrèi venha, meu servo
Omolu e Obaluayê Atótóo silêncio
Yemanjá Èru Ìyá ,odoyásenhora do cavalo marinho
Oxumaré Arrum Bobo(termo Jeje) senhor de águas supremas
Nanã Sálùbá pantaneira (em alusão aos pântanos de Nanã)
Oxalá Esè Epa Bàbá você faz, obrigado Pai
Postado por Aborisá Liah Ti Oyá Igbalé
Quando Olorum, Senhor do Infinito, criou o Universo
com o
seu ófu-rufú, mimó, ou hálito
sagrado, criou junto seres imateriais que povoaram o
Universo.
Esses seres seriam os orixás que
foram dotados de grandes poderes sobre os elementos
da natureza.
Em verdade, os orixás são emanações
vindas de Olorum, com domínio sobre os 4 (quatro)
elementos:
fogo, água, terra e ar e ainda
dominando os reinos vegetal e animal, com representações
dos aspectos
masculino e feminino, ou seja,
para todos os fenômenos e acidentes naturais, existe um
orixá regente.
Através
do processo de constituição
física e diante das leis de afinidades, cada ser humano possui 01
(um) ou mais
orixá, como protetores de sua
vida, a eles sendo destinados formas diversas de culto.
Um outro aspecto a ser analisado sobre a tradição de orixá e sua
origem seria a
de que alguns orixás seriam,
em princípio, ancestrais divinizados que em vida estabeleceram
vínculos
que lhes garantiam um controle
sobre certas forças da natureza, como o trovão, o vento, as águas
doces, ou
salgadas, ou então,
assegurando-lhes a possibilidade de exercer certas atividades
como a caça, o
trabalho com metais, ou ainda,
adquirindo o conhecimento das propriedades das plantas e
de sua utilização.
O poder axé do ancestral-orixá teria, após a sua morte, a faculdade
de encarnar-se
momentaneamente em um
de seus descendentes durante um fenômeno de possessão
por ele
provocada.
A passagem da vida terrestre à condição de orixá aconteceu em
momento
de paixão como
nos mostram as lendas dos orixás.
SAUDAÇÕES:
As saudações são muito importantes, pois é através delas que nós
invocamos os orixás
Assim, passarei a vocês “As saudações de Alguns Orixás ( no Ketu)
e seus significados”:
Exu Kóbà Láryè aquele que é muito falante
Ogun Pàtakorí exterminador ou cortador de ori ou cabeça
Oxossy Ará Unse Kòke Ode guardador do corpo e caçador
Xangô Kawó-Kábièsilé venham ver o Rei descer sobre a terra
Oxum Orà Yè Yé Ofyderímàn salve mãezinha doce, muito doce
Yansã ou Oyá Èpàrèi venha, meu servo
Omolu e Obaluayê Atótóo silêncio
Yemanjá Èru Ìyá ,odoyásenhora do cavalo marinho
Oxumaré Arrum Bobo(termo Jeje) senhor de águas supremas
Nanã Sálùbá pantaneira (em alusão aos pântanos de Nanã)
Oxalá Esè Epa Bàbá você faz, obrigado Pai
Postado por Aborisá Liah Ti Oyá Igbalé
MANTER CONTATO COM A NATUREZA..
Por ser criação Divina, a natureza que nos envolve
é repleta de energias benfazejas. A energia Divina
está no ar que respiramos, no verde das matas, no perfume
e na beleza das flores, nos mares e oceanos,
nos rios que cortam as matas, no sol que brilha,
ilumina e nos aquece, na brisa suave, na chuva que irriga
o solo e purifica o ar, nas belas paisagens, no encanto
e na doce melodia do cantar dos pássaros,
no crepúsculo e no brilho das estrelas.
Sempre que pudermos busquemos o contato com a mãe natureza,
lembrando que Deus nosso Pai está presente em tudo.
Esse Universo de beleza que nos cerca é gratuito,
pois é presente de Deus. Sintamos a natureza
e nos deixemos envolver por ela, pois somos parte desse Universo.
Ande descalço sobre a terra, o gramado, abrace uma árvore,
respire, sinta o ar puro que invade os seus pulmões,
renovando suas energias.
O contato com a natureza nos dá energia e nos refaz,
trazendo sensação de paz, harmonia e saúde.
Usemos esse presente de Deus com sabedoria e respeito,
e principalmente com muito amor.
Isso fará muito bem ao nosso corpo e ao nosso espírito!!!
é repleta de energias benfazejas. A energia Divina
está no ar que respiramos, no verde das matas, no perfume
e na beleza das flores, nos mares e oceanos,
nos rios que cortam as matas, no sol que brilha,
ilumina e nos aquece, na brisa suave, na chuva que irriga
o solo e purifica o ar, nas belas paisagens, no encanto
e na doce melodia do cantar dos pássaros,
no crepúsculo e no brilho das estrelas.
Sempre que pudermos busquemos o contato com a mãe natureza,
lembrando que Deus nosso Pai está presente em tudo.
Esse Universo de beleza que nos cerca é gratuito,
pois é presente de Deus. Sintamos a natureza
e nos deixemos envolver por ela, pois somos parte desse Universo.
Ande descalço sobre a terra, o gramado, abrace uma árvore,
respire, sinta o ar puro que invade os seus pulmões,
renovando suas energias.
O contato com a natureza nos dá energia e nos refaz,
trazendo sensação de paz, harmonia e saúde.
Usemos esse presente de Deus com sabedoria e respeito,
e principalmente com muito amor.
Isso fará muito bem ao nosso corpo e ao nosso espírito!!!
O PAI NOSSO E AS GLANDULAS ENDÓCRINAS
O Pai-Nosso e as Glândulas Endócrinas
Para Edgar Cayce, a ação sobre o sistema glandular é o caminho para se obter a cura ou a enfermidade.
A escolha depende de como agimos para influenciar as glândulas.
Por Helena Gerenstadt
De acordo com Edgard Cayce, as glândulas endócrinas são o ponto de contato entre os nossos três corpos. São nelas que se encarnam o espírito e a alma, e é através delas que se atua no corpo físico. Portanto, a cura se inicia no sistema glandular. Segundo Cayce, o sistema glandular é a fonte de todas as atividades humanas, de todas as disposições, de todos os temperamentos e da diversidade das naturezas e das raças.
O medo, a cólera, a alegria, quaisquer das energias emocionais estão relacionadas com as glândulas endócrinas, pois as mesmas produzem secreções hormonais que se expandem dentro do organismo. Os olhos, o nariz, o cérebro, a traquéia, os brônquios, os pulmões, o fígado, o baço, o pâncreas, não podem funcionar de forma isolada, mas podem renovar-se dentro do conjunto das funções glandulares.
Talvez seja neste ponto que o sistema endócrino seja influenciado pelas atividades da alma e é por este caminho que se encontra o dom do Criador.
As glândulas estão relacionadas com a renovação das células, com a degeneração e com o rejuvenescimento, não só da energia física, mas também da energia do corpo mental e do corpo espiritual.
É através dessas minicentrais de energia que nosso corpo físico recebe a cura ou a enfermidade. Nossas atitudes mentais não são alheias às nossas atitudes físicas – tais como o nosso falar, o nosso tom de voz, a nossa forma de olhar –, pois todas as glândulas endócrinas estão atuando sobre nosso sistema sensorial.
Quando Cayce fala sobre como essas glândulas orquestram todas as atividades do corpo físico – sua forma, suas manifestações, suas percepções –, ele também comenta a respeito dos centros glandulares maiores, ou seja, aquelas glândulas que secretam hormônios como a pineal, a pituitária, o timo, a tireóide, as supra-renais e as gônadas masculinas e femininas.
Existem outras glândulas no organismo, mas correspondem ao que a tradição hindu chama de chacras, que são as chaves da personalidade humana. Cada uma das glândulas corresponde a uma função precisa, a uma vibração colorida, a um elemento da Terra, a um signo astrológico e a uma influência de um planeta.
A pituitária é a glândula mais alta do corpo; está relacionada com a luz e se desenvolve no silêncio.
A glândula pineal é o ponto inicial para a construção do embrião no ventre da mãe.
A tireóide entra em ação quando se deve tomar uma decisão e agir.
O timo corresponde ao coração.
As supra-renais são o nosso centro emocional e atuam sobre o plexo solar. As gônadas são os motores do corpo físico.
Edgard Cayce também explica que, por exemplo, todas as glândulas estão envolvidas no sentimento de cólera.
Uma pessoa que está amamentando, tomada por algum estado de cólera, afetará suas glândulas mamárias, e o bebê vai sentir perturbação em suas glândulas digestivas. A reação principal se produz nas glândulas supra-renais.
Cayce estima que as enfermidades chegam ao corpo físico através dos venenos segregados nos centros glandulares pelas atitudes negativas.
E, no sentido contrário, seria possível encontrar a cura trabalhando-se de uma forma positiva, por meio da meditação.
Por exemplo, por meio da oração Pai-Nosso – que encontra correspondência nos centros glandulares.
A oração de forma meditativa pode ter um efeito dinamizante sobre as glândulas; é uma busca para compreender como atua a Força Criadora de Deus sobre o corpo.
A pituitária corresponde à palavra Céu;
A pineal corresponde à palavra Nome;
A tireóide corresponde à palavra Vontade;
O timo corresponde a Mal;
O plexo solar corresponde à palavra Ofensas;
A região do sacro, com as células de Leyden, corresponde à palavra Tentação;
As gônadas correspondem à palavra Pão.
Assim, teríamos a 'correspondência entre os versos do Pai-Nosso e as principais glândulas endócrinas', segundo Edgar Cayce:
'Pai-Nosso que estais no Céu' – abre a pituitária (glândula-mestra do corpo);
'Santificado seja Vosso Nome' – abre a glândula pineal;
'Venha a nós o Vosso Reino' – abre a tireóide;
'Seja Feita a Vossa Vontade, assim na Terra' – abre o timo;
'Como no Céu' – abre a tireóide;
'O pão nosso de cada dia nos dai hoje' – abre as gônadas (glândulas sexuais masculinas e femininas);
'Perdoai-nos nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam' – abre as supra-renais;
'E não nos deixeis cair em tentação' – abre as células Leyden (ou glândulas de Leydig, que não são verdadeiramente glândulas, mas sim um conjunto de células secretoras de hormônios, localizadas abaixo do umbigo e por cima das gônadas);
'Mas livrai-nos do Mal' – abre o timo;
'Pois é Vosso o Reino' – abre a tireóide;
'O Poder' – abre a glândula pineal;
'E a Glória' – abre a pituitária.
Para Edgar Cayce, a ação sobre o sistema glandular é o caminho para se obter a cura ou a enfermidade.
A escolha depende de como agimos para influenciar as glândulas.
Por Helena Gerenstadt
De acordo com Edgard Cayce, as glândulas endócrinas são o ponto de contato entre os nossos três corpos. São nelas que se encarnam o espírito e a alma, e é através delas que se atua no corpo físico. Portanto, a cura se inicia no sistema glandular. Segundo Cayce, o sistema glandular é a fonte de todas as atividades humanas, de todas as disposições, de todos os temperamentos e da diversidade das naturezas e das raças.
O medo, a cólera, a alegria, quaisquer das energias emocionais estão relacionadas com as glândulas endócrinas, pois as mesmas produzem secreções hormonais que se expandem dentro do organismo. Os olhos, o nariz, o cérebro, a traquéia, os brônquios, os pulmões, o fígado, o baço, o pâncreas, não podem funcionar de forma isolada, mas podem renovar-se dentro do conjunto das funções glandulares.
Talvez seja neste ponto que o sistema endócrino seja influenciado pelas atividades da alma e é por este caminho que se encontra o dom do Criador.
As glândulas estão relacionadas com a renovação das células, com a degeneração e com o rejuvenescimento, não só da energia física, mas também da energia do corpo mental e do corpo espiritual.
É através dessas minicentrais de energia que nosso corpo físico recebe a cura ou a enfermidade. Nossas atitudes mentais não são alheias às nossas atitudes físicas – tais como o nosso falar, o nosso tom de voz, a nossa forma de olhar –, pois todas as glândulas endócrinas estão atuando sobre nosso sistema sensorial.
Quando Cayce fala sobre como essas glândulas orquestram todas as atividades do corpo físico – sua forma, suas manifestações, suas percepções –, ele também comenta a respeito dos centros glandulares maiores, ou seja, aquelas glândulas que secretam hormônios como a pineal, a pituitária, o timo, a tireóide, as supra-renais e as gônadas masculinas e femininas.
Existem outras glândulas no organismo, mas correspondem ao que a tradição hindu chama de chacras, que são as chaves da personalidade humana. Cada uma das glândulas corresponde a uma função precisa, a uma vibração colorida, a um elemento da Terra, a um signo astrológico e a uma influência de um planeta.
A pituitária é a glândula mais alta do corpo; está relacionada com a luz e se desenvolve no silêncio.
A glândula pineal é o ponto inicial para a construção do embrião no ventre da mãe.
A tireóide entra em ação quando se deve tomar uma decisão e agir.
O timo corresponde ao coração.
As supra-renais são o nosso centro emocional e atuam sobre o plexo solar. As gônadas são os motores do corpo físico.
Edgard Cayce também explica que, por exemplo, todas as glândulas estão envolvidas no sentimento de cólera.
Uma pessoa que está amamentando, tomada por algum estado de cólera, afetará suas glândulas mamárias, e o bebê vai sentir perturbação em suas glândulas digestivas. A reação principal se produz nas glândulas supra-renais.
Cayce estima que as enfermidades chegam ao corpo físico através dos venenos segregados nos centros glandulares pelas atitudes negativas.
E, no sentido contrário, seria possível encontrar a cura trabalhando-se de uma forma positiva, por meio da meditação.
Por exemplo, por meio da oração Pai-Nosso – que encontra correspondência nos centros glandulares.
A oração de forma meditativa pode ter um efeito dinamizante sobre as glândulas; é uma busca para compreender como atua a Força Criadora de Deus sobre o corpo.
A pituitária corresponde à palavra Céu;
A pineal corresponde à palavra Nome;
A tireóide corresponde à palavra Vontade;
O timo corresponde a Mal;
O plexo solar corresponde à palavra Ofensas;
A região do sacro, com as células de Leyden, corresponde à palavra Tentação;
As gônadas correspondem à palavra Pão.
Assim, teríamos a 'correspondência entre os versos do Pai-Nosso e as principais glândulas endócrinas', segundo Edgar Cayce:
'Pai-Nosso que estais no Céu' – abre a pituitária (glândula-mestra do corpo);
'Santificado seja Vosso Nome' – abre a glândula pineal;
'Venha a nós o Vosso Reino' – abre a tireóide;
'Seja Feita a Vossa Vontade, assim na Terra' – abre o timo;
'Como no Céu' – abre a tireóide;
'O pão nosso de cada dia nos dai hoje' – abre as gônadas (glândulas sexuais masculinas e femininas);
'Perdoai-nos nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam' – abre as supra-renais;
'E não nos deixeis cair em tentação' – abre as células Leyden (ou glândulas de Leydig, que não são verdadeiramente glândulas, mas sim um conjunto de células secretoras de hormônios, localizadas abaixo do umbigo e por cima das gônadas);
'Mas livrai-nos do Mal' – abre o timo;
'Pois é Vosso o Reino' – abre a tireóide;
'O Poder' – abre a glândula pineal;
'E a Glória' – abre a pituitária.
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