EGO - O FALSO CENTRO - por OshoO primeiro ponto a ser compreendido é o ego.
Uma criança nasce sem qualquer conhecimento, sem qualquer consciência de seupróprio eu. E quando uma criança nasce, a primeira coisa da qual ela se tornaconsciente não é ela mesma; a primeira coisa da qual ela se torna consciente é ooutro. Isso é natural, porque os olhos se abrem para fora, as mãos tocam os outros,os ouvidos escutam os outros, a língua saboreia a comida e o nariz cheira oexterior.Todos esses sentidos abrem-se para fora.O nascimento é isso.
Nascimento significa vir a esse mundo: o mundo exterior.Assim, quando uma criança nasce, ela nasce nesse mundo.Ela abre os olhos e vê os outros. O outro significa o tu. Ela primeiro se tornaconsciente da mãe.Então, pouco a pouco, ela se torna consciente de seu própriocorpo. Esse também é o 'outro', também pertence ao mundo. Ela está comfome e passa a sentir o corpo; quando sua necessidade é satisfeita, ela esquece o corpo.É dessa maneira que a criança cresce.
Primeiro ela se torna consciente do você, do tu, do outro, e então, pouco a pouco,contrastando com você, com tu, ela se torna consciente de si mesma.Essa consciência é uma consciência refletida. Ela não está consciente dequem ela é. Ela está simplesmente consciente da mãe e do que ela pensa a seurespeito. Se a mãe sorri, se a mãe aprecia a criança, se diz 'você é bonita', se elaa abraça e a beija, a criança sente-se bem a respeito de si mesma.Assim, um ego começa a nascer.
Por meio da apreciação, do amor, do cuidado, ela sente que é ela boa, ela senteque tem valor, ela sente que tem importância. Um centro está nascendo.Mas esse centro é um centro refletido. Ele não é o ser verdadeiro.A criança não sabe quem ela é;ela simplesmente sabe o que os outros pensa a seu respeito.E esse é o ego: o reflexo, aquilo que os outros pensam.Se ninguém pensa que ela tem alguma utilidade, se ninguém a aprecia,se ninguém lhe sorri, então, também, um ego nasce - um ego doente, triste,rejeitado, como uma ferida, sentindo-se inferior, sem valor.Isso também é ego.Isso também é um reflexo.
Primeiro a mãe. A mãe, no início, significa o mundo. Depois os outros se juntarão àmãe, e o mundo irá crescendo. E quanto mais o mundo cresce, mais complexo oego se torna, porque muitas opiniões dos outros são refletidas.
O ego é um fenômeno cumulativo, um subproduto do viver com os outros.Se uma criança vive totalmente sozinha, ela nunca chegará a desenvolver umego. Mas isso não vai ajudar. Ela permanecerá como um animal. Isso nãosignifica que ela virá a conhecer o seu verdadeiro eu, não.
O verdadeiro só pode ser conhecido por meio do falso, portanto,o ego é uma necessidade.Temos que passar por ele. Ele é uma disciplina. O verdadeiro sópode ser conhecido por meio da ilusão. Você não pode conhecer a verdadediretamente. Primeiro você tem que conhecer aquilo que não é verdadeiro.Primeiro você tem que encontrar o falso. Por meio desse encontro, você se tornacapaz de conhecer a verdade.Se você conhece o falso como falso, a verdade nascerá em você.
O ego é uma necessidade; é uma necessidade social, é um subproduto social.A sociedade significa tudo o que está ao seu redor, não você, mas tudo aquiloque o rodeia. Tudo, menos você, é a sociedade. E todos refletem. Você irá àescola e o professor refletirá quem você é. Você fará amizade com as outrascrianças e elas refletirão quem você é. Pouco a pouco, todos estarão adicionandoalgo ao seu ego, e todos estarão tentando modificá-lo, de modo que você nãose torne um problema para a sociedade.
Eles não estão interessados em você.Eles estão interessados na sociedade.A sociedade está interessada nela mesma, e é assim que deveria ser.Eles não estão interessados no fato de que você deveria se tornar um conhecedor de si mesmo. Interessa-lhes que você se torne uma peçaeficiente no mecanismo da sociedade. Você deveria ajustar-se ao padrão.
Assim, estão interessados em dar-lhe um ego que se ajuste à sociedade.Ensinam-lhe a moralidade. Moralidade significa dar-lhe um ego que se ajuste àsociedade. Se você for imoral, você será sempre um desajustado em um lugarou outro...
Moralidade significa simplesmente que você deve se ajustar à sociedade.Se a sociedade estiver em guerra, a moralidade muda. Se a sociedade estiverem paz, existe uma moralidade diferente.A moralidade é uma política social.É diplomacia. E toda criança deve ser educada de tal forma que ela se ajuste àsociedade; e isso é tudo, porque a sociedade está interessada em membroseficientes. A sociedade não está interessada no fato de que vocêdeveria chegar ao auto-conhecimento.
A sociedade cria um ego porque o ego pode ser controlado e manipulado.O eu nunca pode ser controlado e manipulado. Nunca se ouviu dizer que asociedade estivesse controlando o eu - não é possível. E a criança necessita deum centro; a criança está absolutamente inconsciente de seu próprio centro.A sociedade lhe dá um centro e a criança pouco a pouco fica convencida de queesse é o seu centro, o ego dado pela sociedade.
Uma criança volta para casa. Se ela foi o primeiro lugar de sua sala, a famíliainteira fica feliz. Você a abraça e beija; você a coloca sobre os ombros e começaa dançar e diz 'que linda criança! você é um motivo de orgulho para nós.'Você está dando um ego para ela, um ego sutil. E se a criança chega em casaabatida, fracassada, foi um fiasco na sala - ela não passou de ano ou tirou oúltimo lugar, então ninguém a aprecia e a criança se sente rejeitada.Ela tentará com mais afinco na próxima vez, porque o centro se sente abalado.
O ego está sempre abalado, sempre à procura de alimento, de alguém que oaprecie. E é por isso que você está continuamente pedindo atenção.Você obtém dos outros a idéia de quem você é.Não é uma experiência direta.É dos outros que você obtém a ideia de quem você é.Eles modelam o seu centro. Mas esse centro é falso, enquanto que o centroverdadeiro está dentro de você. O centro verdadeiro não é da conta de ninguém.Ninguém o modela. Você vem com ele. Você nasce com ele.
EGO O FALSO CENTRO (2)Assim, você tem dois centros. Um centro com o qual você vem, que lhe é dadopela própria existência. Esse é o eu. E o outro centro, que é criado pela sociedade- o ego. Esse é algo falso - é um grande truque. Por meio do ego a sociedadeestá controlando você. Você tem que se comportar de uma certa maneira,porque somente assim a sociedade irá apreciá-lo.
Você tem que caminhar de uma certa maneira; você tem que rir de uma certamaneira; você tem que seguir determinadas condutas, uma moralidade, umcódigo. Somente assim a sociedade o apreciará, e se ela não o fizer, o seu egoficará abalado.E quando o ego fica abalado, você já não sabe onde está, você jánão sabe quem você é.
Os outros deram-lhe a idéia. E essa idéia é o ego. Tente entendê-lo o maisprofundamente possível, porque ele tem que ser jogado fora. E a não ser quevocê o jogue fora, nunca será capaz de alcançar o eu. Por estar viciado no falsocentro, você não pode se mover, e você não pode olhar para o eu.E lembre-se: vai haver um período intermediário, um intervalo, quando o ego estará se despedaçando, quando você não saberá quem você é, quando você nãosaberá para onde está indo; quando todos os limites se dissolverão.Você estará simplesmente confuso, um caos.
Devido a esse caos, você tem medo de perder o ego.Mas tem que ser assim.Temos que passar através do caos antes de atingir o centro verdadeiro.E se você for ousado, o período será curto. Se você for medroso e novamente cairno ego, e novamente começar a ajeitá-lo, então, o período pode ser muito, muitolongo; muitas vidas podem ser desperdiçadas...
Até mesmo o fato de ser infeliz lhe dá a sensação de "eu sou".Afastando-se do que é conhecido, o medo toma conta;você começa sentir medo da escuridão e do caos - porque a sociedade conseguiuclarear uma pequena parte de seu ser... É o mesmo que penetrar numa floresta.Você faz uma pequena clareira, você limpa um pedaço de terra, você faz umcercado, você faz uma pequena cabana;você faz um pequeno jardim, um gramado, e você sente-se bem.Além de sua cerca - a floresta, a selva. Mas aqui dentro tudo está bem:você planejou tudo.
Foi assim que aconteceu. A sociedade abriu uma pequena clareira em suaconsciência. Ela limpou apenas uma pequena parte completamente, e cercou-a.Tudo está bem ali. Todas as suas universidades estão fazendo isso.Toda a cultura e todo o condicionamento visam apenas limpar uma parte, paraque ali você possa se sentir em casa.
E então você passa a sentir medo.Além da cerca existe perigo.
Além da cerca você é, tal como você é dentro da cerca - e sua mente conscienteé apenas uma parte, um décimo de todo o seu ser.Nove décimos estão aguardando no escuro. E dentro desses nove décimos,em algum lugar, o seu centro verdadeiro está oculto.
Precisamos ser ousados, corajosos.
EGO - O FALSO CENTRO (3)Precisamos dar um passo para o desconhecido.
Por um certo tempo, todos os limites ficarão perdidos. Por um certo tempo,você vai se sentir atordoado. Por um certo tempo, você vai se sentir muitoamedrontado e abalado, como se tivesse havido um terremoto.
Mas se você for corajoso e não voltar para trás, se você não voltar a cair no ego,mas for sempre em frente, existe um centro oculto dentro de você, um centro quevocê tem carregado por muitas vidas.Esse centro é a sua alma, o eu.
Uma vez que você se aproxime dele, tudo muda, tudo volta a se assentarnovamente. Mas agora esse assentamento não é feito pela sociedade.Agora, tudo se torna um cosmos e não um caos, nasce uma nova ordem.Mas essa não é a ordem da sociedade- essa é a própria ordem da existência.
É o que Buda chama de Dhamma, Lao Tzu chama de Tao, Heráclito chama deLogos. Não é feita pelo homem. É a própria ordem da existência.Então, de repente tudo volta a ficar belo, e pela primeira vez, realmente belo,porque as coisas feitas pelo homem não podem ser belas.No máximo você pode esconder a feiúra delas, isso é tudo.Você pode enfeitá-las, mas elas nunca podem ser belas...
O ego tem uma certa qualidade: a de que ele está morto.Ele é de plástico.E é muito fácil obtê-lo, porque os outros o dão a você.Você não precisa procurar por ele; a busca não é necessária.Por isso, a menos que você se torne um buscador à procura do desconhecido,você ainda não terá se tornado um indivíduo. Você é simplesmente mais umna multidão. Você é apenas uma turba.Se você não tem um centro autêntico, como pode ser um indivíduo?O ego não é individual.O ego é um fenômeno social - ele é a sociedade, não é você.Mas ele lhe dá um papel na sociedade, uma posição na sociedade. E se vocêficar satisfeito com ele, você perderá toda a oportunidade de encontrar o eu.E por isso você é tão infeliz. Como você pode ser feliz com uma vida de plástico?Como você pode estar em êxtase ser bem-aventurado com uma vida falsa?
E esse ego cria muitos tormentos. O ego é o inferno. Sempre que vocêestiver sofrendo, tente simplesmente observar e analisar, e você descobriráque, em algum lugar, o ego é a causa do sofrimento.E o ego segue encontrando motivos para sofrer...E assim as pessoas se tornam dependentes, umas das outras.É uma profunda escravidão. O ego tem que ser um escravo.Ele depende dos outros. E somente uma pessoa que não tenha ego é, pelaprimeira vez, um mestre; ele deixa de ser um escravo.
Tente entender isso. E comece a procurar o ego - não nos outros, isso não é da suaconta, mas em você. Toda vez que se sentir infeliz, imediatamente feche os olhose tente descobrir de onde a infelicidade está vindo, e você sempre descobriráque o falso centro entrou em choque com alguém.
Você esperava algo e isso não aconteceu. Você espera algo e justamente ocontrário aconteceu - seu ego fica estremecido, você fica infeliz.Simplesmente olhe, sempre que estiver infeliz, tente descobrir a razão.
As causas não estão fora de você.
A causa básica está dentro de você - mas você sempre olha para fora, vocêsempre pergunta:'Quem está me tornando infeliz?''Quem está causando a minha raiva?''Quem está causando a minha angústia?'
Se você olhar para fora, você não perceberá.Simplesmente feche os olhos e sempre olhe para dentro.A origem de toda a infelicidade, da raiva e da angústia, está oculta dentro de você,é o seu ego.
E se você encontrar a origem, será fácil ir além dela.Se você puder ver que é o seu próprio ego que lhe causa problemas, você vaipreferir abandoná-lo - porque ninguém é capaz de carregar a origem da infelicidade, uma vez que a tenha entendido.
Mas lembre-se, não há necessidade de abandonar o ego.Você não o pode abandonar.E se você tentar abandoná-lo, simplesmente estará conseguindo um outroego mais sutil, que diz: 'tornei-me humilde'...
Todo o caminho em direção ao divino, ao supremo, tem que passar através desseterritório do ego. O falso tem que ser entendido como falso. A origem damiséria tem que ser entendida como a origem da miséria - então ela simplesmente desaparece.Quando você sabe que ele é o veneno, ele desaparece.Quando você sabe que ele é o fogo, ele desaparece.Quando você sabe que esse é o inferno, ele desaparece.
E então você nunca diz: 'eu abandonei o ego'. Você simplesmente irá rir de todaessa história, dessa piada, pois você era o criador de toda essa infelicidade...É difícil ver o próprio ego. É muito fácil ver o ego nos outros.Mas esse não é o ponto, você não os pode ajudar.
Tente ver o seu próprio ego. Simplesmente o observe.
Não tenha pressa em abandoná-lo, simplesmente o observe.Quanto mais você observa, mais capaz você se torna. De repente, um dia, vocêsimplesmente percebe que ele desapareceu. E quando ele desaparece por simesmo, somente então ele realmente desaparece.Porque não existe outra maneira.Você não pode abandoná-lo antes do tempo.Ele cai exatamente como uma folha seca.
Quando você tiver amadurecido através da compreensão, da consciência, etiver sentido com totalidade que o ego é a causa de toda a sua infelicidade, um diavocê simplesmente vê a folha seca caindo...E então o verdadeiro centro surge.
E esse centro verdadeiro é a alma, o eu, o deus, a verdade, ou como quiser chamá-lo. Você pode lhe dar qualquer nome, aquele que preferir.
Osho, em "Além das Fronteiras da Mente"
Fonte: Osho Brasil-http://www.palavrasdeosho.com/
25/05/2012
EXUS: Os Guardiões do Astral
“UM ESCLARECIMENTO ESPIRITUAL DOS EXUS AMPARADORES SOBRE O TRABALHO QUE REALIZAM COMBATENDO AS TREVAS, INTERIORES E EXTERIORES”
Ainda agora, enquanto eu preparava o material para a primeira aula do Curso Orientalismo e Espiritualidade (com ênfase nos ensinamentos dos Upanishads) que iniciarei daqui a pouco no Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas para cerca de 235 pessoas, percebi uma certa manifestação de energia por fora do meu apartamento. Fechei os olhos e concentrei-me para verificar o que era. Pulsei luz no meu chacra frontal e nas mãos enquanto erguia os pensamentos e sentimentos ao Supremo Amor para sintonizar a consciência com as energias elevadas.
Fora do apartamento (moro no quinto andar), em pleno ar, surgiu uma fenda escura. E eu sabia que era uma passagem interdimensional para o plano extrafísico. Do outro lado da mesma, muito embora eu não pudesse vê-los diretamente, estava um grupo de Guardiões (Exus) que trabalham nos ambientes pesados do astral, desmanchando as porcarias que os encarnados encomendam aos seus asseclas desencarnados que patrocinam certos processos de magia trevosa. Eles operam em climas pesadíssimos e são craques em dissolver as energias pesadas emanadas pelo ódio. Costumam trabalhar associados às egrégoras afrobrasileiras, principalmente na Umbanda. São espíritos que não costumam aparecer ostensivamente e não são dados a floreios espirituais. Costumam ser bem diretos e falam na cara o que for preciso, sem qualquer dose de concessão ao ego de quem os escuta. Dentro de sua maneira direta de agir, eles não suportam pessoas hipócritas e nem espiritualistas que complicam o serviço com os seus problemas corriqueiros. Também não gostam de pessoas que trabalham sem honra no caminho e apenas voltadas para a resolução de suas problemáticas infantis.
Apesar de aparentarem um jeitão meio agressivo (quem os critica não trabalha com as energias pesadas que eles tem que aturar a toda hora e nem tem metade da raça desses amigos que operam no umbral e que tanto ajudam a humanidade, sem receberem o mínimo reconhecimento), respeitam muito a quem trabalha verdadeiramente voltado para a Espiritualidade Superior. Em muitas ocasiões de minha vida fui ajudado por esses Guardiões (Exus) e outras entidades ligadas às atmosferas psíquicas afrobrasileiras. Por diversas vezes, principalmente em projeções da consciência com resgates extrafísicos dificílimos, esse pessoal me ajudou e protegeu, sempre de forma limpa e sem me cobrar coisa alguma.
“SÃO ELES QUE SE REVESTEM DE CORAGEM E PARTEM PARA OS COMBATES COM OS AGENTES EXTRAFÍSICOS PATROCINADORES E EXPLORADORES DAS TREVAS HUMANAS QUE SE ESCONDEM AOS OLHOS DOS HOMENS”
Alguns desses grupos extrafísicos trabalham ligados a diversos mestres espirituais que ajudam invisivelmente a humanidade.
Servem nos planos densos sob o comando secreto dos mentores que patrocinam o esclarecimento espiritual planetário.
São eles que seguram as barras pesadas nos ambientes “crosta a crosta” e nos planos extrafísicos densos (umbralinos). São eles os amparadores que descem às furnas malignas para enfrentar o mal que se esconde do olhar dos homens sem fé e sem coragem.
Sim, são eles que se revestem de coragem e partem para os combates com os agentes extrafísicos patrocinadores e exploradores das trevas humanas que se escondem aos olhos dos homens, mas que são observadas por esses Guardiões (Exus-Amparadores). São eles que ajudam muito a proteção de diversos grupos espiritualistas e nunca são reconhecidos pelos mesmos. Muitos grupos estão mais preocupados com a pureza doutrinária do que com a verdade que se apresenta e precisa ser evidenciada de forma universalista.
Nesse instante, enquanto escrevo essas linhas, sinto a presença de Pai Joaquim de Aruanda, amparador preto velho ligado às vibrações da Umbanda e que também já me ajudou em muitas projeções. É ele que está patrocinando esse contato espiritual com os Guardiões (Exus) amigos e permitindo a manutenção das vibrações sadias que me inspiram a escrever tudo isso.
Voltando ao relato com o qual iniciei esses escritos, os Guardiões que estavam do outro lado da fenda interdimensional me passaram uns toques espirituais importantes. Alguns deles são de cunho pessoal e referem-se a um processo extrafísico pesado no qual estão envolvidas algumas pessoas que estou tentando ajudar. Porém, alguns dos toques são de cunho geral e poderão ser úteis para a reflexão de outras pessoas que estudam a espiritualidade. Aliás, esse foi o motivo que me fez correr aqui para o computador e escrever logo para não esquecer posteriormente.
“VOU COLOCAR POR TÓPICOS PARA FACILITAR:”
1. “Muitas pessoas que correm para os lugares espiritualistas em busca de ajuda não merecem ser ajudadas. Não fazem nada para melhorar, só querem que alguém tire o peso de seus cangotes”;
2. “O ser humano é muito falso mesmo. Vai pedir ajuda espiritual como se fosse um perseguido e injustiçado, mas nem conta dos desejos cruéis que carrega e que são a causa de sua desdita”;
3. “Os obsessores são tinhosos mesmos e perturbam muito, principalmente se a pessoa lhes dá fartura de pensamentos ruins na cachola e lhes dá a guarida de suas energias”;
4. “Algumas porradas espirituais que as pessoas levam são bem merecidas. Quem manda mexer com o que não deve? Quem enfia a mão no vespeiro quer ser ferroado. Depois não adianta reclamar!”;
5. “As pessoas olham muito para os defeitos dos outros. Por isso não têm tempo de enxergarem suas próprias mazelas. Mas os obsessores adoram vê-las, ao vivo e a cores, direto dentro delas mesmas, de preferência acoplados juntos e fazendo a festa”;
6. “Quem trabalha direito e segue seu caminho com honra não precisa de proteção espiritual. A luz de seus propósitos já lhe protege e inspira. Porém, em alguma necessidade a mais, pode contar com a gente mesmo. Nem precisa pedir. Quem é raçudo no rala-rala da vida e ainda pensa no bem dos outros merece ser tratado com o devido respeito”;
7. “Tem muita gente fazendo coisa braba para os outros. Problema delas! Vão se ferrar, mais cedo ou mais tarde. Tudo o que elas mandarem na intenção de alguém irá voltar para elas mesmas lá na frente”;
8. “Quanto maior for à má intenção de alguém, maior será a chusma de espíritos perversos agarrados em suas energias”;
9. “Tem muita gente rezando para acabar com alguém ou para conquistar a força o que não merece. Ah, eles vão se ferrar!!!”;
10. “A maioria das pessoas não tem vergonha na cara. Rezam pouco, pensam mal dos outros, estão cheias de medo e ainda deixam a guarda aberta por causa de seus rolos emocionais. Depois ainda ficam se perguntando o porquê de tantas coisas ruins estourando em suas vidas pequenas e apagadas”;
11. “A grana que o pessoal paga em algum lugar para fazer coisa braba pro outros poderia ser usada para ajudar os pobres. Quem faz isso merece as porradas espirituais que leva e os obsessores que arrasta em sua companhia”;
12. “O dinheiro não é capaz de comprar uma noite de sono com a consciência tranqüila. E é durante o sono que muita gente se ferra no astral. Tem espírito brabo doido para fungar em seus cangotes e sugar suas energias. E tem gente que ainda acha que é pesadelo”;
13. “Quem é justo tem a proteção que merece. Pode sair do corpo sem susto. Está em casa e não tem o que temer. Pode voar por aí e aproveitar as horas de recreio espiritual. Os guias espirituais os orientarão e os protegerão de qualquer coisa, desde que sejam justos”;
14. “Muitos já nos chamaram de Polícia do Baixo Astral ou de lixeiros do astral inferior. Pela parte que nos toca, muito obrigado. Mas nós somos mesmo é ajudante de serviços gerais no astral. Fazemos o que é preciso e justo, sem passar dos limites que os maiorais da espiritualidade nos determinaram. Nenhum de nós é traíra! Somos o que somos. Somos honrados e ninguém nos compra. E ai de quem tentar nos enrolar com promessas falsas ou intenções ruins”.
UM DELES AINDA ME DISSE O SEGUINTE:
“Se você vai escrever mesmo o nosso recado, então vai fundo. Escreve tudo mesmo. Pode esperar que você seja criticado por isso. Dane-se! Faz com honra e verdade dane-se o que os hipócritas de plantão pensam. Os obsessores deles que se entenda com eles. Se você faz o seu serviço com convicção e é guiado pela Espiritualidade Superior, manda ver! O seu coração sabe o quanto de verdade que há nesse nosso papo. E tem muita gente que entenderá o recado sim. E não é aquela gente que se acha espiritualizada não (se acham muito espertos, mas dançam feio em muitas situações que só a galera do Invisível é que vê). Quem entenderá esse recado são as pessoas simples de coração e de mente. A elas o nosso respeito”.
UM ÚLTIMO ESCLARECIMENTO:
Como elemento interdimensional consciente e que percebe outros planos e seres espirituais, é minha tarefa passar para o plano físico muito do que vejo como forma de esclarecimento espiritual universalista. Alguns entendem isso, outro não. Não importa. Não escrevo para agradar a doutrina ou o condicionamento de ninguém mesmo. Só sei que apesar dos defeitos que tenho, os propósitos que movem o meu trabalho são justos e que tento caminhar com honra na tarefa que me foi designada pela Espiritualidade. Agradeço muito ao Grande Arquiteto do Universo pela oportunidade de viver na Terra e de andar com a mente e o coração abertos a tudo aquilo que seja positivo e criativo na manifestação da vida. Na casa secreta do meu coração há espaço para todas as correntes de trabalho espiritual que fazem o bem para a humanidade.
Agradeço aqui de forma explícita a todos os amparadores das egrégoras Afrobrasileiras que sempre deram uma grande força e proteção na tarefa espiritual e humana em que estou envolvido. E também deixo aqui registrada toda a minha alegria de trabalhar com a Espiritualidade, minha grande riqueza de consciência e que nem a morte pode roubar-me, pois é estado de consciência íntimo e intransferível. PAZ E LUZ
WAGNER BORGES é Coordenador do Instituto de
Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas.
+++++++
Fernanda
PRÓXIMAS ATIVIDADES MENTE EQUILIBRIO
Amados,paz
Anote na sua agenda as próximas atividades do grupo Mente Equilibrio
Domingo -27/05
Curso mediunico -turma A -09 as 11 hrs
Cura espiritual/reiki -11 hrs (haverá atendimentos com o Dr Alberto)
I Encontro de metafisica e prosperidade -14 hrs
Segunda-28/05
Umbanda -atendimento com os baianos -19:30
Terça -29/05
Cura espiritual/reiki(Palestra com dr Alberto tema-Obsessão e saúde -20 hrs
Quarta -30/05
Curso mediunico turma B -19:30
Domingo -03/06
Cura espiritual /reiki (Atendimentos com dr Alberto) 11 hrs
II Encontro de metafisica e prosperidade 14 hrs
Segunda -04/06
Umbanda - atendimentos com os caboclos -19:30 hrs
Terça -05/06
Aula de reposição carta ciganas II -19:30 hrs
Quarta -06/06
Aula reiki mestrado -19:30
Quinta -07/06-feriado
Roda de cura xamanica especial -10 hrs
Domingo 10/06
Curso mediunico -09 as 11 hrs
Cura espiritual /reiki(Atendimentos com dr Alberto ) 11 hrs
I Ritual dos antepassados com o Sete -16 hrs -Lorena
Segunda 11/06
Umbanda -atendimentos com os pretos velhos -19:30
Terça -12/06
V Encontro para trabalhadores e voluntários do Mente Equilibrio-19:30 hrs
(distirbuição da cartilha de trabalhadores,linhagem dos guias.e desenvolvimento prático)
Domingo 17/06-
Atividade na mata -07:30
Curso mediunico aula extra para turmas A e B
Mais informações
alessandro.contato@gmail.com
www.mente-equilibrio.blogspot.com
--
Assinar:
Postagens (Atom)