03/01/2013

A Glandula Timo


A GLÂNDULA TIMO

No centro do peito, atrás do osso onde as pessoas tocam quando dizem 'EU', existe uma pequena glândula chamada timo. Seu nome em grego, "thymos " significa energia vital. Será preciso dizer mais?

Sim, é preciso dizer algo mais ... Porque o timo continua sendo um grande desconhecido. Ela cresce quando estamos alegres e se encolhe pela metade quando estamos estressados e mais ainda quando adoecemos.

Se somos invadidos por micróbios ou toxinas reage imediatamente produzindo células de defesa.

Mas também é muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras e pensamentos.

Amor e ódio a afetam profundamente.

Os pensamentos negativos têm mais poder sobre ele que os vírus e bactérias.

Como essa atitude negativa não existe de forma concreta, o timo tenta reagir e enfraquece diante da luta contra o invasor desconhecido e abre espaços para sintomas de baixa imunidade, como herpes.

Uma baixa autoestima é o que mais enfraquece a defesa orgânica e é o que mais afeta a glândula TIMO, além de encolher e abrir buracos em sua aura. A melhor defesa energética, a mais eficiente proteção espiritual é uma AUTOESTIMA ELEVADA. Faça terapia, invista no autoconhecimento, ore muito e tenha fé em Deus e em si mesmo. Recuse necessidade de ser aceito, aceite-se a si mesmo independente do meio ambiente social tão medíocre e patológico.

Em compensação os pensamentos positivos conseguem ativar todos os seus poderes, lembrando que a fé remove montanhas, ou seja, remove egos e sentimentos negativos.

Um teste de pensamento.

Este simples teste pode demonstrar essa conexão.

Una o seu polegar e o dedo indicador na posição de 'ok', pressione com firmeza e peça a alguém para tentar abri-los enquanto você pensa * estou feliz. *

Em seguida, repita com o * pensamento * Eu sou infeliz.

A maioria das pessoas manteve a força do dedo com o pensamento feliz e enfraquece quando você pensa que é infeliz.

Acontece que, se você quiser, você pode exercitar o timo para aumentar sua produção de riqueza e felicidade.

Na parte da manhã ao levantar ou à noite antes de dormir:

a) - Em pé, joelhos levemente dobrados (a distância entre os pés deve ser o mesmo ombro). Coloque o seu peso em toda sola do seu pé mas sobre os dedos e não sobre o calcanhar e mantenha todos os músculos muito relaxados.

b) - Feche qualquer uma das mãos e começar a tocar continuamente com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o ritmo, assim uma forte e duas fracas. Siga fazendo isso de 3 a 5 minutos, respirando calmamente, enquanto observa a vibração em toda a região torácica.

O exercício estará atraindo o sangue e a energia para o timo, fazendo-a crescer em vitalidade e também beneficiando o pulmão, coração, brônquios e garganta.

Ou seja, enchendo o peito de algo que era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se tornar corajoso, calmo, nutrido emocionalmente como um abraço.

Se ficou complicado entender o exercício, pois aqui não temos imagens, faça uma massagem lenta, mas vigorosa de 3 a 5 minutos com as pontas dos 5 dedos da mão ao mesmo tempo em cima do timo diariamente. Isto o fara sentir-se bem, com mais saúde e alegria a médio prazo. Não espere resultados para ontem, persevere.

via Ayurveda Tibetano no Facebook - editado por Tio Dalton no News Consciencial - www.consciencial.org

2013--o ano da sabedoria..


 
Por Fabian Laszlo

O ano de 2013 é um ano de escolhas que determinarão o nosso futuro. De passos que devem ser dados com maturidade, lentamente (quase rastejando como uma serpente), mas sem medo. Tentar simplesmente se assegurar no que já existe não vai funcionar. É preciso encarar a necessidade de mudanças internas e emocionais. É o ano do “nós”(até por ser um ano 6 na numerologia), do que compartilhamos profundamente com as pessoas, sejam sentimentos, talentos, recursos, energia.
Todas as atitudes a serem tomadas exigirão reflexão, o principal aprendizado deste ano. Se deverá agir sempre refletindo antes com a sabedoria interior.
Este é o ano regido por saturno (Cronos), o velho, mestre do tempo, da experiência e da maturidade, e que vem pedindo de nós a consciência de que toda ação gera uma reação. Sua regência iniciará em março, já com sua entrada em escorpião.
Ele estará em Escorpião, exigindo de nós responsabilidade nas ações, forçando-nos a enxergar nosso lado “sombra”, trazendo à tona nossos aspectos reprimidos e inconscientes que deverão ser revistos sob a luz da consciência.
De forma muito interessante, no horóscopo chinês este ano será regido pela Serpente (início no dia 10 de fevereiro de 2013 e término no dia 30 de janeiro de 2014).
A Serpente é considerada enigmática e, sob sua influência o novo ano será propício para buscar o equilíbrio entre a razão e a emoção, além de ser uma fase favorável para cultivar a reflexão e a observação cuidadosa, algo que Saturno também traz.
Será preciso ter metas definidas e agir com praticidade, mas de maneira planejada. Se as pessoas mantiverem o foco em seus objetivos e traçarem estratégias de ação, será mais fácil lidar com os imprevistos e surpresas de última hora que poderão surgir nesta fase.
Aqueles que souberem usar a sabedoria da Serpente poderão desenvolver um lado intuitivo e ficar mais confiantes. O novo ano também trará a possibilidade de alcançar o reconhecimento dos esforços, além de favorecer a pesquisa científica, o comércio, as finanças e as atividades relacionadas a arte, beleza, pensamento filosófico, religião e assuntos místicos.

Morte e Renascimento em 2013
Em 2013, Saturno nos traz uma mensagem de morte, não física, mas do ego. Será um ano que exigirá que se morra para o velho “eu” e se renasça para uma nova vida.  Estar “morto em vida” pode ser o disparador que leva à necessidade das mudanças para algo melhor, a força para reflexão e tomada de atitudes, como uma “serpente”, antes de dar o bote.
Este é o ano da luta entre o velho e o novo. E, obviamente, quanto mais houver resistência às transformações necessárias, mais doloroso tende a ser o processo, em termos individuais e coletivos.
2013 é ano de “ressuscitar” e de trabalhar para que esse renascimento seja feito com maturidade e responsabilidade. O que precisa morrer? E o que quer ardentemente (re)nascer dentro de nós? É a pergunta do ano.
Ansiaremos por vínculos emocionais profundos, que podem ter o efeito de nos transformar e curar. Nada menos do que um “tudo ou nada” emocional. Relações e sentimentos superficiais não tem chance neste ano que pede profundidade. Isso mostra um processo de limpeza, de cura e desapego emocional, para o surgimento de relações mais estáveis e harmônicas de amor entre as pessoas.
O que estamos carregando como bagagem extra, que pode ter representado em outro momento uma fonte de segurança, mas que agora é peso que não devemos mais levar? Se o foco antes estava em manter, assegurar, agora está em renovar, reciclar. São os “nossos valores” em pauta e não os “meus valores”.


Momentos astrológicos do ano

Junho e julho serão meses importantes no contexto astrológico de 2013, pois teremos os trígonos entre Júpiter e Netuno e Saturno e Netuno, sinalizando que podemos construir algo profundo, que tenha como base nossos anseios mais elevados. Construir com fé, com alma, com coração. Sermos tocados intuitivamente, com visão interior e sabedoria.
Maio e outubro marcam novamente o ponto exato da quadratura entre Urano e Plutão, que tem nos acompanhado nos últimos anos e que ainda se estenderá ao longo dos próximos. É símbolo de um intenso processo de transformação coletiva, de uma nova ordem mundial, da derrocada de um velho mundo, para se crie uma nova realidade.
Urano em Áries mostra a força rompedora e iniciadora do que em nós é inédito, único, autêntico. Nossa marca individual, singular. Um novo começo em nossa vida.
Plutão em Capricórnio, a morte do que está estagnado, das estruturas de poder, econômicas, políticas. Os “podres poderes”, que precisam morrer.
Netuno se movimentando em Peixes, sinaliza que estamos todos conectados emocionalmente e espiritualmente. Ele traz uma energia de consciência espiritual para as mudanças atuais como a busca pela arte, movimentos e trabalhos coletivos em prol do conjunto dos seres humanos, animais, plantas e pelo Planeta. Netuno em Peixes pede que nos entreguemos ao que nos é sagrado e que não nos percamos nas brumas ilusórias, nas miragens escapistas, mas um elemento este que simboliza a morte do “imperfeito” e o renascimento para o novo.
O planeta Júpiter, até o final de junho, transitará o signo de Gêmeos, indicando que o crescimento é mental, de conhecimentos, contatos, com ênfase na mobilidade e na flexibilidade. Pode acentuar uma tendência à dispersão, ou à indecisão entre caminhos distintos.  Mas essa indecisão tende a se atenuar, com a entrada no final de junho, de Júpiter no signo de Câncer. Então, ficará claro que o crescimento é o que está conectado com o coração, com o que propicia nutrição emocional. Questões familiares, privadas e emocionais passarão ao primeiro plano, principalmente por 2013 ser um ano 6 na numerologia, associado ao amor, ao conjunto, à família e o cuidado do próximo.


Simbolismo Bíblico para 2013

            O livro dos Números conta que após Moisés ter liberto os judeus do Egito e atravessado o mar vermelho, o povo teve que fazer a volta porque os edomitas, descendentes de Esaú, não quiseram deixar os israelitas passarem pelo seu país. Por causa disso, os judeus ficaram injuriados contra Deus e Moisés derramando sobre eles toda sua revolta e formas de agressão. Assim, cansado daquilo, Deus mandou entre eles cobras venenosas para castigarem aqueles que haviam criado discórdia.
Depois de morrerem muitos, o povo se arrependeu e pediu perdão a Moisés solicitando que ele orasse pelo povo junto a Deus. Então Deus disse a Moisés:

"Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo aquele que for mordido, olhando para ela, será salvo" (Nm 21, 8). Moisés mandou, pois, fundir uma serpente de bronze e fixá-la numa aste. E, diz o Livro dos Números, "se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida" (Nm 21, 9). 
Esta narrativa mostra que o caminho da iluminação, a morte do “ego”, dos “maus sentimentos” e “pensamentos imperfeitos” a começarem em 2013, está na “Serpente de fogo”.
Sobrevém-nos aí a pergunta: E quem seria a “Serpente de fogo”?
 A “Serpente de fogo” nada mais é do que “Kundalini”, o “fogo de Cristo” ou “Espírito Santo”. Na literatura Hindu, Kundalini é a mãe divina (Devi Kundalini Shakti), aquela que dá a vida, como Maria, que deu à luz ao Cristo.
Kundalini é representada por duas serpentes que se enroscam ao longo da coluna vertebral subindo até a cabeça. Ao longo deste trajeto, os chakras (centros de força) que tem relação com aspectos da nossa personalidade, se distribuem ao longo da coluna vertebral, sendo ativados e despertados com a passagem desta energia. A imagem de Kundalini na verdade tem estreita relação com a estrutura do DNA, coisa que poucos sabem, já que cada hélice do DNA corresponde a uma das serpentes e está em todas as células do nosso corpo.
Assim, despertar kundalini é um processo de despertar genético!
Em nosso DNA temos 64 códons, mas nos seres humanos normais apenas 20 desses códons estão ativos. Um gene (composto por DNA) é formado por códons (uma trinca de bases do DNA e RNA). Além de códons inativos, existem também genes inteiros inativos. Tais genes, chamados também de “pseudogenes”, são vestígios de genes que perderam sua função devido a mutações em sua sequência de bases, mas que continuam presentes no material genético. Não se sabe ao certo para que eles servem, mas estão lá como uma herança evolutiva que nós esquecemos e deixamos de lado. 
Os códons inativos que guardam “segredos de nossa iluminação”, só podem ser ativados por sentimentos e formas de compreensão da realidade espiritualmente elevados. Para se despertar isso, é preciso destruir as trevas, remover os véus de Isis, vendo as imperfeições pessoais, buscando dissipar a escuridão para alcançar a luz. Deve-se cultivar bons sentimentos e pensamentos através da reflexão, sabedoria e atitude positiva. Ao se ativar tais códons, a mãe divina Kundalini desperta no ser e maravilhas acontecem no iniciado da luz, Kundalini dá à luz à presença Crística no Ser.

Por 2013 ser um ano de reflexão, esforço, sabedoria, morte e mudança, ele reflete profundamente toda a oportunidade de crescimento espiritual e material nosso na vida, uma oportunidade de melhoria que depende só de nós.    

As árvores aromáticas de 2013

A madeira na natureza simboliza a energia “criativa kundalínica” vegetal que se ergue da terra em direção ao topo da “aste de Moisés” (a aste simboliza nada mais do que nossa coluna vertebral).
Os aromas amadeirados não são nem cheiros de terra, nem cheiros de folhas ou frutos. São um símbolo espiritual desta busca pela luz do Cristo Cósmico (O SOL), que irradia-se intensamente sobre o topo das árvores no alto da floresta.
As veias das árvores são o lugar por onde corre em direção ao céu seu sangue resinoso, a sua força vital que lhes permite florescer e frutificar-se. É por este motivo que os aromas amadeirados e resinosos, que trazem o cheiro do “sangue vegetal”, como o sândalo, o olíbano, o breu, a mirra e o cedro sempre foram utilizados em templos com finalidades espirituais. Estas árvores representam a busca Apolônica ou Heliotrópica pela luz.
A caminhada espiritual do ser humano e da Kundalini envolve ir de um extremo ao outro, das trevas à luz, como dos judeus no deserto sendo picados pela “serpente” e curados também pela “serpente”. É uma representação do ser humano buscando a luz, tropeçando em erros e crescendo através deles, da reflexão e sabedoria

O que é o zonar?



1) O que é o Zohar?
O Zohar é uma coleção de comentários sobre a Torah, com o propósito de guiar aquelas pessoas que já alcançaram níveis espirituais elevados desde a raíz (ou origem) de suas respectivas almas.
O Zohar compreende todos os estados espírituais que experimentam as pessoas à medida que suas respectivas almas evoluem. No final do processo, as almas alcançam aquilo que os Cabalistas chamam de “o final da correção”, o mais alto nível espiritual.
Para aqueles que não alcançaram nenhum nível espiritual, o Zohar pode parecer apenas uma compilação de alegorias e lendas que podem ser interpretadas e percebidas distintamente por cada individuo. Mas para aqueles que já alcançaram níveis espírituais, ou seja Cabalistas, o Zohar é um guia prático para levar a cabo as ações internas com o propósito de descobrir estados de percepção e de sensação mais profundos e elevados.
2) Para quem é o Zohar?
Quando perguntaram ao Rav Kook- o grande Cabalista do século 20 e o mais importante Rabino de Israel – quem poderia estudar Cabala, sua resposta foi inequívoca: "Qualquer um que queira". Nos últimos cem anos, todos os Cabalistas, sem exceção, e em muitas ocasiões, deixaram claro que hoje a Cabala está disponível para todos. Disseram também que ela é a ferramenta necessária para resolver a crise global que previam viria a acontecer e que hoje estamos enfrentando.
De acordo com todos os Cabalistas, os dias em que a Cabala era um segredo acabaram. A sabedoria da Cabala manteve-se oculta no passado porque os Cabalistas temiam que ela fosse mal aplicada e mal entendida. E realmente o pouco que escapou gerou muitos mal-entendidos. Porque os Cabalistas dizem que a nossa geração está pronta para entender o real significado da Cabala, e para acabar com os mal-entendidos, esta ciência está agora sendo revelada para todos que desejam aprender.
3) Quem escreveu o Zohar e quando?
De acordo com todos os Cabalistas e de acordo com o início do livro, o Zohar foi escrito pelo Rabino Shimón Bar Yochai(Rashbi), que viveu nos séculos II e III da nossa era. Existem algumas opiniões nos círculos acadêmicos que afirmam que o Zohar foi escrito no século XI pelo cabalista Rabino Moises de Léon. Esta opinião foi negada pelo próprio Rabino Moises de Léon, que afirmou que o livro foi escrito pelo Rashbi.
Para o enfoque Cabalístico, é muito mais importante o que é o Zohar do que quem o escreveu. O propósito do Zohar é ser um guia para as pessoas alcançarem a origem das suas almas.
Este caminho até a origem da alma de cada um consiste em 125 etapas. Rabino Yehuda Ashlag escreve que um Cabalista que passa por todas estas etapas e que compartilhe a mesma percepção espiritual que o autor do livro, vê claramente que o autor não poderia ser outro a não ser o Rashbi.
4) Por que o estudo do Zohar esteve oculto por tanto tempo?
O Zohar foi mantido oculto por 900 anos, entre o século II e o século XI da nossa era, devido a que os que possuíam sua sabedoria compreendiam que naqueles tempos as pessoas não a necessitavam e por isso interpretariam incorretamente o seu conteúdo. No século XVI apareceu um Cabalista que explicou os fundamentos da Cabala. Este Cabalista foi o Santo Ari, o Rabino Isaac Luria (1534 – 1572). O Ari afirmava que deste momento em diante a sabedoria da Cabala estava preparada para ser revelada para todo o mundo.
Os comentários sobre os trabalhos de Ari e do Zohar apareceram apenas no século XX, no século onde se vê mais nìtidamente a explosão da história dos desejos humanos. Durante este período apareceu uma alma única, a do Rabino Yehuda Ashlag (Baal HaSulam). Baal HaSulam, Cabalista do século XX, escreveu comentários sobre o Zohar e os trabalhos do Ari.
Isto não significa que não houve grandes Cabalistas antes dele, simplesmente os trabalhos deles não são fácilmente compreendidos pelos estudantes contemporâneos. A popularidade atual e a grande demanda pela Cabala confirmam o desejo da nossa geração em absorver sua mensagem universal e compreender os textos autênticos que falam sobre a raíz de nossas vidas e como alcançá-la.
5) Onde posso encontrar mais informações a respeito do Zohar?
Atualmente o Zohar não pode ser compreendido e assimilado diretamente, uma vez que requer conceitos iniciais de espiritualidade, antes que uma pessoa se dedique ao livro. O maior de todos os Cabalistas de nossos tempos Rabbi Yehuda Ashlad (Baal HaSulam), escreveu introduções ao Zohar precisamente para nos guiar no enfoque deste livro tão profundo, antes de começá-lo a estudar diretamente.
Estes artigos cultivam as qualidades espirituais de uma pessoa para perceber a realidade Superior. Além do mais, estes textos nos trazem conhecimento de como interpretar termos, frase e conceitos do Zohar, para maximizar seu uso como um guia para o crescimento espiritual, evitando perder-se em representações materializadas que a mente humana está sempre inclinada a formar.
O Bnei Baruch fornece não somente estas introduções mas também aulas grátis sobre as mesmas, assim como artigos mais curtos que descrevem conceitos do Zohar e como preparar-se para o encontro com estes conceitos.
Descobir o Zohar significa descobrir o nosso mundo interior e nosso potencial ilimitado. Bnei Baruch deseja a todos êxito no seu avanço espiritual.
 
 

Receita-farofa fria de cenoura com amaranto

Farofa fria de cenoura com Amaranto

Ingredientes
1 cenoura grande ralada no ralo grosso
1 tomate picadinho
1 xícara de palmito picado
50 gramas de uva passa (pode colocar damasco seco ou ameixa hidratados)
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas
1 cebola bem picadinha
1 pimentão amarelo picado( retirar completamente a parte branca interna;
geralmente, é essa parte que causa gases nas pessoas )
1/2 xícara de salsinha picada
50 gramas de amaranto em FLOCOS
50 gramas de farinha de Chia
sal e pimenta a gosto
1 colher de azeite de oliva ( ou óleo de macadâmia, ou óleo de abacate, ou
de linhaça, ou de gergelim.....)

Preparo
Misture todos os ingredientes e leve a geladeira por 2 horas para
intensificar o sabor.

Saturno regente de 2013



SATURNO – REGENTE DO ANO de 2013

“É Tempo de colher o que plantou!”

O ano astrológico tem inicio em 20 de Março de 2013 e será regido por Saturno, o Velho Sábio, Senhor do Carma e do Tempo!

Saturno está em Escorpião, signo que ingressou em 5 de outubro de 2012, e permanecerá neste signo até 2015. Para reforçar o ano de 2013, continuamos com Plutão, planeta regente de Escorpião, transitando no signo de Capricórnio, signo que Saturno rege.

Essa mutua recepção de Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio, intensifica a ação e a influencia de ambos os planetas durante todo o período e pode promover uma profunda e intensa limpeza carmica!

No Horoscopo Chines o ano será regido pela Serpente, simbolo de sabedoria e boa sorte; indicando um ano de sucesso material e reconhecimento na carreira. Está relacionada á Venus.

Na tradição africana será o ano de Omulu (Obaluaiê velho) Orixa da cura, da peste e da morte; responsável em transpor os desencarnados para o orum. Está relacionado á Saturno.

Em numerologia o ano será regido pelo numero 6 (seis), representa união, ajuda mútua e a capacidde de ser útil em prol da familia, amigos e grupos socias como ONGs e instituição de caridade. Está relacionado á ascenção espiritual.

Saturno irá testar e colocar á prova todas as estruturas sociais, politicas, religiosas, financeiras, materiais, físicas, psíquicas, emocionais e psicológicas; vai colocar em xeque os relacionamentos familiares, amorosos e amigáveis, e as bases dos valores sociais, morais, éticos e espirituais.

Será um ano de muitos desafios, pois é a hora da “colheita”, de colher o que foi plantado, de aprender com os frutos colhidos e resgatar dívidas cármicas!

Com Saturno atuando no eixo Escorpião-Touro, devemos avaliar em quais bases estão firmados nossos valores, quais os desejos que nos movem e para onde esses nós levam.

O maior desafio será não resistir ás mudanças e desapegar de velhas estruturas, aparentemente seguras, mas que impede nosso progresso. Seremos levados a enfrentar nossos medos, temores, anseios e inseguranças e á assumir a responsabilidade com nossos atos, ações e criações.

Apesar de Saturno ter fama de ser um planeta maléfico, severo, que impõe restrições e limites, é ele também que oferece a oportunidade de concretizar nossos sonhos e do despertar para uma nova realidade. Saturno pode transformar cada pedra no caminho em uma estrada segura para trilharmos nossa longa jornada!

Escorpião lida com os recursos grupais (dinheiro, investimentos e aplicações), com o psiquismo e o magnetismo (sexo ou sexualidade), com a transcendência ou transmutação da matéria (a morte ou regeneração) e com o poder pessoal (os desejos oculto).

O eixo de Escorpião é Touro, e este também lida com valores materiais e espirituais, mas Touro lida mais especificamente com os benefícios e prazeres que esses valores podem proporcionar; ele representa aqueles valores que satisfazem nossas necessidades imediatas, que trazem gozo, satisfação, segurança e bem estar pessoal em todos os níveis. Touro precisa obter e possuir o “objeto” que represente a segurança e o bem estar; mas Escorpião não busca esse “objeto de poder”, Escorpião transcende ao objeto e busca o poder sobre este! Dessa forma, muitas vezes, Escorpião torna-se profundamente destrutivo, rancoroso e vingativo, pois quando não consegue obter o “poder sobre o objeto de seus desejos” simplesmente o elimina.

Touro trabalha, faz, produz, retém e obtém para ter prazer; Escorpião deseja, transmuta, expurga e transcende para ter poder!

Escorpião é um signo que gosta enfrentar crises e sabe colocar o dedo na ferida!

Para que o leitor possa tirar maior proveito dessa matéria:

Verifique em seu Mapa Natal onde Escorpião e Capricórnio está (a casa), pois é nesta área que as mudanças podem ser mais marcantes. Saturno esteve em Escorpião entre 1982 a 1985; verifique os fatos ocorridos neste período e assim voce terá uma dica das lições desse ano! Os signos que serão mais influenciados pela regência de Saturno serão Capricórnio e Câncer, Aquário e Leão, Touro e Escorpião.