A umbanda vem da raiz do conhecimento dos amados mentores que trazem
sua evoluçào através de palavras de conforto e ajuda.
A umbanda transforma,a verdadeira umbanda faz o coraçào se transforma
cada vez mais na energia do bem
A umbanda traz o amor,paz e discernimento em nossas caminhos..
No GRUPO MENTE EQUILIBRIO a umbanda permite que todas as linhas possam
passar seu conhecimento e evoluçào e com isso os médiuns podem
alcançar asua caminhada espiritual com sabedoria e equilibrio.
SEGUNDAS -UMBANDA
Atendimento com as linhas da umbanda com escala semanal!
Distribuição de fichas -18 as 21 hrs-por ordem de chegada
Meditação -18:45
Inicio da defumação e abertura dos trabalhos -19:00
Inicio dos atendimentos -19:30
dia
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Orixá
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Linha 1
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Esquerda
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Linha 2
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04/01
|
IANÇAN
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CIGANOS
|
EXU
|
PRETOS VELHOS
|
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11/01
|
OMULU
|
PRETOS VELHOS
|
POMBA GIRA
|
CABOCLOS
|
|
18/01
|
OXOSSI
|
FESTA DA MATA
|
EXU
|
BAIANOS
|
|
25/01
|
OXUM
|
ESQUERDA
|
EXU
|
ORIENTAIS
|
|
01/02
|
IEMANJÁ
|
MARINHEIROS
|
POMBA GIRA
|
CIGANOS
|
|
08/02
|
OXUM
|
CIGANOS
|
EXU
|
BAIANOS
|
|
15/02
|
OGUM
|
BAIANOS
|
EXU II
|
CABOCLO II
|
|
22/02
|
NANÃ
|
CABOCLO II
|
POMBA GIRA
|
ORIENTAIS
|
|
29/02
|
OMULU
|
ESQUERDA
|
POMBA GIRA
|
PRETOS VELHOS
|
|
07/03
|
XANGÔ
|
PRETOS VELHOS
|
EXU
|
CABOCLO
|
|
14/03
|
IANÇAN
|
CABOCLO
|
POMBA GIRA
|
BOIADEIROS
|
|
21/03
|
OBALUAE
|
MARINHEIROS
|
EXU III
|
ORIENTAIS
|
|
28/03
|
IEMANJÁ
|
ESQUERDA
|
EXU
|
CIGANOS
|
|
04/04
|
OXUM
|
CIGANOS
|
POMBA GIRA
|
CABOCLO II
|
|
11/04
|
OGUM
|
CABOCLO II
|
EXU II
|
BAIANOS
|
|
18/04
|
NANÃ
|
BAIANOS
|
EXU
|
CIGANOS
|
|
25/04
|
OGUM
|
FESTA CIGANOS
|
POMBA GIRA
|
BOIADEIROS
|
|
02/05
|
OMULU
|
BOIADEIROS
|
EXU
|
CABOCLO III
|
|
09/05
|
XANGÔ
|
CABOCLOS III
|
POMBA GIRA
|
PRETOS VELHOS
|
|
16/05
|
OBALUAÊ
|
FESTA P.VELHOS
|
EXU II
|
CIGANOS
|
|
23/05
|
OXUM
|
CIGANOS
|
POMBA GIRA
|
ORIENTAIS
|
|
30/05
|
------------------
|
---------------------
|
------------------
|
----------------------
|
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06/06
|
OXOSSI
|
CABOCLOS
|
EXU
|
BAIANOS
|
|
13/06
|
IANÇAN
|
BAIANOS
|
POMBA GIRA
|
MARINHEIROS
|
|
20/06
|
IEMANJÁ
|
MARINHEIROS
|
EXU II
|
ORIENTAIS
|
|
27/06
|
XANGÔ
|
ESQUERDA
|
POMBA GIRA
|
PRETOS VELHOS
|
|
04/07
|
OGUM
|
PRETOS VELHOS
|
EXU
|
BAIANOS
|
|
11/07
|
OMULU
|
F.DOS BAIANOS
|
POMBA GIRA
|
CIGANOS
|
|
18/07
|
OXUM
|
CIGANOS
|
EXU III
|
PRETOS VELHOS
|
|
25/07
|
NANÃ
|
F.POMBAS GIRAS
|
POMBA GIRAS
|
ORIENTAIS
|
|
01/08
|
OBALUAÊ
|
PRETOS VELHOS
|
EXU
|
CABOCLO II
|
|
08/08
|
OXOSSI
|
CABOCLO II
|
POMBA GIRA
|
BOIADEIROS
|
|
15/08
|
XANGÔ
|
F.BOIADEIROS
|
EXU II
|
MARINHEIROS
|
|
22/08
|
IEMANJÁ
|
MARINHEIROS
|
POMBA GIRA
|
ORIENTAIS
|
|
29/08
|
IANÇAN
|
ESQUERDA
|
EXU
|
CABOCLOS
|
|
05/09
|
NANÃ
|
CABOCLOS
|
POMBA GIRA
|
GIGANOS
|
|
12/09
|
OGUM
|
CIGANOS
|
EXU II
|
BAIANOS
|
|
19/09
|
OXUM
|
BAIANOS
|
POMBA GIRA
|
ORIENTAIS
|
|
26/09
|
OBALUAÊ
|
COSME DAMIÃO
|
EXU MIRINS
|
CURUMINS
|
|
03/10
|
EGUNITÁ
|
PRETOS VELHOS
|
POMBA GIRA
|
MARINHEIROS
|
|
10/10
|
IEMANJÁ
|
MARINHEIROS
|
EXU
|
CABOCLOS II
|
|
17/10
|
OGUM
|
CABOCLOS II
|
POMBA GIRA
|
BAIANOS
|
|
24/10
|
XANGÔ
|
F DOS BAIANOS
|
EXU
|
ORIENTAIS
|
|
31/10
|
IANÇAN
|
ESQUERDA
|
POMBA GIRA
|
BAIANOS
|
|
07/11
|
OXOSSI
|
BAIANOS
|
EXU II
|
CIGANOS
|
|
14/11
|
OXUM
|
CIGANOS
|
POMBA GIRA
|
CABOCLO
|
|
21/11
|
OMULU
|
CABOCLO
|
EXU
|
PRETOS VELHOS
|
|
28/11
|
NANÃ
|
ESQUERDA
|
POMBA GIRA
|
MARINHEIROS
|
|
05/12
|
IANÇAN
|
MARINHEIROS
|
EXU
|
PRETOS VELHOS
|
|
12/12
|
XANGÔ
|
PRETOS VELHOS
|
POMBA GIRA
|
ORIENTAIS
|
|
19/12
|
OGUM
|
F GUARDIÕES
|
EXU II
|
CABOCLOS
|
|
26/12
|
------------------
|
----------------------
|
-------------------------
|
-------------------------
|
|
Umbanda, Unicamente Umbanda
É voz corrente se ouvir dizer Umbanda Limpa ou Branca, Umbanda
Traçada, Umbanda Esotérica, Kardecista, Iniciática, Umbanda no Angola,
Umbanda no Jeje, Umbanda no Mina, Umbanda no Nagô e outras tantas
classificações desse quilate, que nos põe a cada momento estupefatos,
dado à variedade de designações para esse "movimento mágico
religioso", produzido pela imaginação febril e tacanha onde medram os
mais desprezíveis e delirantes pensamentos sobre a nossa Umbanda.
Umbanda é coisa séria, para gente séria. Umbanda sendo a única
religião criada no Brasil, não pode ser dividida. A nossa religião
deve ser trada com carinho, amor, seriedade e estudo, sobretudo com
renovação de caráter dos que a professam para que a mesma possa
espelhar a grandeza de sua doutrina.
A Umbanda se sente desmerecida com o tratamento que lhe dispensam boa
parte dos Terreiros onde se vê mais "animismo" do que "mediunismo";
mais interesses cúpidos do que magias; mais deslealdade do que
autenticidade; mais personalismo do que espiritualismo. A Umbanda que
está aí, não espelha sua verdadeira magnitude. São arremedos, nuances,
propósitos, insultos, fantasias, infantilismos e graças ao nosso Deus
Supremo (Zâmbi), em raros Terreiros, uma quase genuína manifestação do
que seja a Umbanda, unicamente Umbanda.
O sacrifício de animais (oferenda de sangue) nunca foi, não é e nem
será ritual de Umbanda.
"Não cobrar, não matar, usar o branco, evangelizar e utilizar as
forças da natureza".
Portanto, podemos afirmar que a Umbanda é produto de evolução
espiritual ou religiosa.
Origem
Suas origens estão contidas nas filosofias orientais, fonte inicial de
todos os cultos do mundo civilizado, que implantada em nossa terra,
reuniu-se às práticas dos conceitos e crenças do índio, branco e
negro.
A raiz mais antiga do registro do vocábulo Umbanda encontra-se nos
UPANISHADS, textos sagrados da Índia.
É comum ouvir dizer que a Umbanda foi trazida ao Brasil pelos
escravos, entretanto devemos considerar que a Umbanda surgiu sobre o
amálgama das crenças negras e nativas com o cristianismo.
Segundo, Matta e Silva, "toda essa complexa mistura, que o leigo chama
de macumba, baixo espiritismo, magia negra, envolvendo práticas
fetichistas e barulhentas ... era a situação existente, quando surgiu
um vigoroso movimento de luz, ordenado pelo astral superior, feito
pelos espíritos que se apresentavam como Caboclos, Pretos Velhos e
Crianças.
O Que é a Umbanda
Não é uma ramificação do catolicismo, muito menos do candomblé.
A influência Africana desempenhou papel relevante na formação da
Umbanda, da qual se constituiu um dos principais alicerces, dando-lhe,
como contribuição primordial, Os Orixás. Em sua prática, a Umbanda
aproxima-se mais da origem nativa. Na estrutura, porém prevaleceu a
influência Africana (nomes, rituais e costumes)
A Umbanda é uma doutrina espiritualista como o Espiritismo, o
Catolicismo, o Protestantismo, o Judaísmo, o Exoterismo, etc..., o que
não impede de haver entre elas diferenças essenciais que lhes dão
características próprias.
Tem a Umbanda seus Sacerdotes, com seus graus iniciáticos, como Tatás
(com mais de 30 anos), Babalorixás (homens) e Yalorixás (mulheres),
podendo realizar Batizados, Casamentos e outras cerimônias dentro de
seus cultos.
Se religião é todo culto que contém seu cortejo de Divindades, ou
melhor, chamado de Teologia (relação entre os deuses e os homens), o
seu cerimonial ou Liturgia (fórmulas consagradas de orações) e seus
praticantes ou sua classificação hierárquica, Umbanda é Religião.
Podendo ser enquadrada em outro sentido, como pr exemplo: Crença
Mista, pelo fato de que a Umbanda nada mais é do que uma mistura de
várias religiões, tendo fundamento básico na Crença dos Espíritos.
Surgimento da Umbanda
Esta religião brasileira, surgiu em 15 de novembro de 1908 com o
médium Zélio Fernandino de Moraes que tinha 17 anos de idade. O
Patrono foi o Caboclo das Sete Encruzilhadas.
Ordenado pelo astral superior, feita pela manifestação de espirítos
que se apresentavam como Caboclos (índios nativos de nossa terra) e os
Pretos Velhos (velhos africanos que haviam servidos como escravo) que
não encontravam campo de ação nos remanescentes Cultos Negros, já
deturpados, confusos e desordenados e dirigidos quase que
exclusivamente para trabalhos do mal.
A Lei principal da Umbanda é resumida numa só palavra CARIDADE: no
sentido do amor fraterno em benefício dos seus irmãos encarnados,
qualquer que fosse a cor, raça, o credo e a condição social, não
podendo haver ambiciosos, vaiodos, mistificadores, pois estes, mais
cedo ou mais tarde, são afastados da Umbanda pelos espíritos de luz.
As normas da Umbanda são:
Sessões - assim se chamariam os períodos de trabalhos espirituais;
Vestes - os participantes estariam uniformizados de branco;
Sacrifícios - o sacrifício de aves e animais é totalmente alheio a Umbanda;
Fundamento Básico - é a crença ou culto aos espíritos evoluídos;
Atendimento - gratuito.
A origem da palavra Umbanda é oriunda do Sânscrito (a mais antiga
língua da Terra _ raiz mestra dos demais idiomas existentes no mundo),
que se pode traduzir por "DEUS AO NOSSO LADO" ou "O LADO DE DEUS". Um
outro significado é UM _ DEUS (único) e BANDA _ POVO DA TERRA. A
Umbanda não invoca os espíritos dos desencarnados sem luz.
Na Umbanda são trazidos, e não invocados, os espíritos dos
desencarnados, através dos espíritos das Linhas (Caboclos e Pretos
Velhos), a fim de conscientizá-los de que deixaram o mundo material, e
portanto, deverão deixar de se ligar a tudo que é material.
A Umbanda fundamenta-se nos seguintes princípios: É a crença nos
espíritos, dando condição aos mesmos de evoluir, sejam de qualquer
classe ou ordem, encarnados (Alma) ou desencarnados(Espírito,
prpriamente dito).
Em Essência, a Umbanda fundamenta-se nos seguintes pontos básicos.
1. Na existencia de Deus Único, Onipotente, Irrepresentável, adorado
sob vários nomes (ZÂMBI);
2. Na crença de um "Orixá Maior", denominado de Oxalá;
3. Na crença de Entidades Espirituais em Plano Superior _ Os Orixás ou
Santos, chefiando falanges;
4. Na crença de Guias Espirituais, mensageiros dos Orixás (Caboclos e
Pretos Velhos);
5. Na existência do Espírito, sobrevivendo ao homem, em caminho de
evolução, buscando o aperfeiçoamento (Exus);
6. Na crença da Reencarnação e na Lei Cármica de Causa e Efeito;
7. Na prática da Mediunidade, sob as mais variadas apresentações;
8. Na afirmação de que as Religiões constituem diversos caminhos de
evolução espiritual, que conduzem a Deus;
9. Na prática da Caridade Material e Espiritual;
10. Na necessidade do Ritual, como elemento disciplinador dos trabalhos;
11. Na crença de que o Homem vive num Campo de Vibrações, que
condicionam sua vida para o bem ou para o mal, conforme sua própria
tônica vibratória.
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