17/01/2013

Acampamento de cura e libertação-ultimas vagas

Acampamento de Cura e Libertação- 18 a 20-Cançao Nova -Cachoeira Paulista ”Tema: “Tende ânimo e vereis a libertação” (Ex. 14,13) Sexta-feira (18/01/13) Canticos 20h00 Santa Missa : Padre Marlon MSS 22h00 Encerramento Sábado (19/01/13) 08h00 Cânticos 08h20 Oração da Manhã: Enilda Rocha CN 09h15 Pregação: Irmã Maria Eunice CN - “O que é cura entre as gerações e como orar na árvore de família” 10h25 Promoção de palco 10h30 Intervalo 11h00 Cânticos 11h15 Pregação: Irmã Maria Eunice CN - “Como tratar as 4 áreas da árvore geneologica (pecado, ocultismo, maldições, oração Pelos falecidos)” 12h25 Promoção de palco 12h30 Intervalo 14h00 Cânticos 14h20 Pregação: Padre Marlon MSS - “Pecados e males hereditários atingem as gerações” 15h25 Promoção de palco: 15h30 Intervalo 16h00 Santa Missa: Vagner Baia CN 18h00 Encerramento Animação 21h00 Adoração ao Santíssimo: Padre Marlon MSS / Irmã Maria Eunice CN 23h00 Encerramento Domingo (20/01/13) 08h00 Cânticos 08h20 Adoração: Enilda Rocha CN 09h15 Pregação: Irmã Maria Eunice CN - “Escolha pois, a vida, para que vivas, tú e teus descendentes”.( Dt. 30,19-20) 10h25 Promoção de palco 10h30 Intervalo 11h00 Cânticos 11h15 Pregação: Irmã Maria Eunice CN - “ O que se pode fazer para atingir as raízes e fechar as brechas”. 12h25 Promoção de palco 12h30 Intervalo Cânticos: Emanuel 15h00 Santa Missa: Padre Vagner Baia CN 17h00 Encerramento OBS: A programação está sujeita a alterações sem aviso prévio.

EVOLUÇÃO ESPIRITUAL



Um homem era prisioneiro da raiva. Por mais que tentasse, não conseguia acabar com a raiva que nutria pelo irmão.

Este irmão foi seu sócio em um comércio. O comércio faliu e o irmão ficou rico. O homem se sentia roubado e humilhado. Ele era vítima de uma realidade injusta, pois o irmão desonesto estava “muito bem de vida”.

A situação produzia baixa auto-estima e desesperança; o homem desistia dos empregos e passava por grandes limitações financeiras. Ele começou a adoecer e desenvolver comportamentos negativos: irritabilidade constante, agressividade nas palavras, falta de compromisso e responsabilidade.

Ao invés de evoluir e melhorar, estava afundando cada vez mais. Vários vícios, traumas e condicionamentos negativos estavam sendo reforçados. O sofrimento aumentava à medida que o negativo tomava conta da vida desta pessoa. O Sofrimento aumenta sempre que lidamos de modo negativo com as dificuldades.

Vários anos transcorreram desde que a sociedade com o irmão foi à falência. Ele ficava esperando o momento em que o irmão iria sofrer por tê-lo prejudicado. Mas, este dia não chegava e ele afundava. Esta pessoa precisava saber onde havia errado, pois não conseguia enxergar nada além das qualidades: honesto, bom pai, bom marido, simpático, disposto a ajudar ao próximo.

Sua família (esposa e filhos) apoiava-o nos momentos mais difíceis e lutava por ele. Uma boa qualidade normalmente gera bons frutos - ser um bom pai e marido gera o respeito e o apoio dos filhos. Ele também tinha vários amigos e muitas atividades sociais ligadas ao centro espírita. Percebe-se que suas qualidades trouxeram vários benefícios. Todavia, o fato de uma pessoa ser honesta não é garantia de que os outros serão honestos com ele. Cada qualidade possui suas características e são limitadas em seu raio de ação. Isto significa que ser dedicado ao trabalho, por exemplo, torna a pessoa mais disposta e menos preguiçosa. Mas, existem qualidades que somente quem é estudioso poderá ter. Assim, se a pessoa for dedicada e estudiosa, poderá viver melhor. Quanto mais completa for, mais qualidade de vida poderá ter.

Cada qualidade que a pessoa possui propicia alguns ganhos. Cada qualidade que falta gera algumas dificuldades. Um homem honesto, mas pouco interessado em controlar seu negócio, pode ser uma tentação para um irmão ganancioso. A observação de histórias humanas mostra que o desenlace destas histórias depende das qualidades e habilidades que as pessoas possuem ou deixam de possuir. Se o homem honesto tivesse o interesse e a habilidade para controlar as finanças da sua empresa, não teria dado a oportunidade para o irmão desviar dinheiro, durante anos.

O irmão cultivou a ganância, que o levou ao crime. A tendência negativa do irmão foi reforçada durante esta encarnação. Muitas pessoas sofreram e sofrerão por causa deste reforço do negativo. O irmão está gerando débitos cármicos, e terá que pagar. Mas, neste momento, ainda está usufruindo dos resultados financeiros de sua postura. Este usufruto do dinheiro desviado estimula a raiva de quem foi prejudicado. Chegamos à seguinte situação: o desequilíbrio gerado pela incompletude gera situações negativas que reforçam o desequilíbrio.  

Desequilíbrio gera mais desequilíbrio, porque reforça predominantemente o negativo. Equilíbrio reforça o equilíbrio, porque reforça principalmente o que é positivo. Quem vive em equilíbrio tende a ampliar as qualidades e habilidades com mais facilidades. Todavia, quem vive em desequilíbrio reforça o negativo, mas pode usar a motivação negativa para desenvolver outras qualidades positivas. A vida de quem está em desequilíbrio não é só o negativo, é também o desenvolvimento de qualidades positivas. Pense no ladrão: de noite, ele sai para roubar. Ele necessita de uma qualidade - o dinamismo - para ter esta atitude; se fosse preguiçoso ficaria em casa, assistindo TV. A índole ruim não seria dominante se ele não fosse capaz de planejar, atrair um grupo de ação (comparsas), focar seu objetivo, assumir riscos, etc.

Nem sempre qualidades positivas geram resultados positivos. (Observe que motivações positivas e negativas são capazes de gerar qualidades e habilidades.)  Qualidades positivas, quando desenvolvidas a partir de motivações negativas, podem servir para aumentar os desvios e os condicionamentos. Qualidades supostamente negativas, quando desenvolvidas a partir de motivações positivas, podem gerar equilíbrio e diminuir desvios e condicionamentos. Funciona assim: o assaltante dinâmico fará mais mal às pessoas do que o assaltante preguiçoso. Por outro lado, a pessoa disposta a ajudar os outros fará mais caridade se for dinâmica e menos caridade se for preguiçosa.  A pessoa honesta que tem um negócio e é ganancioso terá mais interesse em controlar seu negócio. Se for honesto, ganancioso e capaz de servir ao próximo, terá tantas qualidades positivas que ser ganancioso servirá para desenvolver habilidades importantes para gerir seu negócio e não lhe dominará a mente.

Uma das facilidades que o sujeito ganancioso possui é a inovação, procurar formas criativas de ganhar dinheiro. A ganância ajuda a pessoa a se focar em um dos objetivos centrais de qualquer negócio: dinheiro. Ganância acompanhada de honestidade, valores, desejo de servir ao próximo e outras qualidades nobres torna-se positiva, pois ajuda a gerar equilíbrio. Ajuda a abrir espaço na mente da pessoa para conquistas pessoais, sociais e culturais importantes (é o que faz milhões de pessoas cursarem a faculdade – ter um salário melhor).

O que é a evolução espiritual? É a conquista da completude. Dentro da completude há espaço para traços supostamente negativos. Na completude, as qualidades e habilidades negativas tornam-se positivas. Na incompletude até as qualidades e habilidades positivas podem tornar negativas – dependendo da motivação que gerou seu desenvolvimento.

Quem quer evoluir espiritualmente deve prestar muita atenção em suas motivações. As perguntas são: o que me faz desejar isto? Porque escolho ter tal atitude? Qual a desculpa dou para não decidir pelo que é positivo e nobre?
Quem quer evoluir espiritualmente deve buscar a completude. O desafio para conquistar a completude varia de pessoa para pessoa.  Todavia, sem a completude é muito mais difícil evoluir.

Para que não reste dúvidas vou citar mais um caso. O bebê necessita dos momentos egoístas da mãe para se desenvolver. A mãe decide tomar banho, pode ser que neste momento o bebê acorde e chore. A mãe decide terminar o seu banho, para depois ir atender o filho. A frustração deste momento é importante para a criança aprender a controlar seus impulsos. O egoísmo da mãe é útil para o bebê e útil para ela. Observe que o egoísmo com motivação positiva é importante; esta motivação positiva e a completude é que impedem que o egoísmo cresça (e a mãe demore muito tempo no chuveiro, por exemplo). Damos o nome de equilíbrio a esta completude – é bom para a mãe e bom para o filho. (Na completude a mãe ama seu filho, trata-o bem e consegue um tempo para cuidar da suas necessidades pessoais, sem culpa, sem remorso, sem receio).

Considero importantíssimo o conceito de completude, pois em minha experiência terapêutica detecto que muitas pessoas inibem sua evolução por não entenderem a importância da completude para gerar o bem, a justiça, o amor e a expansão da consciência.

A completude é a grande companheira da evolução.