27/09/2012


Quinta-feira, 27 de Setembro de 2012
S. Cosme e S. Damião


São Cosme e São Damião são santos católicos com grande receptividade entre as camadas afro-brasileiras do Recôncavo baiano. Seus nomes de batismo são Acta e Passio, nascidos na Arábia do século III, de família nobre e cristã. Os irmãos gêmeos estudaram medicina na Síria e exerciam a profissão gratuitamente. Acusados de feitiçaria, por realizarem milagres, foram jogados de um despenhadeiro – Assim conta a história. Em outras versões ouve-se que tentaram matá-los de várias formas, mas não conseguiram. Por fim foram degolados. Entre seus milagres estão a cura e a materialização (após a morte) para ajudar crianças vítimas de violência.

São associados aos Ibejís, divindades gêmeas do Candomblé. Apesar do catolicismo oficial venerar a figura de Cosme e Damião como santos adultos e que dedicaram a vida a praticar a medicina caridosa, os mesmos santos “correspondem” a entidades infantis nos cultos afro – brasileiros, e é justamente dessa maneira que Cosme e Damião são venerados pela ma ior parte de seus devotos: os santos meninos.

Pessoas devotas , crianças, católicos, pais-de-santo, babalorixás, vendedores ambulantes do souvenir dos santos, simpatizantes, toda essa gente devota segue em clara romaria até o bairro da Liberdade, precisamente á Paróquia dos Santos Cosme e Damião, no dia 27 de setembro. Durante todo o dia de São Cosme e São Damião, são várias celebrações com procissão, missas durante o dia e uma celebração do Cardeal á noite.

Os devotos de São Cosme e Damião costumam “dar Caruru de Cosminho” em suas casas durante o mês de setembro e principalmente no seu dia: 27 de setembro. A festa já começa durante os preparativos, e mexe com todo o comércio de feiras em Salvador, quando se tem uma procura maior dos ingredientes para a grande festa e quando a família se reúne para cortar os quiabos em forma de cruz e depois em extreitas rodelas, preparar os temperos, torrar e triturar o amendoim e a castanha, temperar a galinha e fazer os seus pedidos também. A quantidade dos quiabos do Caruru, geralmente chegam aos milhares, a depender da promessa, devem ser cortados por quem está oferecendo, mas vale a ajudas de participantes voluntários que também fazem a sua reza e pedidos aos santos gêmeos.

Nas proximidades do dia 27 de setembro, é comum encontrar, pelas ruas da Bahia, crianças, adultos , a espera de um prato de caruru, aliás, na Bahia, não se diz São Cosme e São Damião e sim São Cosme e Damião), para o caruru dos santos. A dupla imagem de madeira ou uma simples gravura emoldurada é exposta numa caixa enfeitada em papel de seda colorido, envolta em fitas e cheia de flores, rosas ou flores de laranjeira, muitas vezes. Não se pode comemorar santos tão populares nos lares baianos sem que se peça esmola para a missa.

Vale tudo para se fartar de uma prato de caruru: pode-se ir às ruas, sem a menor cerimônia, e esperar que pessoas simplesmente ofereçam as quentinhas do farto prato ou pode-se ir até a casa de familiares e amigos durante o período do mês de setembro para prestigiar os santos e saborear as iguarias afro-baianas.

Grande também é o número de lares baianos que festejam o grande dia dedicado aos dois mártires da Igreja. Tão populares como São João, como Santo Antônio, os dois santos têm a sua festa comemorada sobretudo com um grande almoço, o caruru dos santos

Em casa em que haja gêmeos: ou que os santos tenham evitado partos gêmeos. Ou que promovam a festa como tradição de família. Nenhum dia melhor para se saborear um grande almoço da cozinha baiana do que o 27 de setembro.

Em casa onde existam Cosme e Damião, não entra epidemia, porque eles foram sempre considerados advogados contra “feitiços, bruxarias, mau olhado e espinhela caída”. Isso quanto às origens européias da devoção. No que se refere ao ramo africano, sabe-se que foram os nagôs que nos trouxeram os seus gêmos, Ibeji, transformados numa das maiores tradições vivas das populações baianas, especialmente. Nas casas de famílias católicas, suas imagens são comumente encontradas, em oratórios, pequenos altares ou simples prateleiras reservadas. No seu dia, estes pequenos altares tem desde de simples velas acesas, a oferendas como mel, caruru, balas e farofas de azeite. É comum també, distribuir pequenos saquinhos recheados de doces, balas e brinquedos as crianças nas ruas, comunidades onde se habita.
Os primeiros a serem servidos são os donos da festa: São Cosme e São Damião. As oferendas são precisamente colocadas no altar decorado para a ocasião Procedida a cerimônia, chamam-se os sete meninos, especialmente convidados para iniciar a comilança. A tradição manda que se prepare uma roda de sete meninos. Geralmente é colocada uma toalha de mesa no chão e as crianças se sentam ao redor. Eles geralmente sentam-se no chão e comem em pequenos pratinhos de barro, ou em um único grande prato como uma bacia. Não usam talheres, usam as mãos. Mas algumas mudanças já ocorrem em torno da tradição do Caruru de cosminho como misturar meninos e meninas, comer com talheres; ao final eles levantam-se e juntos cantam a musica de Cosminho juntos com os outros convidados da festa.

“São Cosme mandou fazer
A sua camisa azul
No dia da festa dele
São Cosme quer Caruru
Vadeia Cosme, vadeia!
Vadeia Cosme, vadeia!”
“Cosme e Damião
Vêm comer teu Caruru
Que é de todo ano
Fazer Caruru pra tu
Vem cá, vem cá, Dois-dois
Vem cá, vem cá, Dois-dois

Os apreciadores da festa e do farto prato típico têm lugar certo para comê-lo gratuitamente do seu grande dia de festejo: Caruru dos Sete Poetas, Mercado das Sete Portas, Instituto de Artesanato Mauá, Mercado de Santa Bárbara, Mercado Modelo.

Padroeiro dos farmacêuticos, médicos, babeiros e cabeleireiros, São Cosme e Damião protege as crianças , os orfanatos, creches,as doceiras filhos em casa, além de proteger com doençcas como hérnia e a peste.Os emblemas dos santos são caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.

Por que sete meninos são convidados de honra para o almoço de Cosme e Damião?
Havia sete irmãos: Cosme, Damião, Doú, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi, todos mabaças, e é por isso que se torna necessário dar o caruru em honra de sete meninos, especialmente convidados.

Mas, se os festejos são profanos, como os famosos carurus, se das igrejas católicas saem procissões dos dois mártires, como a da Lapa à Soledade, nos terreiros dos candomblés se realizam durante todo o dia cerimônias e as mesmas comidas também são esmeradas para que Ibeji sinta, para sua maior glória, a fé dos seus devotos.

Um mês depois, no dia 25 de outubro, as cerimônias se repetem, embora com menos intensidade: comemora-se a festa de São Crispim e Crispiniano, também mabaças e confundidos na crendice popular com Cosme e Damião, cujas imagenzinhas com sua palma, sua pena e seu livro, estão em quase todos os lares da Bahia, de negros ou de brancos, de pobres ou de ricos, que tenham coração para crer, com sua fé inabalável, nos grandes protetores da saúde da espécie humana”

TAVARES, Odorico. Bahia

8 anos em grande estilo!

Amados,força!!!

Nada como comemorar nossos 8 anos com grande estilo ..adiantados tivemos umas das mais lindas e diferentes giras de todos os tempos...
A alegria da egregora da umbanda foi nitida com a presença de muitos..mais uma vez bem apertados mesmo com o espaço ampliado batemos recordes de atendimentos..
Num coral de todos os trabalhadores a abertura marcou com a defumação acompanhada com flores consagradas dos ciganos e os tambores xamanicos...
A homenagem aos trabalhadores que tanto lutam, emocionou pela entrega dos certificados da nova era..trabalhadores que sim hj estão firmes para alcançar todos os aprendizados e forças para um novo mundo...o Sete mais uma vez com sua alegria e sabedoria encantou a todos...
Um momento diferente foi a apresentação e a roda de tambores de Gui Vitali,nosso novo traballhador voluntário que muito tem a nos acrescentar..
Um envolvimento impressionante de todos com instrumentos xamanicos invadiu o ar...emoção e muita energia...um novo ritmo de vida...foi presenciado...que força!!
A meditação de nossa parceira Rita Duenhas com o ritual de constelação familiar e forças ancestrais...uma limpeza do coração sentida por todos...renovação para novos caminhos,novas convivencias...
O ar já estava mais alegre e leve com  tanta energia...o grupo assim abria mais uma gira diferente,,,ao som do parabéns de um bolo lindo feito pela Paula...
Ao som das palmas as crianças no astral esperavam ansiosos pelo grande momento de vim e compartilhar tanta alegria...
Nos atendimentos,nos passes...o olhar de cada um era diferente.,.uma sensação de bem estar e gratidão de uma noite tão especial..
Sábio o plano espiritual nos mostrou que precisavamos ampliar o espaço..mesmo assim foi pequeno..
Sábio o plano espiritual nos mostrou que a importancia de ser universalista é essencial...
Sábio o plano espiritual  determinou a nova familia do grupo...assim fortalecemos...
Ao completar os 8 anos  tivemos uma sensação de dever cumprido no qual foi determinado  no inicio do ano..
Fizemos mais que o dobro agora em atendimentos e eventos para aprendizado...
Decretamos mais forças e assumimos o desafio de mudar,unir e agradecer...
Conseguimos mostrar que o agradecimento é essencial...
Conseguimos mostrar que a umbanda pode dividir sim espaço com outras energias..o reiki hj é mais forte..,curas imediatas são processadas..
Hj apertados,simples,alegres e jovens temos orgulho de sermos uteis uns aos outros...
Agradecemos de coração a todos que estiveram numa noite tão maravilhosa...tão iluminada e forte..
Agradecemos ao plano espiritual que nos motivou a continuar...
Agradecemos a todos os trabalhadores que vestem a camisa e confiam em nossa egrégora..
Agradecemos a todos que hj são curados e estão alinhando a nova era...
A paz reinará em nosso mundo...tenham certeza...
A cada momento sentimos a força da luz contra o governo oculto...
Queremos relembrar que na próxima segunda vamos ter o ritual do conselho cármico as 19:30 e atendimentos na umbanda com os caboclos.,.
Abraços de força e muita fé
Alessandro Alves