06/10/2012

UMBANDA E SANTO DAIME


Umbanda e Santo Daime influenciam saúde mental e física
http://www.usp.br/agen/?p=112758
Descrição: http://www.usp.br/agen/wp-content/themes/agen/images/data.gif Publicado em 19/setembro/2012 | Descrição: http://www.usp.br/agen/wp-content/themes/agen/images/editoria.gif Editoria : Saúde | Descrição: Imprimir Imprimir | 
Práticas religiosas mostraram ser eficientes no combate a distúrbios como a depressão
Estudo realizado no Instituto de Psicologia (IP) da USP apresentou a relação entre religiosidade e saúde ao analisar duas religiões brasileiras: Santo Daime, que faz uso sacramental da bebida psicoativa Ayahuasca, e a Umbanda, ambas com rituais fundamentados em práticas de estados diferenciados de consciência.
A psicanalista Suely Mizumoto, em sua dissertação de mestrado Dissociação, religiosidade e saúde: um estudo no Santo Daime e na Umbanda, fez suas observações a partir  das condições de saúde e de indicadores de bem estar psicológico e social dos membros envolvidos na pesquisa.
Constatações
Entre diversas constatações, adeptos do Santo Daime e da Umbanda apresentaram diferenças significativas quanto à redução da frequência de mudanças de humor e de sentimentos contraditórios, e quanto ao aumento de domínio sobre essas alterações.  As diferenças foram baseadas nas experiências anteriores e posteriores à participação nos rituais de cada religião. Quando comparados a um grupo controle, os adeptos mostraram ter maior equilíbrio
 de humor e emoção. Os praticantes do Santo Daime ainda revelaram ter maior domínio sobre quadros de base depressiva. Já na Umbanda, o aumento de domínio foi mais aparente em experiências de alteração de identidade.
A comunidade religiosa, provedora de apoio emocional, material e afetivo, pode também ser compreendida como uma comunidade terapêutica para as condições psicológicas estressantes. Os adeptos podem encontrar em suas comunidades suporte em momentos de fragilidade. É comum a quem desconhece a questão do transe mediúnico temer algum tipo de aumento na mediunidade ou descontrole. No entanto, Suely diz que, “na verdade, o aprendizado que essas religiões proporcionam podem ensinar seus adeptos a ter um domínio maior quanto ao enfrentamento espiritual dessas questões, diminuindo experiências mediúnicas traumatizantes”.
Ayahuasca
A dissertação de Suely ainda tratou da polêmica em torno da utilização do psicoativo Ayahuasca. Geralmente condenado, o uso do psicodélico mostrou associar a experiência de cura espiritual — desfrutada por participar aos rituais — a mudanças no estilo de vida dos usuários. A ruptura de velhos padrões com a adoção de outros novos e saudáveis causou reflexo no combate ao risco de dependências da nicotina, álcool, cannabis sativa e cocaína. O ritual com aAyahuasca aumentou, em altas porcentagens, a recuperação declarada quanto ao abuso e risco de dependência para usuários das substâncias citadas.
Na esfera da afetividade, a Ayahuasca serviu como uma espécie de antidepressivo, ou como a psicóloga conta, “aqueles que faziam parte dos rituais com o psicoativo diziam ter os períodos muito longos de tristeza cada vez menores e mais raros, como se a Ayahuasca fosse equivalente a um ‘banho de serotonina’”. Segundo Suely, “é possível que a busca por uma religião que faça uso da ayahuasca possa resultar em efeitos terapêuticos para aqueles vulneráveis a quadros bipolares ou à depressão”.
Método e alguns dos resultados
A dissertação contou com a orientação do professor Wellington Zangari e foi baseada em questionários e escalas aplicadas a um grupo de 106 pessoas; 42 dos voluntários eram adeptos do Santo Daime, 44 da Umbanda e houve também o grupo controle composto por 20 pessoas. O grupo controle serviu para comparar a influência da religiosidade nos participantes. Além disso, tanto no grupo de Santo Daime como no de Umbanda havia a presença de praticantes novatos e experientes.
A psicóloga empregou um questionário que abordava o perfil social, a religiosidade e a saúde, tanto física como mental, dos voluntários. Dados sociodemográficos evidenciaram poucas diferenças entre os grupos, principalmente entre gênero, idade, grau de instrução, faixa salarial e condição de moradia. “Os resultados obtidos dos perfis sociais, saúde e religiosidade e das escalas revelaram indicadores de bem estar que confirmam índices de saúde inteiramente satisfatórios e até melhores quando comparados aos resultados do grupo controle”, relata a pesquisadora.
Contribuições
Não há, até o momento, a precisão da verificação dos resultados apresentados e correlacionados nas comunidades estudadas. Com o tema de sua dissertação, Suely espera incentivar os estudos acerca do psicoativo Ayahuasca e os benefícios a ele associados, em especial, ao seu potencial terapêutico para o tratamento de dependências. Ela buscou amenizar os preconceitos com as religiões afro brasileiras. A Umbanda é um exemplo de religião que trabalha exclusivamente na arte do ensino da prática mediúnica, não faz uso de psicoativos, mas mesmo assim pode ser não bem interpretada. Não havendo nocividade nestas práticas, a relação entre religião e saúde, mais bem esclarecida por esta pesquisa, pode ajudar a desconstruir muito do senso comum que envolve a religiosidade no País.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

SIMBOLISMO E ANIMAL DE PODER


 
O Simbolismo Animal 
 
de Poder.
 
 
 
Tratar alguém por nomes de pássaros, passar do galo ao asno...Algumas
palavras de ternura: minha gata, meu gato, filhote, pombinha, pombinho,
pantera...o vôo dos corvos sobre as planícies, língua de víbora, olho de
lince, raposa velha, falcões, gaviões, lobo em pele de cordeiro...
teimoso como uma mula, orgulhoso como um galo, esperto como um macaco...
 
Expressões corrente que atestam a importância da presença animal na vida
de todos nós diariamente. Forjam um bestiário abstrato, que povoa nossa
fraseologia cotidiana e reafirmam, embora indiretamente, a natureza
animal do ser humano.
 
O animal age por instinto. E que é o instinto senão inteligência natural
e inata, que o homem também deve ter possuído em idades remotas? É certo
que as relações entre o homem e o animal - outrora mais harmoniosas, sem
dúvida - degradaram-se com o tempo. O drama do ser humano é que só age a
partir de sua celebridade orgulhosa, e se esquece da inteligência, do
coração, a qual, não obstante, é o que há de melhor nele.
 
Nessas condições, como esperar que encontre seu lugar na Natureza e no
Universo? Esse lugar, que lhe cabe por direito, ele o perdeu por seus
atos antinaturais, ele, que só pensa em juntar riquezas materiais e
rejeita as da alma infinitas. E a paixão - amor ou ódio - inspirada ao
homem pelo animal não tem algo da parcela de divindade que o ser humano
não cessa de perder e procurar? Porque essa Natureza Cósmica do homem
não é senão a Natureza mesma, a Natureza do animal, que o ser humano
inveja e rejeita. O animal tem, pois, lugar todo particular no
imaginário humano. O espaço do pensamento que ele ocupa é importante. O
simbolismo animal reflete não os animais, mas a idéia que o homem tem
deles e, talvez definitivamente, a idéia que tem de si próprio.
 
O simbolismo animal está profundamente gravado em nosso inconsciente
coletivo. Herdamos sentimentos e recordações inconscientes que
condicionam nosso comportamento consciente.
 
Nas religiões antigas existem registros de rituais do homem e do animal
em todos os hemisférios. Exemplos como Ganesha, a divindade hindú, forma
humana com cabeça de elefante; no Egito, Thot, forma humana com cabeça
de falcão; o peixe e a ovelha no cristianismo.
 
Na mitologia grega, entre os fenícios, maias, aztecas, indios
norte-americanos, na Siberia, nos cultos africanos, no Perú, entre os
aborígenes australianos, entre os esquimós, índios brasileiros, no
taoísmo e etc.
 
Na astrologia os símbolos astrológicos são animais. Na astrologia
chinesa idem. Nos chacras, há para cada vórtice um animal que carrega o
bija ( O Mantra Semente ) . A Kundalini é representada por uma serpente.
 
O simbolismo animal também está presente em todas as linhas de
ocultismo, na alquimia, nas cartas de tarô, nas runas, no I Ching, etc.
 
Desde tempos imemoriais as pessoas procuram por visões e mensagens do
Grande Espírito. A forma mais comum desde então é o contato mais íntimo
com a natureza através de uma  interação com os animais. as plantas e as
pedras. Destes eram absorvidas mensagens que orientavam nos dando
direção, proteção e cura, nos ajudando em nossa sobrevivência e harmonia
com a Mãe Terra.
 
Dos animais podería-se tirar e entender mais mensagens que eram
aprendidas a partir da simples observação de seu hábitos e interação com
o ambiente. De uma águia podemos retirar a lição de liberdade, coragem,
foco, altos ideais, visão poder e espírito.
 
Os animais podem nos ensinar muito. De suas qualidades podemos aprender
o que está faltando ou sendo mal direcionado em nós. Portanto tudo que
você tem a fazer é prestar atenção na mensagem de cada animal pois estes
podem nos refletir nossas próprias características. Ocorrências de
sincronicidade se tornam freqüentes nos alertando para estas mensagens.
 
Existem vários métodos de conecção e comunicação destas fontes
inesgotáveis de conhecimentos e harmonia que podem ser percebidos pela
simples aparência, atividade ou comportamento de um animal. Descubra o
seu animal de poder prestando atenção nestes detalhes. Examine cada
mensagem cuidadosamente para seu fortalecimento, direção e cura.
 
Um animal de poder poder ser um mamífero, um pássaro, um peixe, um
inseto ou um réptil. Porcure por seu animal de poder, suas qualidades e
mensagens. Veja na página Animais de Poder as características de alguns
deles.
 
 
 
 
Uma das ferramentas mais poderosas para o crescimento pessoal do Xamã é
o trabalho com os espíritos animais. Para os mais experientes neste
caminho, os animais podem aparecer freqüentemente, principalmente quando
se necessitam do auxílio deles. Mas encontrar um Animal de Poder às
vezes pode ser uma tarefa difícil.
 
O modo mais fácil para começar a trabalhar com os animais de poder é
estudar primeiro as habilidades naturais do animal e seus modos de como
metaforicamente você vai aplicá-las em diversas situações na vida. Por
exemplo, por causa de sua visão, a águia poderia lhe ajudar a manter uma
visão de suas verdadeiras metas. Um imagem de uma águia capturando sua
presa é uma ferramenta poderosa para ajudá-lo alcançar metas. Tais
imagens servem para lhe dar a força que você precisa para manter sua
visão e metas. Também estudando os modos naturais do seu animal, ajuda a
criar um laço poderoso entre você e seu animal, permitindo assim o
ajudar até mesmo em sua vida animal.
 
Estude também algum outro significado que esse animal pode ter em outras
culturas. Por exemplo, para alguns: o urso representa introspecção, o
colibri representa alegria, e o leopardo representa poder interno. Nós
podemos usar estes mitos para nos ajudar a conectar com nossos animais
de poder e como um enfoque para entender o que esses animais vieram nos
ensinar.
 
Assim que você estabelecer uma conexão forte com seu animal de poder,
você poderá convocá-lo quando desejar para auxiliá-lo e aconselhá-lo.
Geralmente essa comunicação se dá pela Jornada Xamânica ou uma voz
interna.
 
Outro modo xamânico que você pode usar para conectar os seus animais de
poder, é utilizar um enfoque (um objeto físico para representar o
animal) que pode ser um quadro, uma imagem, uma reprodução em miniatura,
uma parte do corpo (um dente, uma asa). Qualquer um desses objetos
poderão ser-lhe útil em sua conexão com ele. Segure o objeto e procure
sentir a energia fluindo pelas mãos e tomando conta de todo seu ser
dando-lhee a paz e o respeito necessário para a conexão.
 
Outro modo xamânico de conectar com seu animal é imitar o movimento
dele. Este é um modo saudável para conectar com seu animal. Exercite
esses movimentos para livrar-se da tensão. Combinando esses movimentos
através da dança, você verá que esse ritual irá ajudar o fortalecimento
espiritual e a sua conexão com seu animal.
 
É muito importante dentro do xamanismo, que você se transforme
regularmente no seu animal, para que ele sinta-se satisfeito e possa
permanecer ao seu lado. Esse espírito animal que existe na nossa
mente-corpo, deseja ter a alegria de existir na forma material. Temos
que encarar esse fato como uma permuta, pois tal como o ser humano
deseja sentir a realidade incomum tornando-se um Xamã, também o animal
de poder deseja sentir a nossa realidade entrando no corpo de um ser
humano vivente. E você pode fazê-lo imitando os seus movimentos, criando
uma 'dança' que vai possibilitar o animal se expressar através de seu
corpo.
 
Não só a dança é um meio de manter o animal ao nosso lado. Outro modo
para expressar seu modo de vida, é lançar do artifício das emoções,
imitando os filhotes do seu animal. Chore, sinta-se solitário e deixe
seu corpo emitir qualquer som para que você sinta-se mais vivo. Sinta o
piar, grunhir, uivar entre outros. Estes filhotes representam a dor de
experiências passadas, como também ajudam a aumentar sua conexão com o
animal.
 
Na maioria das vezes esses animais são seus aliados, e para saber isso é
melhor pedir uma confirmação física de algum tipo. Entre em sua mente e
pergunte se tal animal é seu aliado; peça que ele revele isto para você
de alguma maneira dentro de uma semana. A Confirmação pode ser de muitas
formas: achando pegadas, vendo um programa de televisão e então surge o
animal, quadros ou estatuetas dos animais. Espere para ver o que vai
acontecer. Você poderá ser surpreendido!
 
Se após você receber a confirmação, ainda esteja com dúvidas, peça uma
confirmação física uma vez mais. Não se preocupe caso não receba nenhuma
confirmação, você pode tentar outras técnicas para achar seus animais de
poder.
 
Para que você comece a trabalhar com seu animal de poder, tudo o que
você precisa, é ter respeito por seu animal. Lembre-se que o animal veio
fazer com você uma parceria que visa orientar você em seu crescimento
pessoal e espiritual.
 
Os animais no Xamanismo ( Mensagens e Remédios)
 
No xamanismo passamos pela descoberta do animal guardião que está
presente em cada um de nós. Seja chamado de animal de poder, espírito
protetor, nagual, aliado totem, animal guardião. É o nosso alter ego,
nosso duplo. Os animais estão mais próximos do que nós da Fonte Divina.
O animal é mítico, onírico. Quando compartilhamos de sua consciência
animal, podemos transcender o tempo e o espaço, e, as leis de causa e
efeito. A natureza da relação entre o homem e o animal é de origem
espiritual. É o nosso instinto animal, nosso lado mais forte e menos
racional.
 
Os animais de poder são manifestações dos poderes arquetípicos ocultos,
que estão por trás das transformações humanas. Torna as pessoas com um
corpo vigoroso, aumenta a resistência a doenças, a acuidade mental, e a
auto-confiança. Eles auxiliam no diagnóstico de doenças, na realização
de objetivos desafiadores, para aumentar a disposição, auxiliam no
auto-conhecimento. Enfim, um aliado.Michael Harner, em seu livro "The
Way of The Shaman "  descreve que quando uma pessoa está doente ela está
desanimada, ou seja ela perdeu sua força animal, está deprimida, fraca e
predisposta a adoecer. 
 
No xamanismo realizamos um ritual, com tambor, para que os praticantes
se conectem com seu animal, e também deixamos nosso animal aflorar
através da " Dança do Animal ", uma outra forma de evocação. Os
praticantes costumam, também ter as suas canções, para evocar o poder dos
animais.
 

Atividades de Outubro

Amados,força

Segue abaixo as atividades do mês de Outubro

01/10-Umbanda -caboclos-19;30
06/10-Curso mediunico turma D -19:30
07/10-Ritual dos antepassados-Lorena -15:00
08/10- Umbanda-pretos velhos-19:30
09/10-Desenvolvimento mediunico -20;00
10/10-Curso reiki nivel II -20:00
12/10-IV Encontro de metafisica,numerologia e cartas ciganas -09 as 18 hrs
15/10-Umbanda-festa dos Ciganos
16/10-Cura/cromoterapia/Dr Alberto/psicografia -20:00
17/10-Curso  reiki nivel II/mestrado-segunda aula-20:00
21/10-VII Encontro Nova era 09 as 13 hrs
22/10-Umbanda-baianos- 19:30
23/10-Desenvolvimento mediunico -20:00
24/10-Curso mediunico turma c- 20:00
28/10-Curso mediunico turma A- 09:00
         Roda de cura xamanica-   14:00
29/10-Umbanda -Festa dos marinheiros -19:30
30/10-Cura/cromoterapia/psicografia/Dr Alberto -20:00
31/10-Curso mediunico turma B -20:00

Informações e inscrições

-Na recepção do grupo

-tel 95273-2503