04/01/2011

TIPOS DE BANHOS..

Banhos de descarga



O mais conhecido, e como o próprio nome diz, o Banho de Descarga (ou descarrego)

serve para descarregar e limpar o corpo astral, eliminando a precipitação de fluídos negativos

(inveja, ódio, olho grande, irritação, nervosismo, etc.). Suprime os males físicos externamente,

adquiridos de outrem ou de locais onde estiverem os médiuns. Este banho pode ser utilizado por

qualquer adepto da Umbanda, desde que seguindo as recomendações das Entidades/Guias Espirituais.



Banhos de ritual





É o banho de incorporantes (médiuns de incorporação). Esses banhos têm a função de estimular os

fluídos da mediunidade, activando, revitalizando as funções psíquicas para uma excelente trabalho

de ritualização dos Guias Espirituais e é também recomendado para ativar e afinizar as forças dos Orixás,

Protectores de Cabeça e do Anjo da Guarda.

Banhos de iniciados

Este tipo de banho deve ser utilizado nos centros e terreiros de Umbanda por seus aparelhos, médiuns,

iniciantes ou não dentro da Lei da Umbanda. Ele propicia o equilíbrio entre a aura do corpo mental e a

aura do corpo astral. Equilibra, de maneira satisfatória, a incorporação das Entidades em seus aparelhos

mediúnicos (filhos-de-santo).É um banho para ser usado com muito critério e cautela, pois para cada tipo

de Entidade Espiritual é destinada uma planta ou várias plantas, num conjunto ritualístico. Um exemplo

de banho de iniciados é o BANHO DE AMACI, aqui especialmente tratado



Banho de Amaci









É o banho mais conhecido pelas pessoas que começam a frequentar os Centros de Umbanda e que somente

deve ser preparado por uma Entidade Espiritual ou pelo Guia Chefe do Terreiro, Pai/Mãe-de-Santo, Zelador(a)

do Terreiro,Babalaô ou Chefe de Culto. É o banho que pode ser preparado da cabeça aos pés, ou simplesmente

da cabeça, porque é preparado de acordo com o Santo,Orixá protector do filho, iniciante na Umbanda.

O banho de amaci é próprio para a cabeça onde reside o nosso Santo Protector, nosso Guia Espiritual.

Só podem tomar o banho de amaci aqueles que forem frequentar e desenvolver-se na gira de Umbanda,

no Centro ou Terreiro. O próprio adepto não deve nunca prepara-lo e nem toma-lo em casa; existe todo

um ritual para que seja feito o amaci da Umbanda, isto é, ervas seleccionadas de acordo com o Santo do

Iniciante, bem como dia e hora apropriados, e demais requisitos que o banho exige.

OS ORIXÁS DE 2011

Qual o Orixá e Quais os Preparativos para 2011?


Por Adriano Camargo

Salve sagrados irmãozinho e irmãzinha em Mãe Natureza.

Que as bênçãos vivas de Jurema possam ser verdadeiras em sua vida!

Muito bem, chegamos a mais um fim de ano. Natal, Ano Novo, promessas, reflexões...

Todos os anos no mês de dezembro nós aproveitamos para das dicas costumeiras, como ervas para limpeza e descarrego do ano que passou, abertura de caminhos para o próximo ano, além de valiosas dicas sobre organização para a próxima temporada.

A maioria dos leitores aguarda ansiosa por essa matéria, sabedora que é da importância de entrar o ano bem preparado. Por isso, além das já consagradas dicas, quero falar um pouco sobre a regência do ano.

Muitos estudiosos (e outros nem tão estudiosos assim), fazem previsões para o ano que entra, qual Orixá regente, qual planeta e signos favorecidos, enfim, ferramentas facilitadoras do entendimento do novo, do rito de passagem, da nova etapa de doze meses que mexe tanto com a gente.

Mas, como podemos perceber, as opiniões são muitas e variadas. Cada um prevê conforme seu prisma, seu ponto de vista.

Quem é de Ifá, verificará no jogo de búzios e assimilará a resposta. Quem é de tarô, verificará em seu oráculo o que virá pela frente. Nós na Umbanda, onde o oráculo vivo é a mediunidade, ficamos à mercê das opiniões alheias e acabamos absorvendo o que melhor nos convém.

Eu gosto muito de partir de um princípio lógico, racional mesmo, que é a astrologia, a numerologia (cabalística e pitagórica), muito além dos achismos que somos bombardeados todos os dias por pseudo conhecedores dos oráculos. Geminiano que sou, não poderia ser diferente. Sempre busco explicações lógicas para o que “ouço falar”, alias, é muito comum a gente ouvir falar de algo que alguém disse em algum lugar, não é?

O próximo ano, de acordo com os especialistas em astrologia, será regido pelo planeta Mercúrio, esse fantástico astro que rege os signos de gêmeos e virgem, ligado aos assuntos do pensamento, comunicação, raciocínio, informação, e muitos outros. Na mitologia grega representa Hermes, o mensageiro entre os mundos. Na numerologia, 2011 é um ano 4, que no tarô é a carta do imperador.

Um ano de realizações concretas, ou seja, a colheita. Um ano ligado à natureza também. As situações cotidianas, aqueles probleminhas do dia a dia que insistem em aparecer podem ser acentuados para uma solução mais assertiva.

Por associação, podemos chegar a vários orixás presentes na energia de 2011. Sendo mercúrio o mensageiro e o comunicador, encontramos os Orixás Exu e Oxóssi (comunicação, fala, expressão, velocidade), além de Oxumaré (a renovação e fluidez) e para os culto de nação Ibeji (os gêmeos), Logun Edé – vibração de Oxóssi e Oxum, e o sagrado e poderoso Ossayn – Orixá das folhas e do axé vegetal nos candomblés.

Muito alem de dar aqui a regência exata do ano, quero com essas pequenas informações apenas traçar uma linha que poderá nos conduzir aos nossos melhores resultados em 2011.

Vamos encerrar o ano de 2010 com banhos e defumações de descarrego que esvaziem os acúmulos energéticos do período anterior, deixando a casa livre e desimpedida para receber o novo.

Abusem das cascas de alho e cebola, dandá da costa, folhas de cana e folhas de bambu, quebra pedra, pau tenente, angico e mutamba (açoita cavalo).

Oferende Exu, Pomba Gira e Mirins sobre a folha da bananeira, não que seja uma folha específica desses mistérios, mas sobre a folha da bananeira “Eles” desencadeiam em nós e para nós a segurança e proteção necessárias para a absorção do magnetismo adequado ao novo ano. Sigam as orientações sobre oferendas no livro Rituais Umbandistas de Rubens Saraceni – Editora Madras. Ao oferendarem esses mistérios á esquerda, não esqueça de por um pedaço de fumo de corda também.

A preparação para a entrada do ano pode ser feita com banhos e defumações com folhas de graviola, capim cidreira, samambaia, alecrim, calêndula, folhas de louro, folhas de abacateiro, que devem ser usadas não somente antes da virada do ano, mas na primeira semana de 2011 também, pelo menos uma vez.

Os grãos e sementes mais adequados para compor a mesa de réveillon, ou colocados no seu altar, podem ser o grão de bico, a ervilha, o milho seco, o feijão fradinho, a soja, o trigo, e o anis estrelado.

Vale muito, para quem tem casas religiosas (centros, terreiros,etc), na virada do ano abrir uma mandala com sete grãos colocados em cima de sete folhas de taioba (um punhado de grão em cada folha dispostas em forma circular), com três velas de sete dias no centro desse círculo, em triângulo – uma branca em cima, uma verde e uma cor de rosa na base. Pedindo a força viva de Oxóssi e Jurema para abertura de caminhos, prosperidade e saúde e principalmente crescimento espiritual e material.

Se puderem, oferendem Oxóssi na mata com sete frutas diferentes, sete sementes, e sete raízes, três velas verdes, três velas cor de rosa, uma vela branca, flores do campo, suco de milho com cerveja branca, um pedaço pequeno de fumo de corda e farinha de milho. Se quiser, coloque em torno de uma moranga levemente cozida, aberta e regada de mel, isso mesmo, podemos sim oferendar Oxóssi com mel!

Leve no ato da oferenda, um ou mais vasos com flores, peça que seja abençoado pelo sagrado pai Oxóssi, seu poder divino e suas forças naturais, e traga para sua casa. Leve frutas a mais também para trazer de volta.

Vale lembrar que os medos do dia a dia, a preocupação com o futuro, o transito infernal, as dificuldades financeiras e de relacionamento, tomam o tamanho e a proporção que damos a eles.

Potencialize os sentidos positivos. O mesmo trabalho que seus mentores espirituais tem para lhe indicar um bom caminho, é o dos obsessores para lhe tirar dele. Dê atenção a quem pode te ajudar a evoluir, dê valor aos bons pensamento e boas intuições.

Ofereça o que há de melhor em você. Sorria, agradeça, perdoe, seja generoso na matéria e no espírito. Dôe tempo a quem precisa, doe matéria a quem precisa, limpe seu guarda roupas, descarte o que você não precisa mais. Renove. Ouse. Seja feliz.

Falando em ousadia, vou eleger uma erva para o ano de 2011.

É o Abre Caminhoo (Lygodium volubile Sw).

Essa poderosa erva trepadeira, é nativa e muito abundante na mata atlântica e faz jus ao nome popular: abre caminho.

Entendemos “abrir caminhos” como melhorar o astral a ponto de aproveitar as oportunidades que acontecem e, às vezes estamos tão envolvidos com os problemas cotidianos que não as percebemos. Literalmente atrair a boa sorte.

Melhora o ânimo para a solução das dificuldades do dia a dia. Um verdadeiro levantador de astral.

Pela sua capacidade expansora, também é usado na cabeça, na forma de “corôa”, para iniciação (coroação) de médiuns.

Os nomes chamados genéricos – abre caminho, abre tudo, quebra demanda, etc., vem sendo usados há muito tempo como forma de definir energeticamente o padrão de funcionamento de uma erva. Deve-se tomar cuidado com a definição da erva a ser usada e sua procedência para não sermos enganados por pessoas mal intencionadas que só procuram comercializar alguns “matos” sem critério.

Sinônimos populares: samambaia abre caminho

Indicações ritualísticas: Como o nome diz, uma excelente abridora de caminhos.

Ação (verbos): abrir, motivar, expandir, direcionar, habilitar

Cor energética: verde claro

Orixás principais: Oxóssi e Ogum

È isso ai turminha, muito obrigado por mais um ano, muito obrigado por tudo.

Bençãos de Mamãe Jurema em nosas vidas!

Feliz 2011 a Todos com muitas ervas e conhecimento!

Adriano Camargo – O Erveiro da Jurema

(11) 4177-1178

www.erveiro.blogspot.com

RELACIONAMENTOS CÁRMICOS

Relacionamentos cármicos



Todos os relacionamentos proporcionam oportunidades para o desenvolvimento

pessoal. Eles oferecem os obstáculos e as recompensas, os altos e os

baixos, a experiência da participação pessoal que nos mostra como nos

conflitamos com nossa filosofia de vida quando temos de viver aquilo

que pregamos.



Quando há carma envolvido, tendemos a sentir uma falta de controle sobre o modo de reagir a esses eventos. Uma pessoa pode ver-se atuando

em desacordo com a própria índole quando está pondo em ação e

corrigindo certas qualidades de uma vida pregressa relacionadas com uma

personalidade com a qual já não está conscientemente familiarizada.

Carmicamente, essas qualidades devem ser desenvolvidas para que o

indivíduo aprimore o seu contato com a vida presente.

O relacionamento cármico assume o tom de cada indivíduo, ao passo que desfaz as ilusões do outro. Mediante esse processo, alcança-se uma nova

consciência, e um senso de leveza e liberdade pode ser experimentado à

medida que o ônus do peso cármico é aliviado. É interessante que, em

geral, o modelo cármico só é compreendido com clareza, depois que se

aprendeu uma lição!



Um indivíduo pode lutar com dificuldades num relacionamento durante meses ou anos sem sequer compreender a natureza dessa luta. Só quando a

dificuldade subjacente vem à superfície e é resolvida é que o ônus

cármico efetivamente se dissolve. A recompensa para esse trabalho duro

é a compreensão, e ela vem depois que entendemos o elo que interliga o

resíduo da vida passada e o agora.



O carma tende a exprimir-se através de uma enfiada de experiências semelhantes que se manifestam num período de anos. Quando estabelecemos

um relacionamento, geralmente é porque inconscientemente vemos algo no

outro indivíduo que pode nos ajudar a resolver um problema cármico. Em

outras palavras, atraímos quem necessitamos, numa época da vida em que

estamos prontos para compreender. Assim, o antigo adágio "quando o

aluno está pronto, o mestre aparece" é realmente o tom característico

da razão e do modo como ocorrem os relacionamentos cármicos.



Todos os relacionamentos contêm um potencial para o desenvolvimento espiritual. Esteja ou não o carma envolvido, há oportunidade para cada

pessoa experimentar um relacionamento espiritual. A corrente de cada

vida pode dar muitas voltas, mas está sempre fluindo. Em alguns pontos,

a água é mais profunda; em outros ela é rasa. Por vezes, a água é

escura; outras vezes, sua claridade é como as profundezas da própria

alma pura. A água não pensa no que possa ganhar ou perder enquanto

nutre o solo; ela simplesmente está lá.



Se pudermos aprender a nutrir os outros em vez de apenas apegar-nos a nós mesmos, poderemos navegar sobre o carma em vez de naufragar sobre

ele. Sempre que o rio da vida muda de direção, também o barco do carma

o fará; nunca lutando contra a correnteza, mas fluindo com ela rumo a

seu destino eterno.



Publicado por Sandra matarazo.

LIÇÃO DE ANO NOVO

Aprendemos que, por pior que seja um problema ou situação, sempre existe uma saída.

Aprendemos que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.

Aprendemos que perdemos tempo nos preocupando com fatos que muitas vezes só existem na nossa mente.

Aprendemos que é necessário um dia de chuva para darmos valor ao Sol, mas se ficarmos expostos muito tempo, o Sol queima.

Aprendemos que heróis não são aqueles que realizam obras notáveis, mas os que fizeram o que foi necessário e assumiram as conseqüências dos seus atos.

Aprendemos que, não importa em quantos pedaços nosso coração está partido, o mundo não pára para que nós o consertemos.

Aprendemos que, ao invés de ficar esperando alguém nos trazer flores, é melhor plantar um jardim.

Aprendemos que amar não significa transferir aos outros a responsabilidade de nos fazer felizes. Cabe a nós a tarefa de apostar nos nossos talentos e realizar os nossos sonhos.

Aprendemos que o que faz diferença não é o que temos na vida, mas QUEM nós temos. E que boa família são os amigos que escolhemos.

Aprendemos que as pessoas mais queridas podem às vezes nos ferir. E talvez não nos amem tanto quanto nós gostaríamos, o que não significa que não amem muito, talvez seja o máximo que conseguem. Isso é o mais importante.

Aprendemos que toda mudança inicia um ciclo de construção, se você não esquecer de deixar a porta aberta.

Aprendemos que o tempo é precioso e não volta atrás. Por isso, não vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena é construir o futuro.

O nosso futuro ainda está por vir.

Então aprendemos que devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos.

BOM ANO 2011!!!

Amigos
Se me permitem, gostaria de deixar aqui a minha experiência com vocês neste ano que findou.
Quando o Alê me convidou para trabalhar com a Egrégora do Mente e Equilíbrio, no envio de Reiki à distância, juntando as minhas vibrações aos trabalhos de cura interdimensional, aceitei de bom grado, e em boa hora, pois passei por experiências maravilhosas, que foram novidade para mim.
Como já devem saber, tive um percurso de mais de 20 anos no kardecismo, chegando a altura de ampliar os horizontes, onde descobri, entre outras, a minha ligação com a Umbanda, Ciganos, extras, etc.... o que me veio realizar ainda mais, pois comecei a sentir-me galática, universal, uma vez que amo a todos Eles....
E gostei muito, pois senti afinidade, com o trabalho realizado, com as pessoas do Grupo e principalmente da Egrégora...
Acredito no vosso trabalho, no vosso esforço, pois acho que há união entre vós, o que não só é importante como INDISPENSÁVEL.
Desejo sinceramente que no novo ano continuem o vosso lindo trabalho, que sei inclui assistência aos animais e pessoas carenciadas, pedindo aos Mentores Espirituais da Luz e do amor que vos cubra de bençãos e Luzes e vos ajude também na nossa vida pessoal.
Namastê
Fernanda Botelho