21/01/2010

ORIXÁS DE CABEÇA;ENTENDA. UM POUCO MAIS..

Subject: GRUPO POVO DE ARUANDA Orixá de cabeça



Orixá de cabeça, como entender?



* "Sabemos que no Candomblé o Orixá pode ser identificado pelo jogo

de búzios, o sistema então se dá por jogo divinatório e às vezes é

necessário que mais de uma pessoa para confirmar, portanto o jogo

justifica-se por si mesmo. Já na Umbanda de uma forma geral, o Orixá

geralmente é identificado pelo dia da semana o indivíduo nasceu e na Umbanda

Esotérica pela Astrologia. Como explicar os fundamentos de possibilidade

para que isto possa ser possível? Outra questão, qual a utilidade do Jogo de

Búzios na Umbanda e se por exemplo , o indíviduo nasceu no dia x ou no signo

Y por isto é filho deste ou daquele Orixá, mas no Búzios "grita" outro

Orixá. Como isto pode ser resolvido?"*



Nem todos estão certos...: Quando do início da vivência na Umbanda,

lembro-me da Yalorixá que me iniciou nos primeiros passos, orientou-me a que

visitasse três Babalawo conhecidos na cidade em que residia, para confirmar

o meu "Pai de Cabeça"... Passadas três semanas, conversando com ela, trouxe

a dúvida: "Cada um havia identificado um". Ela não teve dúvida, pegou uma

tábua e a Pemba e disse, já que é assim, Ele vai se identificar... Cantou

vários pontos e o Caboclo riscou seu Ponto. Passados alguns instantes, sem

pontos cantados, veio o "Preto- Velho" e riscou o seu. Nenhum dos três havia

identificado o Caboclo que "tem" o meu Ori. O que chegou mais próximo,

afirmava que via um Caboclo de Oxossi, descrevendo-o com penachos

(irradiações da cabeça) na cor verde.

Temos de ter em mente que os Oráculos têm a sua serventia e os seus

momentos adequados de uso, conforme prescrevem as Tradições dos quais são

oriundos. Por sua vez, temos que ter em mente, também, que nem tudo deve ser

levado ao pé da letra, pois as vezes nos esquecemos que estamos numa outra

época, noutra realidade, enfim, onde muitas coisas que acontecem hoje, não

aconteciam no passado, com tanta freqüência, como exemplo, o exercício da

própria mediunidade.

O Oráculo é um instrumento catalizador, onde o operador o utiliza

para estímulo de sua sensibilidade. No nosso caso, a Umbanda, encontramos

mais comumente, quatro Oráculos: O Ifá, o Opele-Ifá (que na realidade é um

instrumento do Ifá mais simplificado), o Búzios e o Tarô (alguns até de

origem duvidosa).

Gostaria de fazer algumas observações. Vamos filosofar...

Em primeiro lugar, é necessário saber que Orixá você quer saber. Há

de considerar, que os seres, têm uma origem espiritual no Cosmos.

Certamente, todos nós, encarnados e desencarnados, temos uma ligação com a

Coroa Divina, que poderá ser traduzida por Orixalá, Ogum, Oxossi, Xangô,

Yorimá, Yori e Yemanjá, que estão nos "7 Céus" da Espirittualidade: Tembetá,

Humaitá, Juremá, Yacutá, Yoimá, Yoriá e Ynaiá, respectivamente. Assim, por

exemplo, parto da premissa de que eu, em minha essência, sou um das Sete

Vibrações Originais. Por outro lado, desde o início remoto das minhas

reencarnações (tem lugares que afirmam que os atuais habitantes do planeta,

estariam em torno da 1100º , no momento- ?!?) para o meu resgate e

aperfeiçoamento, vamos dizer que, necessitaria reaprender, fixar e praticar

os atributos destas Vibrações Originais (Orixás), assim, a cada encarnação

eu "venho" numa condição, até a conclusão do objetivo original espiritual.

Nesta encarnação, "eu sou um Yori (atributo = entendimento), que poderá ser

ou não a minha Vibração Original Causal ou seja, aquela que carrego desde a

Gênesis dos Tempos. Então, para sabermos o motivo pelo qual estamos aqui,

precisamos saber o que precisamos desenvolver e aplicar.

Em segundo lugar, não é a hora, o dia, o mês e o ano que

identificam o seu "Ori", pois a nossa referência de tempo e espaço, é

relativa, pois por acaso estamos habitando um planeta que leva 24 horas para

o movimento de rotação e 365 dias para o de translação. O que determina o

nosso Ori, são as condições físicas do Cosmos no exato momento em que você

dá o primeiro hausto (respiração ao nascer). Afinal, todas as coisas no

universo que "conhecemos" está em afinidade e equilíbrio. Assim, para você

nascer sob uma determinada condição, tudo já fora preparado para que

acontecesse àquela hora exata. Entretanto, considerando a relatividade em

que vivemos, posso me utilizar do conhecimento humano através dos séculos

para ter a minha referência (local) de como o universo estava naquele

momento em que nasci, por isto, usam-se também a astrologia na Umbanda.

Em terceiro lugar, sou um ser espiritual que veio se aperfeiçoar e

trazer algum sentido nesta jornada. Assim, "antes de vir", a "Equipe Astral"

a que estou vinculado, algumas Entidades Espirituais aceitaram compartilhar

a minha missão. Assim, a "Força Tarefa", constituída de Seres Espirituais de

diversas especialidades, vieram juntos: o "Chefe", nesta jornada, é um

"Preto-Velho" (Yorimá), que poderia ser denominado de Mentor Espiritual que

me assiste, que poderia ser confundido como o "Pai de Cabeça"; o "Protetor",

o "Caboclo" é de Xangô, que poderia ser denominado de "Frente" (por isso

disse acima que um dos Babalawo chegou mais próximo!); etc...

Assim, se o indivíduo nasceu no dia x ou no signo Y por isto é

filho deste ou daquele Orixá mas se ele joga os Búzios e "grita" outro

Orixá, creio que está respondida a sua questão. Não confundir Vibração

Original (Essência do Ser), com Orixá ou Entidade que o acompanha na sua

jornada.



FONTE;grupo yahoo/casa de umbanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário do texto lido..