Subject: GRUPO POVO DE ARUANDA Orixá de cabeça
Orixá de cabeça, como entender?
* "Sabemos que no Candomblé o Orixá pode ser identificado pelo jogo
de búzios, o sistema então se dá por jogo divinatório e às vezes é
necessário que mais de uma pessoa para confirmar, portanto o jogo
justifica-se por si mesmo. Já na Umbanda de uma forma geral, o Orixá
geralmente é identificado pelo dia da semana o indivíduo nasceu e na Umbanda
Esotérica pela Astrologia. Como explicar os fundamentos de possibilidade
para que isto possa ser possível? Outra questão, qual a utilidade do Jogo de
Búzios na Umbanda e se por exemplo , o indíviduo nasceu no dia x ou no signo
Y por isto é filho deste ou daquele Orixá, mas no Búzios "grita" outro
Orixá. Como isto pode ser resolvido?"*
Nem todos estão certos...: Quando do início da vivência na Umbanda,
lembro-me da Yalorixá que me iniciou nos primeiros passos, orientou-me a que
visitasse três Babalawo conhecidos na cidade em que residia, para confirmar
o meu "Pai de Cabeça"... Passadas três semanas, conversando com ela, trouxe
a dúvida: "Cada um havia identificado um". Ela não teve dúvida, pegou uma
tábua e a Pemba e disse, já que é assim, Ele vai se identificar... Cantou
vários pontos e o Caboclo riscou seu Ponto. Passados alguns instantes, sem
pontos cantados, veio o "Preto- Velho" e riscou o seu. Nenhum dos três havia
identificado o Caboclo que "tem" o meu Ori. O que chegou mais próximo,
afirmava que via um Caboclo de Oxossi, descrevendo-o com penachos
(irradiações da cabeça) na cor verde.
Temos de ter em mente que os Oráculos têm a sua serventia e os seus
momentos adequados de uso, conforme prescrevem as Tradições dos quais são
oriundos. Por sua vez, temos que ter em mente, também, que nem tudo deve ser
levado ao pé da letra, pois as vezes nos esquecemos que estamos numa outra
época, noutra realidade, enfim, onde muitas coisas que acontecem hoje, não
aconteciam no passado, com tanta freqüência, como exemplo, o exercício da
própria mediunidade.
O Oráculo é um instrumento catalizador, onde o operador o utiliza
para estímulo de sua sensibilidade. No nosso caso, a Umbanda, encontramos
mais comumente, quatro Oráculos: O Ifá, o Opele-Ifá (que na realidade é um
instrumento do Ifá mais simplificado), o Búzios e o Tarô (alguns até de
origem duvidosa).
Gostaria de fazer algumas observações. Vamos filosofar...
Em primeiro lugar, é necessário saber que Orixá você quer saber. Há
de considerar, que os seres, têm uma origem espiritual no Cosmos.
Certamente, todos nós, encarnados e desencarnados, temos uma ligação com a
Coroa Divina, que poderá ser traduzida por Orixalá, Ogum, Oxossi, Xangô,
Yorimá, Yori e Yemanjá, que estão nos "7 Céus" da Espirittualidade: Tembetá,
Humaitá, Juremá, Yacutá, Yoimá, Yoriá e Ynaiá, respectivamente. Assim, por
exemplo, parto da premissa de que eu, em minha essência, sou um das Sete
Vibrações Originais. Por outro lado, desde o início remoto das minhas
reencarnações (tem lugares que afirmam que os atuais habitantes do planeta,
estariam em torno da 1100º , no momento- ?!?) para o meu resgate e
aperfeiçoamento, vamos dizer que, necessitaria reaprender, fixar e praticar
os atributos destas Vibrações Originais (Orixás), assim, a cada encarnação
eu "venho" numa condição, até a conclusão do objetivo original espiritual.
Nesta encarnação, "eu sou um Yori (atributo = entendimento), que poderá ser
ou não a minha Vibração Original Causal ou seja, aquela que carrego desde a
Gênesis dos Tempos. Então, para sabermos o motivo pelo qual estamos aqui,
precisamos saber o que precisamos desenvolver e aplicar.
Em segundo lugar, não é a hora, o dia, o mês e o ano que
identificam o seu "Ori", pois a nossa referência de tempo e espaço, é
relativa, pois por acaso estamos habitando um planeta que leva 24 horas para
o movimento de rotação e 365 dias para o de translação. O que determina o
nosso Ori, são as condições físicas do Cosmos no exato momento em que você
dá o primeiro hausto (respiração ao nascer). Afinal, todas as coisas no
universo que "conhecemos" está em afinidade e equilíbrio. Assim, para você
nascer sob uma determinada condição, tudo já fora preparado para que
acontecesse àquela hora exata. Entretanto, considerando a relatividade em
que vivemos, posso me utilizar do conhecimento humano através dos séculos
para ter a minha referência (local) de como o universo estava naquele
momento em que nasci, por isto, usam-se também a astrologia na Umbanda.
Em terceiro lugar, sou um ser espiritual que veio se aperfeiçoar e
trazer algum sentido nesta jornada. Assim, "antes de vir", a "Equipe Astral"
a que estou vinculado, algumas Entidades Espirituais aceitaram compartilhar
a minha missão. Assim, a "Força Tarefa", constituída de Seres Espirituais de
diversas especialidades, vieram juntos: o "Chefe", nesta jornada, é um
"Preto-Velho" (Yorimá), que poderia ser denominado de Mentor Espiritual que
me assiste, que poderia ser confundido como o "Pai de Cabeça"; o "Protetor",
o "Caboclo" é de Xangô, que poderia ser denominado de "Frente" (por isso
disse acima que um dos Babalawo chegou mais próximo!); etc...
Assim, se o indivíduo nasceu no dia x ou no signo Y por isto é
filho deste ou daquele Orixá mas se ele joga os Búzios e "grita" outro
Orixá, creio que está respondida a sua questão. Não confundir Vibração
Original (Essência do Ser), com Orixá ou Entidade que o acompanha na sua
jornada.
FONTE;grupo yahoo/casa de umbanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu comentário do texto lido..