O ego é aquela parte em nós que se alimenta de elogios, elogios e sucesso. Quando vivemos no ego estamos inevitavelmente sujeitos a sentimentos de superioridade / inferioridade, orgulho e inutilidade, o sucesso e o fracasso.
Se quisermos evitar estas emoções negativas é preciso transcender o ego.
Se pudermos transcender o ego, vamos descobrir que as pessoas são mais atraídas instintivamente por nós, apesar de já não estarmos tentando impressionar.
Pode parecer um grande paradoxo, contudo, limitar o papel do nosso ego pode fazer uma diferença radical em nossas vidas.
Estes são alguns fatores que podem reduzir o poder do Ego.
1. NÃO TENTE IMPRESSIONAR.
Não fale sobre suas próprias realizações. Não mencione nomes de pessoas importantes que já conheceu. Evite forçar suas realizações e sucesso na conversa. Se tiver sido bem sucedido em acumular riqueza, tente fiquer quieto sobre isso. Todos estes fatores podem impressionar o seu próprio ego, mas, você pode garantir que vai ter pouco impacto sobre as outras pessoas.
2. ESTEJA CIENTE DO FALSO PUDOR.
Às vezes, quando nós dizemos. "Oh Não há esperança para mim". Na verdade o que estamos querendo é que as pessoas respondam. '”Imagina, claro que há”!
Humildade significa não ter orgulho excessivo em nossas realizações, mas também significa não exagerar as nossas falhas, na esperança de ganhar a simpatia.
3. CUIDADO COM OS ELOGIOS
Precisamos ser cuidadosos sobre o recebimento de elogios, de certa forma isto pode ser tão difícil como receber críticas. O problema é que o ego gosta de receber elogios e por isso pode facilmente se tornar viciado em ser elogiado.
Não procure por pessoas que estão ansiosas para nos lisonjear, pois isto é apenas alimentar o ego. Também, seja cauteloso quando estiver elogiando outras pessoas na esperança de que eles vão devolver o elogio.
4. NÃO USE RELIGIÃO/ESPIRITUALIDADE PARA IMPRESSIONAR.
É um erro achar que a prática de uma religião/caminho espiritual nos dá uma superioridade moral sobre as outras pessoas. Se sentirmos qualquer superioridade estamos perdendo todo o sentido da espiritualidade.
A espiritualidade não é um sentimento de unidade de provar que um caminho é melhor do que outros. Isso pode ser um dos tipos mais insidiosos de ego.
Isto é porque quando nós envolvemos o ego em um sentimento de superioridade moral, podemos facilmente nos iludir e pensar que estamos reduzindo o ego, quando na verdade estamos fortalecendo-o.
5. ESTEJA CIENTE DO EGO PRORROGADO.
Ego, não é apenas sobre o sentimento de sermos melhores do que outros. Nosso ego também pode ser expressado através do sentimento nacional/ religioso. Quando sentimos um orgulho ou superioridade em nossa religião/ nação, ainda há o mesmo problema de ego, mas é expressado através de um sentido mais amplo da realidade. Esse sentimento de superioridade/orgulho é tão prejudicial como se fosse contido a nós mesmos. No entanto, podemos sentir que porque ele não está diretamente relacionado a nós mesmos, de alguma forma não há ego envolvido.
6. NÃO FALE MAL DOS OUTROS.
Muitas vezes, quando falamos mal dos outros, há uma tentativa sutil de nos fazer aparentar melhor. Nós não podemos dizer aquilo explicitamente, mas, quando nos apontam para deficiências de alguém significa que nós não temos aquilo, e por isso estamos muito melhor do que eles.
O importante aqui é o motivo. Esteja bem vigilante, Qual é a sua motivação interna para criticar alguém? Se é para fazer você se sentir/aparentar melhor, tenha muito cuidado.
A ironia, claro, é que quando criticamos alguém, muitas vezes temos as imperfeições nós mesmos, mas é que é simplesmente mais fácil vê-los em outras pessoas.
7. QUAL É A SUA MOTIVAÇÃO PARA FAZER ALGO?
Se ninguém soubesse que foi você quem fez, você ainda iria fazer a ação com a mesma intensidade? Você pode trabalhar sem esperar recompensa e elogio?
Se você puder fazer as coisas desinteressadamente com nenhum desejo para as pessoas descobrir, este é um sinal de que você não dá importância para o ego. Se você só fizer as coisas na esperança de louvor, então você está trabalhando para satisfazer o ego. Se você realmente trabalhar desinteressadamente, em algum momento, seus esforços receberão um reconhecimento muito maior porque as pessoas virão também o valor da motivação altruísta por trás da ação. Experimente fazer algumas coisas, mas não deixe que ninguém saiba sobre isso. No Novo Testamento, é isso que Jesus quis dizer quando afirmou. "E com você mão esquerda”.
8. NÃO DEPENDA DA SUA APARÊNCIA FÍSICA PARA IMPRESSIONAR.
Se você confiar em sua beleza física para impressionar, isto está definitivamente vindo do ego. Não quer dizer ver a beleza como uma coisa ruim, longe disso. Mas, a verdadeira beleza é agravada pela modéstia e ausência do ego.
Evite pagar juros excessivos para a sua aparência física.
Para reduzir o nosso ego, temos de dar grande importância aos nossos pensamentos e motivação por trás de nossas ações. Temos que ser muito rigorosos com nós mesmos e descobrir o porque que estamos fazendo algo. Para reduzir o ego, requer uma grande vigilância, é preciso refletir sobre cada ação e motivação. No entanto, reduzir a influência do ego, é de grande valor, é a chave para atingir uma sensação de paz interior.
++++++++
Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu comentário do texto lido..