18/07/2013

O valor da vida

O VALOR DA VIDA

Uma pessoa procura um guru indiano e lhe faz a seguinte pergunta:

- Guruji, eu perdi todos os meus bens num incêndio que destruiu minha residência. Por que a vida me fez perder tudo o que eu tinha?

O guru respondeu:

- Para você aprender a valorizar o que você é em essência, e não suas posses. As pessoas perdem as coisas geralmente para que possam aprender o valor do ser e não do ter.

Uma semana depois outra pessoa procura o guru e diz:

- Senhor, perdi meus pais e meu irmão numa batalha entre as cidades. Por que as pessoas precisam guerrear umas com as outras?

- As pessoas fazem a guerra e sofrem seus efeitos para descobrir o valor da paz e da convivência pacífica, respondeu o guru. Enquanto o ser humano não compreender a importância da paz, as guerras continuarão assolando nosso mundo.

Duas semanas depois, outra pessoa foi conversar com o guru, e lhe contou:

- Mestre, estou sofrendo de uma grave doença, que os médicos dizem não haver cura. Estou arrasado com isso. Por que preciso passar por essa enfermidade?

- Para aprender o valor da saúde. O ser humano precisa atravessar a dura provação das doenças para saber aproveitar as fases de sua existência em que goza de bem estar e de uma condição saudável, respondeu o guru.

Após ter se passado um mês depois, um homem procura o guru e pergunta:

- Grande Sábio! Dizem que peguei uma doença incurável e tenho poucos dias de vida. Vou morrer em breve e estou sofrendo muito por isso. Por que eu e outras pessoas precisamos morrer dessa forma?

- As pessoas constantemente ficam na iminência da morte para aprenderem o valor da vida. A vida é a dádiva mais preciosa que os seres dispõem. Com a expectativa da morte, todos passam a valorizar mais a própria vida. Se não houvesse a morte, as pessoas não iriam respeitar e nem valorizar o caráter sagrado da vida.

Um discípulo do guru acompanhou todas as pessoas que no último mês procuraram sua ajuda e que obtiveram respostas parecidas. O discípulo achou muito procedente todos aqueles ensinamentos, e por isso perguntou ao mestre se ele poderia resumir tudo o que foi dito dentro de uma lei universal comum, e de simples assimilação.

O Mestre respondeu:

- Claro. Isso é bem simples... Para se compreender o valor da saúde, precisamos passar pela doença. Para se compreender o valor das coisas, é necessário que elas sejam retiradas de nós. Para se compreender o valor da conquista, é necessário muito esforço para alcança-las. Para se compreender o valor da luz, é necessário atravessar a densa escuridão. Para se compreender o valor do bem, é necessário experimentar intensamente o mal. E, finalmente, para se compreender a dádiva sagrada da vida é necessário que as pessoas passem pelo vale sombrio da morte. O ser humano precisa passar pela árdua e severa perda para dar valor ao que realmente é importante na vida. Toda perda exterior implica num ganho interior, e este sim, se fixa em nossa consciência e torna inerente ao nosso espírito.

Autor: Hugo Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário do texto lido..