AMADOS,PAZ..
Estamos aqui todos neste exato momento a espera do inicio do nosso I encontro nova era que dará inicio as novas energias.
Todos alegres de roupas coloridas e claras com frutas e um sorriso no lábio preparam para entrar num ritual de amor e compaixão para novas energias que vão estabelecer nossos passos para os próximos 2 anos e meio.
Hj é o primeiro dos 28 encontros que serão realizados aqui no nosso espaço até 2012,a era do equilibrio e da força interios reciclada e estabelecida.
São exatamente 19:22 do dia 31 de Julho e em breve volto aqui para postar um momento único que estar por vim nas próximas horas.
Por algum motivo vc não está aqui vibre paz e muita luz nas próximas horas e dias.
Aproveite essa energia do hj e limpe todas as influencias dos antepassados que ainda não nos permiti evoluir.
Abraços de paz e muita luz
ALESSANDRO ALVES.
31/07/2010
30/07/2010
ORAÇÃO ROSA CRUZ...
Não Te pedimos mais luz, oh Deus;
Senão olhos para ver a Luz que já existe.
Não Te pedimos canções mais doces,
Senão ouvidos para ouvir as presentes melodias.
Não Te pedimos mais força,
Senão o modo de usar o poder que já possuímos.
Não mais Amor, senão habilidade,
Para transformar a cólera em ternura.
Não mais alegria, senão como sentir
Mais próxima essa inefável presença,
Para dar aos outros tudo o que já temos
De entusiasmo e de coragem.
Não Te pedimos mais dons, amado Deus,
Mas apenas senso para perceber
E melhor usar os dons preciosos
Que já recebemos de Ti.
Faze que dominemos todos os temores,
Que conheçamos todas as santas alegrias,
Para que sejamos os amigos que desejamos ser,
Para transmitir a Verdade que conhecemos.
Para que amemos a pureza,
Para que busquemos o Bem,
E, com todo o nosso poder, possamos elevar, a
Todas as Almas, chispas do mesmo fogo divino,
A fim de que vivam em Harmonia e
Na Luz de uma Perfeita Liberdade.
ASSIM SEJA!
Senão olhos para ver a Luz que já existe.
Não Te pedimos canções mais doces,
Senão ouvidos para ouvir as presentes melodias.
Não Te pedimos mais força,
Senão o modo de usar o poder que já possuímos.
Não mais Amor, senão habilidade,
Para transformar a cólera em ternura.
Não mais alegria, senão como sentir
Mais próxima essa inefável presença,
Para dar aos outros tudo o que já temos
De entusiasmo e de coragem.
Não Te pedimos mais dons, amado Deus,
Mas apenas senso para perceber
E melhor usar os dons preciosos
Que já recebemos de Ti.
Faze que dominemos todos os temores,
Que conheçamos todas as santas alegrias,
Para que sejamos os amigos que desejamos ser,
Para transmitir a Verdade que conhecemos.
Para que amemos a pureza,
Para que busquemos o Bem,
E, com todo o nosso poder, possamos elevar, a
Todas as Almas, chispas do mesmo fogo divino,
A fim de que vivam em Harmonia e
Na Luz de uma Perfeita Liberdade.
ASSIM SEJA!
FÉ E SIMPATIAS...
FÉ E SIMPATIAS
Há certos momentos em que o problema é complicado que se torna difícil de entendê-lo. Sabemos que alguma coisa está acontecendo conosco ou ao nosso redor, mas não conseguimos identificar exatamente o que é.
Pode ser uma sensação, a impressão de que esquecemos algo, de que fizemos alguma coisa errada, de que estamos sendo observados. Esses sintomas evoluem até coisas que normalmente apareceriam absurdas, como ouvirmos alguém nos chamar ou vermos nitidamente o vulto de uma pessoa passando mas não há mais ninguém, ali, além de você.
Há coisas inesperadas, como ter vontade de chorar ou de gritar ou de fazer alguma coisa totalmente absurda. Isso não é novo e sempre aconteceu em todos os tempos. Tanto é que existem simpatias para esse fim, dos casos mais simples aos mais complexos. A palavra ‘simpatia’ vem do grego = "sentir juntos o mesmo". Parte fundamental da medicina popular, as simpatias vem de tempos remotos. Esta prática parece ter vindo do antigo Egito. E aqui no Brasil já estava muito ligada nos rituais de cura dos Índios. A própria palavra simpatia já sugere um coisa que não se explica.
Todas elas trazem consigo a marca da fé, requisito indispensável para que tudo que desejamos dê certo. Querer uma coisa de verdade é metade do caminho andado. Temos que nos convencer de que, querendo, podemos ter aquilo ou podemos nos livrar de algo que nos incomoda ou aborrece.
Veja algumas simpatias a seguir, usadas para fechar o corpo ou simplesmente se defender dos inimigos ocultos. Pode ser que uma delas seja aquela resposta que você andava procurando para seu problema, caso ele exista.
PARA SE PROTEGER DOS INIMIGOS
Por mais que você seja uma pessoa boa, que não prejudique ninguém, existem sempre os inimigos, aquelas pessoas que não suportam ver você feliz, de bem com a vida. Estas pessoas adoram lançar sobre você muita inveja e isso pode prejudicar sua vida.
Se você tem algum inimigo, faça esta simpatia e você estará protegido deles.
Numa sexta-feira, vá até uma igreja levando um maço de velas e uma rosa branca. Acenda as velas no altar do seu santo protetor e coloque a rosa nos pés da imagem. Em seguida reze dez Pai Nosso e dez Ave Maria, pedindo proteção e pedindo que seu santo protetor afaste qualquer problema com seus inimigos. Faca isso uma vez por semana, durante um mês e você estará protegido contra todos os inimigos.
PARA FECHAR O CORPO CONTRA BRUXARIA
Para afastar algum bruxedo que lançaram sobre você, faça a simpatia do fumo de corda. Pegue três pequenos pedaços de fumo de corda e três dentes de alho socados. Desmanche tudo dentro de um recipiente com água fervente e deixe tudo lá por sete dias. Após esses sete dias, coe num pano jogue á água no portão de sua casa. Os restos, embrulhados no pano, devem ser enterrados no seu quintal. Por cima jogue um pouco de cimento para que ninguém mexa. Ao fazer isso, diga o seguinte:
— "A bruxaria nunca me derrubará, pois a terra me protegerá."
Para ajudar mais ainda, é muito bom ter sempre, dentro de casa, um vaso com arruda ou rosa, pois essas plantas evitam vários tipos de problemas como esses.
PARA FECHAR O CORPO
Esta simpatia é para você fechar seu corpo contra a inveja, olho gordo, tentações malignas e outras coisas que possam afetar sua vida ou prejudicá-la. É fácil.
Pegue uma gravata e dê um nó nela. Ao fazê-lo, diga assim:
— "Com este nó, meu corpo sempre estará fechado contra os perigos da vida."
Em seguida rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria. Deixar a gravata pendurada na cabeceira de sua cama, com o nó.
PARA FECHAR O CORPO DE UMA MULHER
As mulheres são sempre as maiores vítimas da inveja, da cobiça e estão sempre mais expostas aos males e às cargas negativas. Para se proteger, o segredo é fechar o corpo. Para fechar o corpo contra esses perigos, basta fazer corretamente esta simpatia.
Comprar um rosário, pedir para um padre benzê-lo e andar sempre com ele na bolsa, no bolso ou outro lugar que ele esteja sempre ao alcance. Sempre que sentir que algo está querendo prejudicá-la, segurar firme esse rosário e rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria.
Ao sair de casa, sempre fazer o sinal da cruz com o rosário na mão.
PARA FECHAR O CORPO (simpatia cigana)
Os ciganos quando se sentem ameaçados por energias invasoras negativas e pensamentos destrutivos enviados por algum inimigo, ou mesmo captados casualmente no ambiente, sabem bem como agir para fechar o corpo e escapar a essas vibrações inferiores que só prejudicam as pessoas.
O gesto varia conforme a posição, o momento e o lugar que a pessoa se encontra. A simpatia pode ser usada em qualquer situação que você se sinta ameaçado ou correndo qualquer tipo de perigo.
Se estiver caminhando, cruze os braços com naturalidade na altura do peito e continue caminhando. Pode crer que estará protegido. Caso esteja com as mãos ocupadas, cerre os lábios comprimindo-os um contra o outro. Se estiver sentado, cruze os braços e as pernas. Se estiver em pé e parado, faça o mesmo. Se estiver deitado, idem.
PARA AFASTAR O MAU-OLHADO
Ninguém está livre da inveja, principalmente se você tem uma casa bonita, boa saúde e uma família unida e alegre. Para evitar que a inveja se transforme em mau olhado e contamine sua casa prejudicando você e sua família, faça o seguinte:
Na primeira sexta-feira de um mês ímpar (janeiro, março, maio, julho, setembro, novembro), logo ao nascer o sol, pegue um copo branco e novo, coloque três colheres de sal grosso e encha o restante do copo com vinagre.
Em seguida, com um galho de arruda na mão direita e o copo com vinagre e sal na esquerda, faça o sinal da cruz no lado de dentro de todas as portas e janelas de sua casa, depois derrame o restante do conteúdo do copo nos quatro cantos de fora da casa pronunciando em voz alta:
"Saia mau olhado
saia logo daqui
essa casa é forte
e você não fica aqui."
Lavar o copo em água corrente, onde deverá ser atirado o galho de arruda.
PARA ANULAR MANDINGAS
A mandinga, também conhecida como catiço, feitiço, malfeito, azar, mau-olhado e outros nomes, é um mal sempre presente em nossas vidas e aumentam, quanto mais negativos nos tornamos. É como se nos tornássemos um imã que só atraísse essas tranqueiras para nossas vidas e, conseqüentemente, para o seio de nossa família.
Por isto é importante estar sempre atento e regularmente fazer uma simpatia para isto. Uma das mais conhecidas é a Simpatia do Copo Moído e é muito simples.
Em uma sexta-feira, com luz do sol ainda no céu, pegue um copo transparente sem uso, encha-a com sal grosso e vá até a correnteza de um rio ou junto ao mar. Atire o sal na água, dizendo três vezes:
"Água que desmancha o sal
Desmancha também este mal".
Feito isto, volte para casa, abra um buraco em um canto do muro ou junto de uma cerca, coloque o copo lá dentro e, com uma pedra, quebre-o até ficar bem moído. Deixe a pedra lá dentro e enterre tudo, acendendo uma vela branca sobre o local.
Recomenda-se muito cuidado com esta simpatia no momento de quebrar o copo, evitando cortar-se. Isto porque, caso um caco de vidro lhe arranque sangue, você ficará enfraquecido(a) e, através de você, a mandinga se instalará em sua família. Portanto, todo cuidado é pouco.
PARA FECHAR O CORPO
Coloque dentro de uma bacia com água três raminhos de manjericão, três de arruda e três de alecrim e deixe em infusão durante três dias. Mergulhe seus pés durante três dias seguidos, sempre fazendo o sinal da cruz, durante uns dez minutos e dizendo sempre:
"Meu corpo está fechado para séculos sem fim. Amém".
PARA ACABAR COM A INVEJA
Pegue três dentes de alho. Morda um de cada vez, em frente da casa da pessoa e diga:
"São Cipriano assim como mordo cada dente de alho que fulano (dizer o nome da pessoa) morda toda vez a língua quando falar mal de mim."
Guardar os alhos na bolsa de seu uso, e quando eles secarem jogue-os numa esquina.
BANHO DE CHEIRO
É um banho mágico feito para quem quer se livrar de algo ruim que esteja atrapalhando sua vida. O banho de cheiro, neste caso, é feito para fechar seu corpo das maldades. Pegue 2 litros com água fervente, despeje dentro um punhado de sal grosso e 3 punhados de guiné, deixe amornar e jogue no seu corpo, começando pelo pescoço. As ervas que sobrarem, enterre num jardim. A erva Manjericão também é usada em banho para fechar o corpo contra tudo o que é ruim.
SETE REZAS MÁGICAS DE ANTIGOS FEITICEIROS
I. Pela flor que com Jesus nasceu, Pelas lágrimas de Maria Imaculada, Pela cruz em que Jesus morreu, Pela hóstia consagrada, Que me livrem dos inimigos, dos perigos, De todo mal, Aqui, Aquém, Além... Amém, Amém, Amém!
II. Sete pássaros, sete alegrias. Sete luas, sete magias. Sete anjos que me protejam, Tanto nas noites quanto nos dias; E sete estrelas me iluminem, Em nome de Jesus, José e Maria. Paz na lida, paz na guia.
III. A Cruz de Cristo, o Cálice Bento, a Hóstia consagrada Estejam comigo para que não me aconteça nada! Nada! Nenhum aborrecimento, nenhum sofrimento, nenhum mal... Nada! Nada! Nada!
IV. Na estrada de Damasco, Paulo se converteu. Na estrada de Emaús, Jesus reapareceu. Seja a paz na minha lida, na estrada da minha vida.
V. A semana tem sete dias. As sete luas têm sete magias. Sete anjos de Deus me guardem, Sete estrelas do Céu me iluminem, Sete santos me acompanhem Durante as sete noites e também nos sete dias.
VI. Preto velho de Aruanda, pelos meus caminhos anda, Para do mal me livrar. A minha Fé na Umbanda, Sempre me há de salvar.
VII. São Bento, água benta! Jesus Cristo no altar. Peço que se houver mal em meu caminho, para de mim se afastar! OM! Ou amém!
Há certos momentos em que o problema é complicado que se torna difícil de entendê-lo. Sabemos que alguma coisa está acontecendo conosco ou ao nosso redor, mas não conseguimos identificar exatamente o que é.
Pode ser uma sensação, a impressão de que esquecemos algo, de que fizemos alguma coisa errada, de que estamos sendo observados. Esses sintomas evoluem até coisas que normalmente apareceriam absurdas, como ouvirmos alguém nos chamar ou vermos nitidamente o vulto de uma pessoa passando mas não há mais ninguém, ali, além de você.
Há coisas inesperadas, como ter vontade de chorar ou de gritar ou de fazer alguma coisa totalmente absurda. Isso não é novo e sempre aconteceu em todos os tempos. Tanto é que existem simpatias para esse fim, dos casos mais simples aos mais complexos. A palavra ‘simpatia’ vem do grego = "sentir juntos o mesmo". Parte fundamental da medicina popular, as simpatias vem de tempos remotos. Esta prática parece ter vindo do antigo Egito. E aqui no Brasil já estava muito ligada nos rituais de cura dos Índios. A própria palavra simpatia já sugere um coisa que não se explica.
Todas elas trazem consigo a marca da fé, requisito indispensável para que tudo que desejamos dê certo. Querer uma coisa de verdade é metade do caminho andado. Temos que nos convencer de que, querendo, podemos ter aquilo ou podemos nos livrar de algo que nos incomoda ou aborrece.
Veja algumas simpatias a seguir, usadas para fechar o corpo ou simplesmente se defender dos inimigos ocultos. Pode ser que uma delas seja aquela resposta que você andava procurando para seu problema, caso ele exista.
PARA SE PROTEGER DOS INIMIGOS
Por mais que você seja uma pessoa boa, que não prejudique ninguém, existem sempre os inimigos, aquelas pessoas que não suportam ver você feliz, de bem com a vida. Estas pessoas adoram lançar sobre você muita inveja e isso pode prejudicar sua vida.
Se você tem algum inimigo, faça esta simpatia e você estará protegido deles.
Numa sexta-feira, vá até uma igreja levando um maço de velas e uma rosa branca. Acenda as velas no altar do seu santo protetor e coloque a rosa nos pés da imagem. Em seguida reze dez Pai Nosso e dez Ave Maria, pedindo proteção e pedindo que seu santo protetor afaste qualquer problema com seus inimigos. Faca isso uma vez por semana, durante um mês e você estará protegido contra todos os inimigos.
PARA FECHAR O CORPO CONTRA BRUXARIA
Para afastar algum bruxedo que lançaram sobre você, faça a simpatia do fumo de corda. Pegue três pequenos pedaços de fumo de corda e três dentes de alho socados. Desmanche tudo dentro de um recipiente com água fervente e deixe tudo lá por sete dias. Após esses sete dias, coe num pano jogue á água no portão de sua casa. Os restos, embrulhados no pano, devem ser enterrados no seu quintal. Por cima jogue um pouco de cimento para que ninguém mexa. Ao fazer isso, diga o seguinte:
— "A bruxaria nunca me derrubará, pois a terra me protegerá."
Para ajudar mais ainda, é muito bom ter sempre, dentro de casa, um vaso com arruda ou rosa, pois essas plantas evitam vários tipos de problemas como esses.
PARA FECHAR O CORPO
Esta simpatia é para você fechar seu corpo contra a inveja, olho gordo, tentações malignas e outras coisas que possam afetar sua vida ou prejudicá-la. É fácil.
Pegue uma gravata e dê um nó nela. Ao fazê-lo, diga assim:
— "Com este nó, meu corpo sempre estará fechado contra os perigos da vida."
Em seguida rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria. Deixar a gravata pendurada na cabeceira de sua cama, com o nó.
PARA FECHAR O CORPO DE UMA MULHER
As mulheres são sempre as maiores vítimas da inveja, da cobiça e estão sempre mais expostas aos males e às cargas negativas. Para se proteger, o segredo é fechar o corpo. Para fechar o corpo contra esses perigos, basta fazer corretamente esta simpatia.
Comprar um rosário, pedir para um padre benzê-lo e andar sempre com ele na bolsa, no bolso ou outro lugar que ele esteja sempre ao alcance. Sempre que sentir que algo está querendo prejudicá-la, segurar firme esse rosário e rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria.
Ao sair de casa, sempre fazer o sinal da cruz com o rosário na mão.
PARA FECHAR O CORPO (simpatia cigana)
Os ciganos quando se sentem ameaçados por energias invasoras negativas e pensamentos destrutivos enviados por algum inimigo, ou mesmo captados casualmente no ambiente, sabem bem como agir para fechar o corpo e escapar a essas vibrações inferiores que só prejudicam as pessoas.
O gesto varia conforme a posição, o momento e o lugar que a pessoa se encontra. A simpatia pode ser usada em qualquer situação que você se sinta ameaçado ou correndo qualquer tipo de perigo.
Se estiver caminhando, cruze os braços com naturalidade na altura do peito e continue caminhando. Pode crer que estará protegido. Caso esteja com as mãos ocupadas, cerre os lábios comprimindo-os um contra o outro. Se estiver sentado, cruze os braços e as pernas. Se estiver em pé e parado, faça o mesmo. Se estiver deitado, idem.
PARA AFASTAR O MAU-OLHADO
Ninguém está livre da inveja, principalmente se você tem uma casa bonita, boa saúde e uma família unida e alegre. Para evitar que a inveja se transforme em mau olhado e contamine sua casa prejudicando você e sua família, faça o seguinte:
Na primeira sexta-feira de um mês ímpar (janeiro, março, maio, julho, setembro, novembro), logo ao nascer o sol, pegue um copo branco e novo, coloque três colheres de sal grosso e encha o restante do copo com vinagre.
Em seguida, com um galho de arruda na mão direita e o copo com vinagre e sal na esquerda, faça o sinal da cruz no lado de dentro de todas as portas e janelas de sua casa, depois derrame o restante do conteúdo do copo nos quatro cantos de fora da casa pronunciando em voz alta:
"Saia mau olhado
saia logo daqui
essa casa é forte
e você não fica aqui."
Lavar o copo em água corrente, onde deverá ser atirado o galho de arruda.
PARA ANULAR MANDINGAS
A mandinga, também conhecida como catiço, feitiço, malfeito, azar, mau-olhado e outros nomes, é um mal sempre presente em nossas vidas e aumentam, quanto mais negativos nos tornamos. É como se nos tornássemos um imã que só atraísse essas tranqueiras para nossas vidas e, conseqüentemente, para o seio de nossa família.
Por isto é importante estar sempre atento e regularmente fazer uma simpatia para isto. Uma das mais conhecidas é a Simpatia do Copo Moído e é muito simples.
Em uma sexta-feira, com luz do sol ainda no céu, pegue um copo transparente sem uso, encha-a com sal grosso e vá até a correnteza de um rio ou junto ao mar. Atire o sal na água, dizendo três vezes:
"Água que desmancha o sal
Desmancha também este mal".
Feito isto, volte para casa, abra um buraco em um canto do muro ou junto de uma cerca, coloque o copo lá dentro e, com uma pedra, quebre-o até ficar bem moído. Deixe a pedra lá dentro e enterre tudo, acendendo uma vela branca sobre o local.
Recomenda-se muito cuidado com esta simpatia no momento de quebrar o copo, evitando cortar-se. Isto porque, caso um caco de vidro lhe arranque sangue, você ficará enfraquecido(a) e, através de você, a mandinga se instalará em sua família. Portanto, todo cuidado é pouco.
PARA FECHAR O CORPO
Coloque dentro de uma bacia com água três raminhos de manjericão, três de arruda e três de alecrim e deixe em infusão durante três dias. Mergulhe seus pés durante três dias seguidos, sempre fazendo o sinal da cruz, durante uns dez minutos e dizendo sempre:
"Meu corpo está fechado para séculos sem fim. Amém".
PARA ACABAR COM A INVEJA
Pegue três dentes de alho. Morda um de cada vez, em frente da casa da pessoa e diga:
"São Cipriano assim como mordo cada dente de alho que fulano (dizer o nome da pessoa) morda toda vez a língua quando falar mal de mim."
Guardar os alhos na bolsa de seu uso, e quando eles secarem jogue-os numa esquina.
BANHO DE CHEIRO
É um banho mágico feito para quem quer se livrar de algo ruim que esteja atrapalhando sua vida. O banho de cheiro, neste caso, é feito para fechar seu corpo das maldades. Pegue 2 litros com água fervente, despeje dentro um punhado de sal grosso e 3 punhados de guiné, deixe amornar e jogue no seu corpo, começando pelo pescoço. As ervas que sobrarem, enterre num jardim. A erva Manjericão também é usada em banho para fechar o corpo contra tudo o que é ruim.
SETE REZAS MÁGICAS DE ANTIGOS FEITICEIROS
I. Pela flor que com Jesus nasceu, Pelas lágrimas de Maria Imaculada, Pela cruz em que Jesus morreu, Pela hóstia consagrada, Que me livrem dos inimigos, dos perigos, De todo mal, Aqui, Aquém, Além... Amém, Amém, Amém!
II. Sete pássaros, sete alegrias. Sete luas, sete magias. Sete anjos que me protejam, Tanto nas noites quanto nos dias; E sete estrelas me iluminem, Em nome de Jesus, José e Maria. Paz na lida, paz na guia.
III. A Cruz de Cristo, o Cálice Bento, a Hóstia consagrada Estejam comigo para que não me aconteça nada! Nada! Nenhum aborrecimento, nenhum sofrimento, nenhum mal... Nada! Nada! Nada!
IV. Na estrada de Damasco, Paulo se converteu. Na estrada de Emaús, Jesus reapareceu. Seja a paz na minha lida, na estrada da minha vida.
V. A semana tem sete dias. As sete luas têm sete magias. Sete anjos de Deus me guardem, Sete estrelas do Céu me iluminem, Sete santos me acompanhem Durante as sete noites e também nos sete dias.
VI. Preto velho de Aruanda, pelos meus caminhos anda, Para do mal me livrar. A minha Fé na Umbanda, Sempre me há de salvar.
VII. São Bento, água benta! Jesus Cristo no altar. Peço que se houver mal em meu caminho, para de mim se afastar! OM! Ou amém!
29/07/2010
CAMINHOS DA VIDA..
Quando cortas uma flor para ti, começas a perdê-la...
porque murchará em tuas mãos e não se fará semente
para outras primaveras.
Quando aprisionas um passarinho para ti, começas a perdê-lo...
Porque não mais cantará no bosque para ti
nem criará outros passarinhos em seu ninho.
Quando guardas teu dinheiro começas a perdê-lo...
porque o dinheiro não vale por si, mas pelo o que com ele se pode fazer.
Quando não arriscas tua liberdade para tê-la, começas a perdê-la...
porque a liberdade que tens se comprova quando te atiras optando e decidindo.
Quando não deixas partir o teu filho para a vida, começas a perdê-lo...
porque nunca o verás, voltar para ti livre e maduro.
Lembre-se sempre : Não existe preço para a Liberdade , mas uma belíssima
recompensa para quem a utiliza com desprendimento de alma ...
Ter para sempre , junto à si a Fidelidade daqueles
que livres dos grilhões , se comprazem em serem seus eternos admiradores !
Quem Ama ... Liberta com a certeza da volta expontânea ao aconchego !
Aprende no caminho da vida a padadoxal lição da experiência:
Sempre ganhas o que deixas e perdes o que reténs...
Desejo-te hoje, um dia rico em serenidade,
harmonia e compreensão para libertar-se de sentimentos de posse
e que o amor seja o seu grande diferencial de vida!
porque murchará em tuas mãos e não se fará semente
para outras primaveras.
Quando aprisionas um passarinho para ti, começas a perdê-lo...
Porque não mais cantará no bosque para ti
nem criará outros passarinhos em seu ninho.
Quando guardas teu dinheiro começas a perdê-lo...
porque o dinheiro não vale por si, mas pelo o que com ele se pode fazer.
Quando não arriscas tua liberdade para tê-la, começas a perdê-la...
porque a liberdade que tens se comprova quando te atiras optando e decidindo.
Quando não deixas partir o teu filho para a vida, começas a perdê-lo...
porque nunca o verás, voltar para ti livre e maduro.
Lembre-se sempre : Não existe preço para a Liberdade , mas uma belíssima
recompensa para quem a utiliza com desprendimento de alma ...
Ter para sempre , junto à si a Fidelidade daqueles
que livres dos grilhões , se comprazem em serem seus eternos admiradores !
Quem Ama ... Liberta com a certeza da volta expontânea ao aconchego !
Aprende no caminho da vida a padadoxal lição da experiência:
Sempre ganhas o que deixas e perdes o que reténs...
Desejo-te hoje, um dia rico em serenidade,
harmonia e compreensão para libertar-se de sentimentos de posse
e que o amor seja o seu grande diferencial de vida!
I ENCONTRO NOVA ERA..-SÁBADO AS 20 HORAS..
ATENÇÃO
NÃO SERÁ PERMITIDA A ENTRADA DAS PESSOAS APÓS AS 20 HRS
Entrega das fichas a partir as 19:30
NÃO SERÁ PERMITIDA A ENTRADA DAS PESSOAS APÓS AS 20 HRS
Entrega das fichas a partir as 19:30
UMBANDA ORIENTAL KARDECISTA
AMADOS AMIGOS,LUZ!!
Ontem mais uma vez numa gira de esquerda que muitos associavam pesada e fechada,uma nova união de energias foi a profunda manifestação que todos somos um
Enquanto em um horário alternativo e mais cedo iniciavamos com a abertura,mestres orientais davam passe espiritual em todos os assistidos e médiuns.
Após pombas giras e exús atendiam o formigueiro de pessoas que vieram trocar suas energias em mais uma noite de renovação espiritual.
Ao final fomos presenteados por uma breve palestra do nosso Sete sobre o poder da vela e mantermos as energias positivas.
Td está cada vez mais eminente que a luz pode unir diversas formas de trabalho espiritual e que não podemos ficar no egoismo de separação energética.
Somos formadores de diversas energias e virtudes de luz..
Agradecemos ao universo a oportunidade semanal e diária de cada vez mais servimos e aprendemos com a luz...
Saudações
ALESSANDRO ALVES.
Ontem mais uma vez numa gira de esquerda que muitos associavam pesada e fechada,uma nova união de energias foi a profunda manifestação que todos somos um
Enquanto em um horário alternativo e mais cedo iniciavamos com a abertura,mestres orientais davam passe espiritual em todos os assistidos e médiuns.
Após pombas giras e exús atendiam o formigueiro de pessoas que vieram trocar suas energias em mais uma noite de renovação espiritual.
Ao final fomos presenteados por uma breve palestra do nosso Sete sobre o poder da vela e mantermos as energias positivas.
Td está cada vez mais eminente que a luz pode unir diversas formas de trabalho espiritual e que não podemos ficar no egoismo de separação energética.
Somos formadores de diversas energias e virtudes de luz..
Agradecemos ao universo a oportunidade semanal e diária de cada vez mais servimos e aprendemos com a luz...
Saudações
ALESSANDRO ALVES.
VIVENCIA DAS DEUSAS..LUCIANO HABILIU
OI AMIGOS,PAZ..
REPASSO AQUI UMA EXCELENTE VIVÊNCIA PARA VCS MULHERES COM MEU GRANDE AMIGO LUCIANO QUE VALE A PENA TODOS CONHECEREM..
APROVEITANDO A ENTRADA DA NOVA ERA QUE ESTAMOS ENVOLVENDO A TODOS ESTA SEMANA É UMA BOA PEDIDA ...
ESPERO QUE VCS CONHEÇAM.....
DESPERTANDO A DEUSA QUE HÁ EM VOCÊ....
Um magnifico trabalho que ajudará a aceitar e considerar a deusa poderosa que mora dentro de ti:um aprendizado para eliminar seus maus hábitos,velhos conceitos,crenças e regras que a sociedade e as religiões lhe impõe.
Uma vivencia profunda para voce enxergar sua beleza,sentir sua auto estima e explorar seu poder de sedução.
Será usado exercícios práticos e teóricos com aromaterapia e musicoterapia.
LOCAL:ESPAÇO EPIFHANIA
Rua Brauna 19 Cumbica-Guarulhos São Paulo.
tel
(11)2778-4898
(11)2411-2375
www.epifhania.com.br
Investimento=28,00
Poderá ser feita a inscrição pelo tel ou no local.
REPASSO AQUI UMA EXCELENTE VIVÊNCIA PARA VCS MULHERES COM MEU GRANDE AMIGO LUCIANO QUE VALE A PENA TODOS CONHECEREM..
APROVEITANDO A ENTRADA DA NOVA ERA QUE ESTAMOS ENVOLVENDO A TODOS ESTA SEMANA É UMA BOA PEDIDA ...
ESPERO QUE VCS CONHEÇAM.....
DESPERTANDO A DEUSA QUE HÁ EM VOCÊ....
Um magnifico trabalho que ajudará a aceitar e considerar a deusa poderosa que mora dentro de ti:um aprendizado para eliminar seus maus hábitos,velhos conceitos,crenças e regras que a sociedade e as religiões lhe impõe.
Uma vivencia profunda para voce enxergar sua beleza,sentir sua auto estima e explorar seu poder de sedução.
Será usado exercícios práticos e teóricos com aromaterapia e musicoterapia.
LOCAL:ESPAÇO EPIFHANIA
Rua Brauna 19 Cumbica-Guarulhos São Paulo.
tel
(11)2778-4898
(11)2411-2375
www.epifhania.com.br
Investimento=28,00
Poderá ser feita a inscrição pelo tel ou no local.
Entrevista com Carmen Balhestro
Entrevista com Carmen Balhestero,
da Fraternidade Pax Universal,
para a Revista Sexto Sentido.
por Gilberto Shoereder.
Nos últimos anos tem havido alguma alteração no teor das mensagens de Saint Germain?
...Vivemos um momento de ressonância energética muito forte, e as situações e energias vivenciadas em alguns países repetem-se aqui de acordo com o padrão da frequência de vibração do pensamento. É fundamental prestar atenção a tudo o que nos acontece, sempre; assim estaremos reencontrando a sintonia que vibra através de nossa alma, a essência da nossa Verdade.
As situações que têm abalado o mundo, como furacões, tsunamis, guerras e outras manifestações catastróficas, são projeções do inconsciente coletivo da humanidade que, através do ego-personalidade, ainda tenta "controlar e manipular" situações e forças, bem como as energias da natureza. Este jogo de poder é o reflexo das disputas, comparações e competições causadas pelas escolhas humanas, e vivemos hoje exatamente o que emanamos; somos energia num corpo e colhemos as energias que distribuímos e emanamos através de nossas escolhas diárias: palavras, ações, pensamentos.
Mestre Saint Germain aponta que a humanidade nunca viveu um momento tão especial quanto este, quando cada um é "livre para escolher criar o que quiser, a cada momento de sua vida", através de pensamentos, palavras e sentimentos. A co-criação é a palavra-chave neste momento de escolhas pois nós, como humanidade, estamos a ter a oportunidade de criar a paz planetária até 2011. As escolhas individuais levam-nos à compreensão de que estamos sempre centrados no poder do livre-arbítrio, que ancora as bênçãos de manifestação e de co-criação.
De acordo com Mestre Saint Germain, as catástrofes e eventos desastrosos são projeções do medo humano e das escolhas inconscientes que fazemos, por não sabermos utilizar o nosso poder mental. A mente é capaz de criar e destruir. O medo e o limite colocam-nos em sintonia com o ego-personalidade, a energia da confusão mental. Precisamos estar alertas e usar o discernimento para sairmos destas irradiações negativas e fortalecer-nos no poder da nossa alma. Se dermos poder às energias negativas, prestando-lhes atenção ou tecendo muitos comentários, elas fortalecem-se. A sugestão é abençoar e viver o momento presente e todas as situações que ocorrem, compreendendo que sempre existe uma outra possibilidade: a energia da co-criação.
O Mestre sempre afirma que, para todas as situações nas nossas vidas, existem sempre três futuros prováveis. Previsões mostram tendências que podem ser transmutadas e evitadas, se for a vontade do livre-arbítrio humano no momento da escolha. A importância de prever algo negativo é justamente ter a presença de espírito e a rapidez de "evitar e transmutar o que irá ocorrer, mudando a cena vista"; quem tem o poder de prever, tem o livre-arbítrio de evitar. Com o inconsciente coletivo tão centrado nas energias de medo e violência, as pessoas que não cuidam das suas energias acabam envolvendo-se nesse emaranhado de irradiações confusas.
Cada vez mais pessoas parecem estar prestando atenção e falando a respeito de possíveis sinais do "fim dos tempos", seja lá o que o termo possa significar. Até mesmo cientistas apontam com a possibilidade de termos problemas sérios com a aproximação, já detectada, de um meteorito em direção à Terra. Saint Germain fala algo a respeito de um período semelhante pelo qual deveremos passar?
Saint Germain fala do final do período de dor, limite e sofrimento e da co-criação da Consciência de Unidade e da Paz Planetária. Hoje, já vemos hoje dois mundos bem distintos: um direcionado pelo medo; outro, pelo amor. Tudo é questão de escolha individual e consciência; a cada dia, temos a oportunidade de iniciar um novo ciclo e começar de forma diferente.
O Mestre nunca aborda catástrofes, porque Ele é o Senhor da Transmutação e, por respeitar o livre-arbítrio humano e dirigir o Poder da Chama Violeta na Terra para a aceleração de freqüências e manifestação de nossos ideais, nos ensina a atrair o Poder da Alquimia através de nossa sintonia, pensamento, conduta de vida e orações para que possamos co-criar a Unidade. A aproximação de corpos celestes altera a freqüência de vibração da Terra, mas não muda o parâmetro das escolhas do livre-arbítrio humano. O Mestre sempre explica que todos os acontecimentos, em todos os países, são reflexos das escolhas individuais e coletivas. A partir do comprometimento com a nossa alma, reencontramos a nossa Verdade e, assim, criamos um novo mundo de paz. Os conflitos que hoje vemos são projeções do ego-personalidade exacerbado de muitos seres humanos que ainda acreditam na disputa, na comparação e na competição, energias que só inflam ainda mais o ego-personalidade e nos distanciam da nossa essência: a luz do amor incondicional em nossa alma, ancorada em nosso coração.
Qual seria a relação, se é que existe, entre os mestres ascensionados como Saint Germain, e os seres extraterrestres que, segundo muitas pessoas, vêm entrando em contato com algumas pessoas no planeta e enviando mensagens bastante semelhantes às dos mestres ascensionados? Segundo alguns pesquisadores, mestres ascensionados, espíritos, extraterrestres e outros seres de outras dimensões que se comunicam conosco por vários e diferentes meios seriam a mesma coisa, os mesmos seres, as mesmas entidades, apenas interpretadas de maneira diferente.
Mestres Ascensionados são seres responsáveis por virtudes específicas (como as dos 7 Raios: Fé, Proteção, Discernimento, Amor, Cura, Devoção, Harmonia) e, através de bênçãos e exemplos, levam-nos a reconhecer o nosso próprio poder interno.
Os Confederados na Luz, o Comando Ashtar e outros seres também fazem parte da Grande Fraternidade Branca, mas são outros seres, com energia eletromagnética e com poder de atuar na autocura dos corpos físico, mental e emocional de forma mais incisiva. O Comandante Ashtar, por exemplo, é a energia de Arcanjo Miguel – a força do Primeiro Raio em ação, o impulso inicial, a fé, determinação, disciplina, o "abre-alas" de um novo caminho, de um novo ciclo.
Até 2012, muitas serão as aparições e mensagens de seres estelares, Interdimensionais e confederados na Luz , porque estes Irmãos Maiores estão auxiliando-nos a entender as Leis de Deus: cultivar o respeito aos valores humanos, à integridade, a todas as formas de evolução; e, assim, estaremos vivendo um novo tempo de amor e paz planetária.
Apesar de todos os conflitos constantes e dificuldades, vemos hoje muitas pessoas que se destacam e são bem-sucedidas. Para o Mestre, tudo é questão de escolha consciente e inconsciente. A sintonia que estabelecemos nas frequências de Luz que emanamos, é que atrai todas as situações que nos ocorrem, ou seja, as nossas realidades. Portanto, é muito importante prestar atenção à nossa sintonia e vibrar apenas aquilo que quisermos manifestar.
Somos ímãs, atraímos o que emanamos; somos seres espirituais num corpo físico vivendo uma experiência humana e precisamos cuidar da nossa energia.
....Ao acordar, o plano espiritual sugere que cada um possa envolver-se em Luz: sentar na cama e visualizar que, do centro do universo, desce um tubo de luz azul cobalto, na cor da proteção do Arcano Miguel; na planta dos dois pés, visualizar uma plataforma de luz violeta, que transmuta tudo o que não condiz com a harmonia, equilíbrio e perfeição. Visualizar e sentir o chacra cardíaco no centro do peito, que se abre como um grande sol rosa na chama do amor incondicional e na chama violeta da transmutação; esse sol expande-se três metros em todas as direções, formando uma barreira de luz ao redor do corpo. Fazer uma oração (Pai- Nosso, Grande Invocação ou a oração que preferir) e invocar para que o poder de Deus abençoe aquele dia. Dessa forma, cada pessoa se fecha ns sua própria luz e se sintoniza com o poder supremo de Deus, afastando as energias nocivas que possam tentar desequilibrar a energia do dia....
Tudo é energia; nós somos energia e precisamos cuidar de nossa energia. É hora de assumir responsabilidades perante as nossas escolhas diárias.
O que vem a ser a energia ou postura "eu sou" à qual se faz tantas referências?
A presença "Eu Sou" é a partícula de Deus em nós. É o atma, a mônada, a alma; é também um dos nomes de Deus. Quando Mestre Jesus esteve entre nós e dizia "Eu sou a luz do mundo"; "Eu sou o que eu sou", Ele estava conectando-se ao poder da sua alma para operar milagres e fortalecer a Sua missão.
Ele também quis dizer que todos nós, quando estamos conectados à presença Eu Sou, somos a totalidade, exercitamos a divindade em nós, em ação.
A sugestão do plano espiritual é afirmar aquilo que a pessoa quer atrair para si, repetindo em voz alta: Eu sou. Por exemplo: Eu sou feliz, eu sou abundância, eu sou saúde. Quando afirmamos "Eu sou" nos conectamo com o poder da nossa alma.
...É sugerido pelo plano espiritual que todos possam vigiar o pensamento, pois a mente cria o que projeta e, através de pensamentos alicerçados na alma, temos o poder de criar somente situações positivas. É importante que todos os dias, no mesmo período, manhã, tarde ou noite, cada um esteja sintonizado com as formas-pensamento e projeções do que quiser conquistar nos próximos anos: saúde, estabilidade emocional, financeira e, principalmente, visualizar a paz, o respeito aos valores humanos e a abundância para todos. Assim, como humanidade, estaremos escolhendo a felicidade e o amor incondicional.
O plano espiritual sempre nos lembra que existem duas palavras importantes para exercitarmos até 2012: discernimento e consciência. As duas andam juntas e têm o poder de mudar nossas vidas individuais e coletivas. Em tudo o que fizermos daqui para a frente, que possamos utilizar essas duas virtudes divinas: discernimento e consciência.
*******
Saudações Fraternais, no Amor e Luz de Jesus !
Fernanda
da Fraternidade Pax Universal,
para a Revista Sexto Sentido.
por Gilberto Shoereder.
Nos últimos anos tem havido alguma alteração no teor das mensagens de Saint Germain?
...Vivemos um momento de ressonância energética muito forte, e as situações e energias vivenciadas em alguns países repetem-se aqui de acordo com o padrão da frequência de vibração do pensamento. É fundamental prestar atenção a tudo o que nos acontece, sempre; assim estaremos reencontrando a sintonia que vibra através de nossa alma, a essência da nossa Verdade.
As situações que têm abalado o mundo, como furacões, tsunamis, guerras e outras manifestações catastróficas, são projeções do inconsciente coletivo da humanidade que, através do ego-personalidade, ainda tenta "controlar e manipular" situações e forças, bem como as energias da natureza. Este jogo de poder é o reflexo das disputas, comparações e competições causadas pelas escolhas humanas, e vivemos hoje exatamente o que emanamos; somos energia num corpo e colhemos as energias que distribuímos e emanamos através de nossas escolhas diárias: palavras, ações, pensamentos.
Mestre Saint Germain aponta que a humanidade nunca viveu um momento tão especial quanto este, quando cada um é "livre para escolher criar o que quiser, a cada momento de sua vida", através de pensamentos, palavras e sentimentos. A co-criação é a palavra-chave neste momento de escolhas pois nós, como humanidade, estamos a ter a oportunidade de criar a paz planetária até 2011. As escolhas individuais levam-nos à compreensão de que estamos sempre centrados no poder do livre-arbítrio, que ancora as bênçãos de manifestação e de co-criação.
De acordo com Mestre Saint Germain, as catástrofes e eventos desastrosos são projeções do medo humano e das escolhas inconscientes que fazemos, por não sabermos utilizar o nosso poder mental. A mente é capaz de criar e destruir. O medo e o limite colocam-nos em sintonia com o ego-personalidade, a energia da confusão mental. Precisamos estar alertas e usar o discernimento para sairmos destas irradiações negativas e fortalecer-nos no poder da nossa alma. Se dermos poder às energias negativas, prestando-lhes atenção ou tecendo muitos comentários, elas fortalecem-se. A sugestão é abençoar e viver o momento presente e todas as situações que ocorrem, compreendendo que sempre existe uma outra possibilidade: a energia da co-criação.
O Mestre sempre afirma que, para todas as situações nas nossas vidas, existem sempre três futuros prováveis. Previsões mostram tendências que podem ser transmutadas e evitadas, se for a vontade do livre-arbítrio humano no momento da escolha. A importância de prever algo negativo é justamente ter a presença de espírito e a rapidez de "evitar e transmutar o que irá ocorrer, mudando a cena vista"; quem tem o poder de prever, tem o livre-arbítrio de evitar. Com o inconsciente coletivo tão centrado nas energias de medo e violência, as pessoas que não cuidam das suas energias acabam envolvendo-se nesse emaranhado de irradiações confusas.
Cada vez mais pessoas parecem estar prestando atenção e falando a respeito de possíveis sinais do "fim dos tempos", seja lá o que o termo possa significar. Até mesmo cientistas apontam com a possibilidade de termos problemas sérios com a aproximação, já detectada, de um meteorito em direção à Terra. Saint Germain fala algo a respeito de um período semelhante pelo qual deveremos passar?
Saint Germain fala do final do período de dor, limite e sofrimento e da co-criação da Consciência de Unidade e da Paz Planetária. Hoje, já vemos hoje dois mundos bem distintos: um direcionado pelo medo; outro, pelo amor. Tudo é questão de escolha individual e consciência; a cada dia, temos a oportunidade de iniciar um novo ciclo e começar de forma diferente.
O Mestre nunca aborda catástrofes, porque Ele é o Senhor da Transmutação e, por respeitar o livre-arbítrio humano e dirigir o Poder da Chama Violeta na Terra para a aceleração de freqüências e manifestação de nossos ideais, nos ensina a atrair o Poder da Alquimia através de nossa sintonia, pensamento, conduta de vida e orações para que possamos co-criar a Unidade. A aproximação de corpos celestes altera a freqüência de vibração da Terra, mas não muda o parâmetro das escolhas do livre-arbítrio humano. O Mestre sempre explica que todos os acontecimentos, em todos os países, são reflexos das escolhas individuais e coletivas. A partir do comprometimento com a nossa alma, reencontramos a nossa Verdade e, assim, criamos um novo mundo de paz. Os conflitos que hoje vemos são projeções do ego-personalidade exacerbado de muitos seres humanos que ainda acreditam na disputa, na comparação e na competição, energias que só inflam ainda mais o ego-personalidade e nos distanciam da nossa essência: a luz do amor incondicional em nossa alma, ancorada em nosso coração.
Qual seria a relação, se é que existe, entre os mestres ascensionados como Saint Germain, e os seres extraterrestres que, segundo muitas pessoas, vêm entrando em contato com algumas pessoas no planeta e enviando mensagens bastante semelhantes às dos mestres ascensionados? Segundo alguns pesquisadores, mestres ascensionados, espíritos, extraterrestres e outros seres de outras dimensões que se comunicam conosco por vários e diferentes meios seriam a mesma coisa, os mesmos seres, as mesmas entidades, apenas interpretadas de maneira diferente.
Mestres Ascensionados são seres responsáveis por virtudes específicas (como as dos 7 Raios: Fé, Proteção, Discernimento, Amor, Cura, Devoção, Harmonia) e, através de bênçãos e exemplos, levam-nos a reconhecer o nosso próprio poder interno.
Os Confederados na Luz, o Comando Ashtar e outros seres também fazem parte da Grande Fraternidade Branca, mas são outros seres, com energia eletromagnética e com poder de atuar na autocura dos corpos físico, mental e emocional de forma mais incisiva. O Comandante Ashtar, por exemplo, é a energia de Arcanjo Miguel – a força do Primeiro Raio em ação, o impulso inicial, a fé, determinação, disciplina, o "abre-alas" de um novo caminho, de um novo ciclo.
Até 2012, muitas serão as aparições e mensagens de seres estelares, Interdimensionais e confederados na Luz , porque estes Irmãos Maiores estão auxiliando-nos a entender as Leis de Deus: cultivar o respeito aos valores humanos, à integridade, a todas as formas de evolução; e, assim, estaremos vivendo um novo tempo de amor e paz planetária.
Apesar de todos os conflitos constantes e dificuldades, vemos hoje muitas pessoas que se destacam e são bem-sucedidas. Para o Mestre, tudo é questão de escolha consciente e inconsciente. A sintonia que estabelecemos nas frequências de Luz que emanamos, é que atrai todas as situações que nos ocorrem, ou seja, as nossas realidades. Portanto, é muito importante prestar atenção à nossa sintonia e vibrar apenas aquilo que quisermos manifestar.
Somos ímãs, atraímos o que emanamos; somos seres espirituais num corpo físico vivendo uma experiência humana e precisamos cuidar da nossa energia.
....Ao acordar, o plano espiritual sugere que cada um possa envolver-se em Luz: sentar na cama e visualizar que, do centro do universo, desce um tubo de luz azul cobalto, na cor da proteção do Arcano Miguel; na planta dos dois pés, visualizar uma plataforma de luz violeta, que transmuta tudo o que não condiz com a harmonia, equilíbrio e perfeição. Visualizar e sentir o chacra cardíaco no centro do peito, que se abre como um grande sol rosa na chama do amor incondicional e na chama violeta da transmutação; esse sol expande-se três metros em todas as direções, formando uma barreira de luz ao redor do corpo. Fazer uma oração (Pai- Nosso, Grande Invocação ou a oração que preferir) e invocar para que o poder de Deus abençoe aquele dia. Dessa forma, cada pessoa se fecha ns sua própria luz e se sintoniza com o poder supremo de Deus, afastando as energias nocivas que possam tentar desequilibrar a energia do dia....
Tudo é energia; nós somos energia e precisamos cuidar de nossa energia. É hora de assumir responsabilidades perante as nossas escolhas diárias.
O que vem a ser a energia ou postura "eu sou" à qual se faz tantas referências?
A presença "Eu Sou" é a partícula de Deus em nós. É o atma, a mônada, a alma; é também um dos nomes de Deus. Quando Mestre Jesus esteve entre nós e dizia "Eu sou a luz do mundo"; "Eu sou o que eu sou", Ele estava conectando-se ao poder da sua alma para operar milagres e fortalecer a Sua missão.
Ele também quis dizer que todos nós, quando estamos conectados à presença Eu Sou, somos a totalidade, exercitamos a divindade em nós, em ação.
A sugestão do plano espiritual é afirmar aquilo que a pessoa quer atrair para si, repetindo em voz alta: Eu sou. Por exemplo: Eu sou feliz, eu sou abundância, eu sou saúde. Quando afirmamos "Eu sou" nos conectamo com o poder da nossa alma.
...É sugerido pelo plano espiritual que todos possam vigiar o pensamento, pois a mente cria o que projeta e, através de pensamentos alicerçados na alma, temos o poder de criar somente situações positivas. É importante que todos os dias, no mesmo período, manhã, tarde ou noite, cada um esteja sintonizado com as formas-pensamento e projeções do que quiser conquistar nos próximos anos: saúde, estabilidade emocional, financeira e, principalmente, visualizar a paz, o respeito aos valores humanos e a abundância para todos. Assim, como humanidade, estaremos escolhendo a felicidade e o amor incondicional.
O plano espiritual sempre nos lembra que existem duas palavras importantes para exercitarmos até 2012: discernimento e consciência. As duas andam juntas e têm o poder de mudar nossas vidas individuais e coletivas. Em tudo o que fizermos daqui para a frente, que possamos utilizar essas duas virtudes divinas: discernimento e consciência.
*******
Saudações Fraternais, no Amor e Luz de Jesus !
Fernanda
28/07/2010
ATITUDES QUE CONSOMEM ENERGIAS
. Pensamentos obsessivos - Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos - mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.
2. Sentimentos tóxicos - Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.
3. Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo - Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.
4. Fugir do presente - As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: “bons tempos aqueles!”, costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.
5. Falta de perdão - Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e si mesmo, fica ”energeticamente obeso”, carregando fardos passados.
6. Mentira pessoal - Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.
7. Viver a vida do outro - Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.
8. Bagunça e projetos inacabados - A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro “escape” de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe “diz” inconscientemente: “você não me terminou! Você não me terminou!” Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.
9. Afastamento da natureza - A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.
+++
Fernanda
--------------------------------------------------------------------------------
2. Sentimentos tóxicos - Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.
3. Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo - Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.
4. Fugir do presente - As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: “bons tempos aqueles!”, costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.
5. Falta de perdão - Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e si mesmo, fica ”energeticamente obeso”, carregando fardos passados.
6. Mentira pessoal - Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.
7. Viver a vida do outro - Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.
8. Bagunça e projetos inacabados - A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro “escape” de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe “diz” inconscientemente: “você não me terminou! Você não me terminou!” Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.
9. Afastamento da natureza - A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.
+++
Fernanda
--------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO=HJ HORÁRIO ESPECIAL PARA UMBANDA
AMADOS AMIGOS
Devido ao número de atendimentos hj,palestra do Sete e tb´me descarrego nossa gira iniciará as 19:45
As entregas de fichas iniciam as 19 hrs.
A palestra do Sete tem previsão inicial para as 21 :30
Abraços a todos
Alessandro Alves.
Devido ao número de atendimentos hj,palestra do Sete e tb´me descarrego nossa gira iniciará as 19:45
As entregas de fichas iniciam as 19 hrs.
A palestra do Sete tem previsão inicial para as 21 :30
Abraços a todos
Alessandro Alves.
27/07/2010
TODO UMBANDISTA ACENDE SUA VELINHA
Vamos hoje falar um pouquinho sobre este elemento fundamental nos rituais umbandistas: as velas. Por que acendemos velas? O que elas representam e como atuam? Acho que muitas pessoas já se fizeram estas perguntas e outras nunca pensaram sobre o assunto. Como estamos buscando mais conhecimento e menos ações automáticas, acredito que este seja um assunto bem relevante. Então vamos lá!
A vela significa luz, atua no éter de quem recebe suas irradiações ígneas e é um simples, mas poderoso instrumento. Tal como o incenso, uma vela acesa altera o estado energético de um ambiente ou de uma pessoa. Quando está acesa, durante o dia ou noite, além de enviar nossas intensões como luz que toca outra luz em vário níveis, ela se torna uma energia contínua de nossas orações, ela se torna a vigília de nossos pensamentos, pois sempre que passarmos por ela seu brilho chamará nossa consciência de volta para o propósito de nossa solicitação ou pensamento e a sua luz atuará como um laser para concentrar a energia de nossas intenções. Portanto ela ativa nossa fé nos mantendo em sintonia com o Plano Astral Superior e é fato que uma vela acesa positivamente atrai os bons espíritos para perto. Na realização de uma oferenda as velas acesas ativam e potencializam nossas intenções.
É importante saber também que uma simples vela consiste na união dos quatro elementos. O elemento terra, ou energia telúrica, é representado pela parafina que vem do petróleo, das profundezas do planeta; o elemento ar, com a energia eólica, é representado pela fumaça que a vela exala, ainda que tênue; o elemento fogo, ou energia ígnea, é representado pela chama da vela e, finalmente, o elemento água, e a energia mineral, é representado pela combustão dos materiais da vela onde se desprendem moléculas de hidrogênio que se combinam com o oxigênio e formam a molécula de água no estado gasoso.
Além de todas essas vibrações, energias e elementos temos também a questão da pigmentação da vela onde a cor, com base na cromoterapia, mexe com nossas vibrações mental e energética. Por exemplo: a vela branca, que representa a união de todas as cores, é purificadora, traz a sensação de limpeza, claridade e estimula a criatividade; a vela amarela simboliza a alegria de viver e o alto astral; a vela cor de rosa abre o coração e estimula todas as formas de inspiração e amor, traz conforto e aconchego à alma; a vela vermelha simboliza o dinamismo, a força e a coragem e é uma boa pedida para quem está deprimido ou sem ânimo para nada; a vela azul clara traz paz e tranquilidade, estimula o crescimento pessoal e melhora o auto controle; a vela verde representa a esperança e a abundância, estimula momentos de paz e cura, traz tranquilidade e acaba com as tensões.
Espero que vocês tenham conseguido entender um pouquinho deste importante fundamento umbandista, mas como conhecimento nunca é demais, saliento que este é um assunto legal para se estudar mais afundo e detalhadamente.
Mãe Mônica Caraccio
www.minhaumbanda.com.br
A vela significa luz, atua no éter de quem recebe suas irradiações ígneas e é um simples, mas poderoso instrumento. Tal como o incenso, uma vela acesa altera o estado energético de um ambiente ou de uma pessoa. Quando está acesa, durante o dia ou noite, além de enviar nossas intensões como luz que toca outra luz em vário níveis, ela se torna uma energia contínua de nossas orações, ela se torna a vigília de nossos pensamentos, pois sempre que passarmos por ela seu brilho chamará nossa consciência de volta para o propósito de nossa solicitação ou pensamento e a sua luz atuará como um laser para concentrar a energia de nossas intenções. Portanto ela ativa nossa fé nos mantendo em sintonia com o Plano Astral Superior e é fato que uma vela acesa positivamente atrai os bons espíritos para perto. Na realização de uma oferenda as velas acesas ativam e potencializam nossas intenções.
É importante saber também que uma simples vela consiste na união dos quatro elementos. O elemento terra, ou energia telúrica, é representado pela parafina que vem do petróleo, das profundezas do planeta; o elemento ar, com a energia eólica, é representado pela fumaça que a vela exala, ainda que tênue; o elemento fogo, ou energia ígnea, é representado pela chama da vela e, finalmente, o elemento água, e a energia mineral, é representado pela combustão dos materiais da vela onde se desprendem moléculas de hidrogênio que se combinam com o oxigênio e formam a molécula de água no estado gasoso.
Além de todas essas vibrações, energias e elementos temos também a questão da pigmentação da vela onde a cor, com base na cromoterapia, mexe com nossas vibrações mental e energética. Por exemplo: a vela branca, que representa a união de todas as cores, é purificadora, traz a sensação de limpeza, claridade e estimula a criatividade; a vela amarela simboliza a alegria de viver e o alto astral; a vela cor de rosa abre o coração e estimula todas as formas de inspiração e amor, traz conforto e aconchego à alma; a vela vermelha simboliza o dinamismo, a força e a coragem e é uma boa pedida para quem está deprimido ou sem ânimo para nada; a vela azul clara traz paz e tranquilidade, estimula o crescimento pessoal e melhora o auto controle; a vela verde representa a esperança e a abundância, estimula momentos de paz e cura, traz tranquilidade e acaba com as tensões.
Espero que vocês tenham conseguido entender um pouquinho deste importante fundamento umbandista, mas como conhecimento nunca é demais, saliento que este é um assunto legal para se estudar mais afundo e detalhadamente.
Mãe Mônica Caraccio
www.minhaumbanda.com.br
ACEITANDO A MEDIUNIDADE...
Depois dos primeiros indícios do afloramento da mediunidade os médiuns menos teimosos buscam auxílio com pessoas mais experientes, sejam outros médiuns ou estudiosos do assunto.
MUITO CUIDADO NESSE MOMENTO, todo o trabalho de preparação montado pelos mentores pode desmoronar porque a pessoa que foi falar com o médium é um radical ou alguém que usa o contato com o plano espiritual para obter benefícios próprios.
Depois de aceitar a mediunidade o médium deve ter paciência, embora seja difícil porque muitas vezes está desesperado com as sensações mediúnicas. Contudo, querendo ou não ele deverá esperar, porque o alívio será gradual e o controle somente ocorrerá depois de algum tempo de aprimoramento.
Vamos abordar algumas dúvidas comuns para os que sentem sua mediunidade aflorar de forma descontrolada.
NÃO ADIANTA FUGIR OU FINGIR,VOCÊ SEMPRE SENTIRÁ
Mediunidade é uma aptidão, o médium foi preparado antes de nascer para obter uma sensibilidade que está além do seu estado evolutivo, seu corpo astral e etérico estão preparados para comunicação (de acordo com o tipo de mediunidade) com o mundo espiritual, por isso não adianta achar que “aquela sensação” não acontecerá novamente.
O estudo e aprimoramento são importantes porque o médium passa a entender suas sensações (perde o medo) e também a manter contato com espíritos superiores, que trazem sensações suaves e agradáveis. Falaremos mais sobre esse assunto no item 5.
Alguns médiuns são afastados do trabalho mediúnico quando chegam a idade avançada, já que existe um desgaste físico, principalmente em reuniões de desobsessão. Nesses casos o médium cumpriu seu “mandato” mediúnico, sendo sempre auxiliado por seu mentor.
Allan Kardec fala sobre o assunto no Livro dos Médiuns:
"Para isso, em vez de pôr óbices ao fenômeno, coisa que raramente se consegue e que nem sempre deixa de ser perigosa, o que se tem de fazer é concitar o médium a produzi-los à sua vontade, impondo-se ao Espírito. Por esse meio, chega o médium a sobrepujá-lo e, de um dominador às vezes tirânico, faz um ser submisso e, não raro, dócil. "
NÃO ADIANTA FAZER "TRABALHOS" PARA "FECHAR"
A aptidão do médium é um presente dado por Deus, é uma oportunidade recebida para acelerar sua evolução espiritual e ao mesmo tempo auxiliar os irmãos que sofrem na Terra.
Não é possível que espíritos ajam contra a vontade do Pai, retirando a mediunidade.
Os trabalhos podem isolar temporariamente o médium ou colocar um espírito "de guarda" para que ninguém se aproxime (isso só funciona para espíritos inferiores), contudo, cedo ou tarde o médium sentirá novamente o contato com o mundo espiritual, muitas vezes de forma mais agressiva ou intensa do que tinha anteriormente.
Existem casos em que o médium é muito novo ou por algum motivo excepcional pede que seja temporariamente atenuada sua sensibilidade para que no futuro ela possa desenvolver sua faculdade com segurança e harmonia. Isso pode acontecer, contudo, é raro e é necessário autorização dos espíritos superiores.
Não adianta orar e pedir que isso aconteça devido a problemas egoístas, isso não vai adiantar, embora o médium não lembre, foi ele solicitou a mediunidade.
NÃO PAGUE A MÉDIUNS QUE SE DIZEM TERAPEUTAS
Assim como aconteceu comigo, alguns médiuns ficam desesperados quando a sua mediunidade aflora e morrem de medo de ir ao centro espírita porque acham que quando colocarem o pé nessas casas vão começar a gritar e cantar, perdendo o controle sobre si mesmo.
Isso não é verdade, aliás, muito pelo contrário, como falamos em artigos anteriores uma casa de trabalhos espirituais é protegida por espíritos que não permitem a entrada de quem não é desejado.
Bom, pelo motivo citado acima muitos procuram (como eu fiz) alguém que possa ajudá-lo, e, muitas vezes acabam caindo em "consultórios" de médiuns que chamamos de mercenários ou interesseiros, porque cobram pelos dons espirituais que possuem.
Esses médiuns não são indicados para acompanhar o aprimoramento mediúnico e não devem ser seguidos porque ao seu lado estão falanges de espíritos ainda despreparados para tarefas de tão grande responsabilidade. Alguns podem até ter algum conhecimento espiritual, mas não tem o grau de evolução suficiente para guiar um médium em sua tarefa espiritual, os mentores da Umbanda e de Centros Espíritas se especializam em auxiliar médiuns, além de possuírem um grau de evolução que lhes permite um contato mais puro com o Pai, desprovido de interesses próprios.
Os médiuns interesseiros são subjugados por essas falanges que só ajudam quando existe algum interesse envolvido. Alguns não são maus, contudo, ainda são egoístas e interesseiros.
Volto a dizer, lugar de médium se tratar é no Centro Espírita ou Templo de Umbanda, primeiro participando do tratamento e palestras, depois estudando e finalmente, se assim desejar, iniciando o aprimoramento mediúnico para utilizar sua aptidão em favor do próximo.
"TERRORISMO ESPIRITUAL" IHHH...TEM QUE TRABALHAR
Infelizmente muitos médiuns esquecem de como chegaram ao centro que hoje freqüentam, é muito humano o esquecimento, a vaidade, o orgulho, a sensação de superioridade.
Por terem encontrado no trabalho espiritual uma fonte de luz acreditam que essa é a solução, se trabalhar espiritualmente o seu problema acaba.
Esquecem que o médium descontrolado que pede ajuda está massacrado pelo mundo espiritual (para ele o astral inferior é o mundo espiritual, ele só conhece o que sente) e o querido amigo médium fala para ele que ele tem que trabalhar....???!!
Tenhamos um pouco de sensibilidade e humildade, uma conversa amiga, um conselho, ouvir o que o irmão precisa falar, é disso que ele precisa.
O médium descontrolado não pode ser obrigado a trabalhar, se o mentor que o acompanha não se faz visível e fala que ele tem que trabalhar então que dirá do médium que o recebe no centro.
Na hora certa ele poderá escolher, porque o trabalho mediúnico tem que ser realizado de corpo e alma, restrições, mudanças, muita força de vontade, coragem, perseverança, etc... Não se pode obrigar ninguém a fazer isso, é uma opção e ela tem que vir de dentro.
Temos a obrigação de aconselhar o estudo, mostrar a importância da freqüência ao centro, falar sobre o Evangelho no Lar, etc.
Existem também alguns que se aproximarão da casa espírita como doadores de energia, sua presença é importantíssima para os trabalhos de cura ou de desobsessão, não é obrigatório que ele se aprimore mediunicamente, seu infinito amor por Jesus é importante para auxiliar nas reuniões.
Cada médium deve trilhar o seu caminho, o mentor estará sempre próximo, fazendo o possível para auxiliar, mas o médium deve fazer as suas escolhas e se responsabilizar por elas, pois caso contrário não terá evoluído.
Muitos querem ser fantoches, mas isso não é a vontade do guia espiritual, seu maior desejo é o crescimento espiritual do pupilo, mesmo que seja mais demorado, difícil e doloroso.
O MELHOR LUGAR PARA O MÉDIUM SE TRATAR
Mesmo que o médium em desequilíbrio não deseje “aprender” a controlar a sua mediunidade, ele deve freqüentar um centro para receber o tratamento espiritual. Serão afastados obsessores, ele receberá algumas instruções sobre o que sente e receberá passes de limpeza e vitalização. Com o decorrer do tratamento ele se sentirá mais tranqüilo e poderá avaliar melhor o que está passando.
A grande maioria dos centros SÉRIOS possuem tratamento espiritual, QUE NUNCA É COBRADO e que NÃO OBRIGA ninguém a se tornar médium. O paciente pode freqüentar a casa durante o tempo que desejar, sem ter nenhuma obrigação de se tornar médium, qualquer casa que fale o contrário não deve ser freqüentada, pois ninguém pode obrigar um médium a trabalhar.
As seguintes opções devem ser descartadas para tratamento e aprimoramento do médium em desequilíbrio:
• "Terapeutas Espirituais" que cobram pelo serviço.
• Aprimoramento mediúnico com um amigo médium ou amigo do amigo que conhece.
É muito importante que o médium freqüente uma casa espírita, mesmo que opte por não fazer parte do corpo mediúnico. Sua hipersensibilidade precisa de ambientes que o acalmem e que possibilitem o contato com energias superiores.
O contato com a natureza, banho de mar, cachoeiras, lugares silenciosos e arejados são de grande importância para manutenção do padrão vibratório do médium.
Postado por ADMINISTRADOR
MUITO CUIDADO NESSE MOMENTO, todo o trabalho de preparação montado pelos mentores pode desmoronar porque a pessoa que foi falar com o médium é um radical ou alguém que usa o contato com o plano espiritual para obter benefícios próprios.
Depois de aceitar a mediunidade o médium deve ter paciência, embora seja difícil porque muitas vezes está desesperado com as sensações mediúnicas. Contudo, querendo ou não ele deverá esperar, porque o alívio será gradual e o controle somente ocorrerá depois de algum tempo de aprimoramento.
Vamos abordar algumas dúvidas comuns para os que sentem sua mediunidade aflorar de forma descontrolada.
NÃO ADIANTA FUGIR OU FINGIR,VOCÊ SEMPRE SENTIRÁ
Mediunidade é uma aptidão, o médium foi preparado antes de nascer para obter uma sensibilidade que está além do seu estado evolutivo, seu corpo astral e etérico estão preparados para comunicação (de acordo com o tipo de mediunidade) com o mundo espiritual, por isso não adianta achar que “aquela sensação” não acontecerá novamente.
O estudo e aprimoramento são importantes porque o médium passa a entender suas sensações (perde o medo) e também a manter contato com espíritos superiores, que trazem sensações suaves e agradáveis. Falaremos mais sobre esse assunto no item 5.
Alguns médiuns são afastados do trabalho mediúnico quando chegam a idade avançada, já que existe um desgaste físico, principalmente em reuniões de desobsessão. Nesses casos o médium cumpriu seu “mandato” mediúnico, sendo sempre auxiliado por seu mentor.
Allan Kardec fala sobre o assunto no Livro dos Médiuns:
"Para isso, em vez de pôr óbices ao fenômeno, coisa que raramente se consegue e que nem sempre deixa de ser perigosa, o que se tem de fazer é concitar o médium a produzi-los à sua vontade, impondo-se ao Espírito. Por esse meio, chega o médium a sobrepujá-lo e, de um dominador às vezes tirânico, faz um ser submisso e, não raro, dócil. "
NÃO ADIANTA FAZER "TRABALHOS" PARA "FECHAR"
A aptidão do médium é um presente dado por Deus, é uma oportunidade recebida para acelerar sua evolução espiritual e ao mesmo tempo auxiliar os irmãos que sofrem na Terra.
Não é possível que espíritos ajam contra a vontade do Pai, retirando a mediunidade.
Os trabalhos podem isolar temporariamente o médium ou colocar um espírito "de guarda" para que ninguém se aproxime (isso só funciona para espíritos inferiores), contudo, cedo ou tarde o médium sentirá novamente o contato com o mundo espiritual, muitas vezes de forma mais agressiva ou intensa do que tinha anteriormente.
Existem casos em que o médium é muito novo ou por algum motivo excepcional pede que seja temporariamente atenuada sua sensibilidade para que no futuro ela possa desenvolver sua faculdade com segurança e harmonia. Isso pode acontecer, contudo, é raro e é necessário autorização dos espíritos superiores.
Não adianta orar e pedir que isso aconteça devido a problemas egoístas, isso não vai adiantar, embora o médium não lembre, foi ele solicitou a mediunidade.
NÃO PAGUE A MÉDIUNS QUE SE DIZEM TERAPEUTAS
Assim como aconteceu comigo, alguns médiuns ficam desesperados quando a sua mediunidade aflora e morrem de medo de ir ao centro espírita porque acham que quando colocarem o pé nessas casas vão começar a gritar e cantar, perdendo o controle sobre si mesmo.
Isso não é verdade, aliás, muito pelo contrário, como falamos em artigos anteriores uma casa de trabalhos espirituais é protegida por espíritos que não permitem a entrada de quem não é desejado.
Bom, pelo motivo citado acima muitos procuram (como eu fiz) alguém que possa ajudá-lo, e, muitas vezes acabam caindo em "consultórios" de médiuns que chamamos de mercenários ou interesseiros, porque cobram pelos dons espirituais que possuem.
Esses médiuns não são indicados para acompanhar o aprimoramento mediúnico e não devem ser seguidos porque ao seu lado estão falanges de espíritos ainda despreparados para tarefas de tão grande responsabilidade. Alguns podem até ter algum conhecimento espiritual, mas não tem o grau de evolução suficiente para guiar um médium em sua tarefa espiritual, os mentores da Umbanda e de Centros Espíritas se especializam em auxiliar médiuns, além de possuírem um grau de evolução que lhes permite um contato mais puro com o Pai, desprovido de interesses próprios.
Os médiuns interesseiros são subjugados por essas falanges que só ajudam quando existe algum interesse envolvido. Alguns não são maus, contudo, ainda são egoístas e interesseiros.
Volto a dizer, lugar de médium se tratar é no Centro Espírita ou Templo de Umbanda, primeiro participando do tratamento e palestras, depois estudando e finalmente, se assim desejar, iniciando o aprimoramento mediúnico para utilizar sua aptidão em favor do próximo.
"TERRORISMO ESPIRITUAL" IHHH...TEM QUE TRABALHAR
Infelizmente muitos médiuns esquecem de como chegaram ao centro que hoje freqüentam, é muito humano o esquecimento, a vaidade, o orgulho, a sensação de superioridade.
Por terem encontrado no trabalho espiritual uma fonte de luz acreditam que essa é a solução, se trabalhar espiritualmente o seu problema acaba.
Esquecem que o médium descontrolado que pede ajuda está massacrado pelo mundo espiritual (para ele o astral inferior é o mundo espiritual, ele só conhece o que sente) e o querido amigo médium fala para ele que ele tem que trabalhar....???!!
Tenhamos um pouco de sensibilidade e humildade, uma conversa amiga, um conselho, ouvir o que o irmão precisa falar, é disso que ele precisa.
O médium descontrolado não pode ser obrigado a trabalhar, se o mentor que o acompanha não se faz visível e fala que ele tem que trabalhar então que dirá do médium que o recebe no centro.
Na hora certa ele poderá escolher, porque o trabalho mediúnico tem que ser realizado de corpo e alma, restrições, mudanças, muita força de vontade, coragem, perseverança, etc... Não se pode obrigar ninguém a fazer isso, é uma opção e ela tem que vir de dentro.
Temos a obrigação de aconselhar o estudo, mostrar a importância da freqüência ao centro, falar sobre o Evangelho no Lar, etc.
Existem também alguns que se aproximarão da casa espírita como doadores de energia, sua presença é importantíssima para os trabalhos de cura ou de desobsessão, não é obrigatório que ele se aprimore mediunicamente, seu infinito amor por Jesus é importante para auxiliar nas reuniões.
Cada médium deve trilhar o seu caminho, o mentor estará sempre próximo, fazendo o possível para auxiliar, mas o médium deve fazer as suas escolhas e se responsabilizar por elas, pois caso contrário não terá evoluído.
Muitos querem ser fantoches, mas isso não é a vontade do guia espiritual, seu maior desejo é o crescimento espiritual do pupilo, mesmo que seja mais demorado, difícil e doloroso.
O MELHOR LUGAR PARA O MÉDIUM SE TRATAR
Mesmo que o médium em desequilíbrio não deseje “aprender” a controlar a sua mediunidade, ele deve freqüentar um centro para receber o tratamento espiritual. Serão afastados obsessores, ele receberá algumas instruções sobre o que sente e receberá passes de limpeza e vitalização. Com o decorrer do tratamento ele se sentirá mais tranqüilo e poderá avaliar melhor o que está passando.
A grande maioria dos centros SÉRIOS possuem tratamento espiritual, QUE NUNCA É COBRADO e que NÃO OBRIGA ninguém a se tornar médium. O paciente pode freqüentar a casa durante o tempo que desejar, sem ter nenhuma obrigação de se tornar médium, qualquer casa que fale o contrário não deve ser freqüentada, pois ninguém pode obrigar um médium a trabalhar.
As seguintes opções devem ser descartadas para tratamento e aprimoramento do médium em desequilíbrio:
• "Terapeutas Espirituais" que cobram pelo serviço.
• Aprimoramento mediúnico com um amigo médium ou amigo do amigo que conhece.
É muito importante que o médium freqüente uma casa espírita, mesmo que opte por não fazer parte do corpo mediúnico. Sua hipersensibilidade precisa de ambientes que o acalmem e que possibilitem o contato com energias superiores.
O contato com a natureza, banho de mar, cachoeiras, lugares silenciosos e arejados são de grande importância para manutenção do padrão vibratório do médium.
Postado por ADMINISTRADOR
A SEMANA PARA A NOVA ERA..
AMADOS AMIGOS,PAZ...
Durante os atendimentos nesta segunda a noite tivemos um parecer bem
completo sobre os novos sintomas da nova era.
Muitos que passavam na maca,como no reiki e na auriculo sentiam a
sensação de tristeza no coração,vontade de chorar e sensação de vazio.
Todas essas pessoas alegaram que os sintomas se intensificaram nesta
última semana..
O que seria esta nova Era que ouvimos tantos nos meios de divulgação interna?
A nova era seria uma nova Terra,uma nova energia de
paz,amor,equilibrio e firmeza em todos os campos.
No mundo atual de tantas tragédias,noticias tristes e povos em total
desarmonia temos a impressão que tudo está chegando ao fundo do poço..
Estamos sem chão muitas vezes quando acordamos temos a sensação de um
estado parado,adormecido no tempo.,
Essa fase que encontramos são ajustes para um novo que está por vim..
Será em meados de Dezembro de 2012 a grande reviravolta.
Na era astrológica essa fase final para salto para a nova era começa
dia 01 de Agosto,por isso é importante focarmos até dia 31 de Julho em
novas energias
Decretarmos para o que realmente queremos nestes próximos 2 anos..
Aproveite essa semana que muitos se encontram precisando de colo e um
pensamento interior profundo para limpar td do passado,arrumando
documentos,limpando guarda roupas,evitando conflitos com amigos e
familiares como tbém discussões por motivos financeiros..
Deixem a energia pronta para esta nova era que promete sacudir a todos.
Todos sentirão que a partir de Agosto os momentos serão bem mais
rápidos,o tempo vai acelerar muitas situações..
Por isso que devemos focar no positivo pois td que decretarmos vai
acontecer de imediato então o risco de um pensamento negativo e
contrário pode elevar ainda mais o poder negativo que hj atua na
humanidade.
Hj amados se sentires vontade de chorar,chorem..
Se sentirem vontade conversar,converse..
Se sentirem vontade de viajar,viajem..
Não deixe o sentimento atual parado e sim movimente..
Na virada do dia 31 de Julho para 01 de Agosto mantenha em harmonia e
felicidade..
Se possível fique de roupas claras e arrume uma mesa com frutas,flores
e muitos grãos.
Evite neste dia cair na tentação da mídia violenta e assuntos de baixo
padrão e aguarde..
Novos caminhos virão para felicidade de todos
Vamos perceber que neste período a partir de Agosto a desigualdade vai
aumentar consideralvemente pois quem não tiver a estrutura apropriada
infelizmente cairá.
É a divisão do joio e do trigo..
Em todas as doutrinas religiosas estão sendo informadas essa virada
astrológica de alguma forma..
Serve cada um seguir os seus discipulos e entrar na energia da transição..
Caso achar necessário repasse esse eimail aos demais e deixo meu
eimail para que possíveis dúvidas seam esclarecidas a altura dos
conhecimentos..
Paz a todos
Alessandro Alves.
alessandro.contato@gmail.com
Durante os atendimentos nesta segunda a noite tivemos um parecer bem
completo sobre os novos sintomas da nova era.
Muitos que passavam na maca,como no reiki e na auriculo sentiam a
sensação de tristeza no coração,vontade de chorar e sensação de vazio.
Todas essas pessoas alegaram que os sintomas se intensificaram nesta
última semana..
O que seria esta nova Era que ouvimos tantos nos meios de divulgação interna?
A nova era seria uma nova Terra,uma nova energia de
paz,amor,equilibrio e firmeza em todos os campos.
No mundo atual de tantas tragédias,noticias tristes e povos em total
desarmonia temos a impressão que tudo está chegando ao fundo do poço..
Estamos sem chão muitas vezes quando acordamos temos a sensação de um
estado parado,adormecido no tempo.,
Essa fase que encontramos são ajustes para um novo que está por vim..
Será em meados de Dezembro de 2012 a grande reviravolta.
Na era astrológica essa fase final para salto para a nova era começa
dia 01 de Agosto,por isso é importante focarmos até dia 31 de Julho em
novas energias
Decretarmos para o que realmente queremos nestes próximos 2 anos..
Aproveite essa semana que muitos se encontram precisando de colo e um
pensamento interior profundo para limpar td do passado,arrumando
documentos,limpando guarda roupas,evitando conflitos com amigos e
familiares como tbém discussões por motivos financeiros..
Deixem a energia pronta para esta nova era que promete sacudir a todos.
Todos sentirão que a partir de Agosto os momentos serão bem mais
rápidos,o tempo vai acelerar muitas situações..
Por isso que devemos focar no positivo pois td que decretarmos vai
acontecer de imediato então o risco de um pensamento negativo e
contrário pode elevar ainda mais o poder negativo que hj atua na
humanidade.
Hj amados se sentires vontade de chorar,chorem..
Se sentirem vontade conversar,converse..
Se sentirem vontade de viajar,viajem..
Não deixe o sentimento atual parado e sim movimente..
Na virada do dia 31 de Julho para 01 de Agosto mantenha em harmonia e
felicidade..
Se possível fique de roupas claras e arrume uma mesa com frutas,flores
e muitos grãos.
Evite neste dia cair na tentação da mídia violenta e assuntos de baixo
padrão e aguarde..
Novos caminhos virão para felicidade de todos
Vamos perceber que neste período a partir de Agosto a desigualdade vai
aumentar consideralvemente pois quem não tiver a estrutura apropriada
infelizmente cairá.
É a divisão do joio e do trigo..
Em todas as doutrinas religiosas estão sendo informadas essa virada
astrológica de alguma forma..
Serve cada um seguir os seus discipulos e entrar na energia da transição..
Caso achar necessário repasse esse eimail aos demais e deixo meu
eimail para que possíveis dúvidas seam esclarecidas a altura dos
conhecimentos..
Paz a todos
Alessandro Alves.
alessandro.contato@gmail.com
26/07/2010
PIZZADA CÃO SEM DONO=BENEFICIENTE..
É com grande animação e prazer que convido todos vocês para nossa proxima "Pizzada Cão Sem Dono"
Sua presença é muito importante para os nossos animais, a renda total dessa festa será usada em prol dos animais que estão com a dona Eva. Nossa ideia é trazer todos esses animais para o Cão Sem Dono.
Quem não puder ir, mas puder comprar um convite, os animais agradecem.
Alem da nossa tradicional pizza, vamos ter musica, sorteio, bazar e um bingo super especial!!!
Para o nosso bingo: uma viagem com tudo pago para Porto Seguro, um camera digital, um liquidificador, um aparelho de celular, um MP4 entre outros super premios.
Pizzada Cão Sem Dono:
20 de agosto - a partir das 19:00 horas
Pizzaria Charles: Av. José Maria Whitaker, 1785 - Planalto Paulista - SP
Valor do convite R$ 35,00 por pessoa (incluso no valor do convite rodizio de pizza, e nossa primeira rodada de bingo, valendo uma viagem para porto seguro). Bebidas a parte.
Os convites já estão a venda pelo telefone: (11) 3978-3434 ou rafael@caosemdono.com.br é só ligar ou passar um e-mail com número de convites que você deseja comprar que vamos te entregar sem custo. Você pode pagar o convite no ato da entrega ou fazendo um deposito em nossa conta: Bradesco: agencia: 1480 conta corrente: 39641-9 ou Itau: agencia: 7847 conta corrente: 01301-3 Favorecido: Cão Sem Dono - CNPJ: 10157938/0001-73.
Rafael R Miranda
Equipe Cão Sem Dono
Tel. (11) 6344-0509
rafael@caosemdono.com.br
www.caosemdono.com.br
http://blog.caosemdono.com.br
http://twitter.com/caosemdono
Sua presença é muito importante para os nossos animais, a renda total dessa festa será usada em prol dos animais que estão com a dona Eva. Nossa ideia é trazer todos esses animais para o Cão Sem Dono.
Quem não puder ir, mas puder comprar um convite, os animais agradecem.
Alem da nossa tradicional pizza, vamos ter musica, sorteio, bazar e um bingo super especial!!!
Para o nosso bingo: uma viagem com tudo pago para Porto Seguro, um camera digital, um liquidificador, um aparelho de celular, um MP4 entre outros super premios.
Pizzada Cão Sem Dono:
20 de agosto - a partir das 19:00 horas
Pizzaria Charles: Av. José Maria Whitaker, 1785 - Planalto Paulista - SP
Valor do convite R$ 35,00 por pessoa (incluso no valor do convite rodizio de pizza, e nossa primeira rodada de bingo, valendo uma viagem para porto seguro). Bebidas a parte.
Os convites já estão a venda pelo telefone: (11) 3978-3434 ou rafael@caosemdono.com.br é só ligar ou passar um e-mail com número de convites que você deseja comprar que vamos te entregar sem custo. Você pode pagar o convite no ato da entrega ou fazendo um deposito em nossa conta: Bradesco: agencia: 1480 conta corrente: 39641-9 ou Itau: agencia: 7847 conta corrente: 01301-3 Favorecido: Cão Sem Dono - CNPJ: 10157938/0001-73.
Rafael R Miranda
Equipe Cão Sem Dono
Tel. (11) 6344-0509
rafael@caosemdono.com.br
www.caosemdono.com.br
http://blog.caosemdono.com.br
http://twitter.com/caosemdono
ORAÇÃO DOS ANJOS-CURA
Envolvei nosso irmão(ã) com o nosso amor.
Que desçam aqui e agora os Anjos, Arcanjos, querubins, Serafins, Mestres Ascencionados que estão trabalhando para a saúde da humanidade.
Oremos para este irmão, da nossa família.
Arcanjo Rafael curai nosso irmã(ã) que está no hospital... (que vai operar...) ou (que está em casa necessitado de luz e de oração para sua saúde.
Invocamos uma luz translúcida verde, esmeralda de vários matizes luminosos,
que agora penetra cada célula, átomo e eletron do nosso irmão (a) e na sua alma e na essência monâdica do seu corpo, ( diga o nome e o endereço).
Podemos ouvir ao fundo a música das esferas, sobre a forma de um radiante coro de anjo,cantando melodias e harmonias magníficas que curam e purificam e liberam.
Agora vamos imaginar o quarto envolvido de luz verde da cura, a luz da compaixão do Infinito.
Agora vamos imaginar, os anjos descendo, o socorro descendo, envolvendo o nosso irmão(a)... com muito carinho e amor.
Todos os procedimentos espirituais estão sendo feitos...
Se houver necessidade, haverá uma inferência espiritual no corpo do doente.
Eu invoco a Divina Presença de todos aqueles que estão envolvidos neste apelo.
Eu Sou a Presença Divina em Ação.
Eu Sou a Divina Presença da Luz que cura e Consola.
Seja feita a vontade Deus.
Sou muito grata - esta é uma oportunidade da luz divina do meu coração queimar o fogo divino da compaixão.
É dando que recebemos...
Escreva o nome daquele que está necessitado de oração.
Seu endereço, nome do médico, hospital horario da intervenção cirurgica se houver.
e faça um bilhete assim:
Eu peço ao Anjo Rafael e todos os anjos curadores,à Mãe Divina e os mestres ascencionados e equipe médicas Espirituais de Aurora, aos médicos espirituais - Bezerra de Menezes, André Luiz e os anjos da cura que permaneçam ao lado do nosso irmão. a
Seja feita a Vontade de Deus.
Oração inspirada pelo Espírito Santo.
Eu Sou Dharma dhannyael.
Que desçam aqui e agora os Anjos, Arcanjos, querubins, Serafins, Mestres Ascencionados que estão trabalhando para a saúde da humanidade.
Oremos para este irmão, da nossa família.
Arcanjo Rafael curai nosso irmã(ã) que está no hospital... (que vai operar...) ou (que está em casa necessitado de luz e de oração para sua saúde.
Invocamos uma luz translúcida verde, esmeralda de vários matizes luminosos,
que agora penetra cada célula, átomo e eletron do nosso irmão (a) e na sua alma e na essência monâdica do seu corpo, ( diga o nome e o endereço).
Podemos ouvir ao fundo a música das esferas, sobre a forma de um radiante coro de anjo,cantando melodias e harmonias magníficas que curam e purificam e liberam.
Agora vamos imaginar o quarto envolvido de luz verde da cura, a luz da compaixão do Infinito.
Agora vamos imaginar, os anjos descendo, o socorro descendo, envolvendo o nosso irmão(a)... com muito carinho e amor.
Todos os procedimentos espirituais estão sendo feitos...
Se houver necessidade, haverá uma inferência espiritual no corpo do doente.
Eu invoco a Divina Presença de todos aqueles que estão envolvidos neste apelo.
Eu Sou a Presença Divina em Ação.
Eu Sou a Divina Presença da Luz que cura e Consola.
Seja feita a vontade Deus.
Sou muito grata - esta é uma oportunidade da luz divina do meu coração queimar o fogo divino da compaixão.
É dando que recebemos...
Escreva o nome daquele que está necessitado de oração.
Seu endereço, nome do médico, hospital horario da intervenção cirurgica se houver.
e faça um bilhete assim:
Eu peço ao Anjo Rafael e todos os anjos curadores,à Mãe Divina e os mestres ascencionados e equipe médicas Espirituais de Aurora, aos médicos espirituais - Bezerra de Menezes, André Luiz e os anjos da cura que permaneçam ao lado do nosso irmão. a
Seja feita a Vontade de Deus.
Oração inspirada pelo Espírito Santo.
Eu Sou Dharma dhannyael.
BENZIMENTOS E CURA=LEIAM COM ATENÇÃO POIS É UM ALERTA!!!
Benzimentos e Rezas
É bom esclarecer que os *benzimentos* aqui relacionados eram usados numa
época em que não existiam muitos médicos na região. As pessoas moravam em
sítios ou em locais muito distantes dos centros onde existiam farmácias e
hospitais e desenvolviam a fé no uso de determinadas *rezas e simpatias* que
podiam ou não funcionar.
De qualquer forma, eles hoje figuram aqui como amostra da *riqueza cultural
da região* e pelo seu valor histórico, não como fórmulas para serem
utilizadas em substituição aos tratamentos médicos ou psicológicos feitos
por especialistas que se empenharam durante anos de estudo com o objetivo de
salvar vidas.
*CURA COM BARATA: (Publicado na Imprensa Oficial - 03/04/2008)*
Esta quem nos ensinou foi o senhor Wilson Grecco, figura sempre presente nas
manifestações artísticas da cidade. Segundo consta, sua *nona*, Dona Libera,
tinha uma maneira muito peculiar de fazer sarar a *dor de ouvido*: pegava
uma *barata viva*, colocava numa *colher grande* e enchia de *óleo*, levando
ao *fogo* para "fritar" o bichinho. Quando a barata fritava, tirava-se o
inseto do meio do óleo e esperava o líquido ficar morno, daí pingava-se uma
ou duas gotas no ouvido, fazendo cruzes e orando.
*ESTRANHA PROTEÇÃO: (Publicado na Imprensa Oficial - 23/02/2008)
*Há muito tempo atrás, em Itatiba, as pessoas tentavam fazer o melhor
possível para se *proteger contra doenças*, porque os médicos eram poucos e
a maioria das pessoas vivia nos sítios. As mães faziam *chás* para as
crianças que estavam *gripadas* ou com *cólicas*. Hoje se sabe que muitas
ervas usadas para estes chás têm realmente princípios que podem ajudar na
restauração da saúde. Também existiam muitas simpatias para *susto* e para *
desejos*. Às vezes, uma criança queria um brinquedo ou tinha vontade de
comer alguma coisa e ficava desassossegada. Aí era preciso levar numa *
benzedeira* que orasse e restabelecesse a *paz de espírito* da paciente. Mas
havia um costume muito estranho que algumas pessoas adotaram para proteger a
garotada, e também os adultos, do *tétano*: enfiar *um prego dentro de uma
cebola*. As mães costumavam fazer isso principalmente quando os filhos iam
jogar bola em campos improvisados, com jogadores descalços, o que aumentava
o risco de alguém se ferir em pedaços farpados de madeira, vidro, etc, e
contrair a doença.
*SANTA LUZIA: (Publicado na Imprensa Oficial - 14/02/2008)
*Esta simpatia é bem usada quando da ocorrência de algum *corpo estranho nos
olhos*. Lembrando sempre que oração sempre ajuda, mas nunca deixe de
procurar um médico quando houver dor e sintomas que indiquem alguma
gravidade ou anormalidade: "Fazer o sinal da cruz sobre os olhos - *Santa
Luzia passou por aqui com seu cavalinho comendo capim!* - Continuar até
passar a dor ou até o cisco sair."
*NOSSA SENHORA DA DEFESA:
*A Irani Adriana Teixeira de Assis enviou para nós esta *oração*, que ela
utiliza faz tempo e que pouca gente conhece, a de *Nossa Senhora da Defesa*.
É para se levar na carteira ou para se ter em casa. Segundo consta do site
do santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Alto do Sumaré, São
Paulo, a devoção a essa manifestação de Maria começou na Itália.
A cidade de Cortina D´Ampezzo fica em Belluno, nordeste da Itália, tem uma
localização estratégica e sempre foi alvo de invasões bárbaras e conflitos
políticos.
No ano de 572, os lombardos tentaram invadir seus vizinhos *ampezzanos*. O
povo atacado se reuniu e rezou fervorosamente, pedindo ajuda de *Nossa
Senhora*, e em seguida prepararam-se para defender sua cidade. Ao perceberem
que a invasão era inevitável, invocaram o nome da *Virgem Maria* e ela
apareceu sobre as nuvens, com uma espada na mão. Quando os inimigos tentaram
entrar na cidade, ela os confundiu com as nuvens, que lhes impediu a visão.
Dessa forma, o exército invasor lutou entre si até a derrota.
No século XIV, na cidade, já existia uma capela dedicada a ela. Em 1412
ocorreu outro incidente: o exército dos bárbaros *godos* ameaçava dominar o
território. O povo de *Ampezzo*, quase desarmado, conseguiu parar as tropas
inimigas e a vitória foi interpretada como um novo sinal de *Nossa Senhora
da Defesa*. No início do século XXI, uma catequista trouxe da Itália um
quadro com a imagem da *Santa* para São Paulo e em setembro de 2003 os
devotos paulistanos dedicaram a ela uma igreja. Os fiéis costumam recorrer à
santa pedindo proteção contra a violência existente nas grandes cidades.
Comemora-se o dia de *Nossa Senhora da Defesa* em *18 de Setembro*.
Oração: *"Nossa Senhora da Defesa, Virgem poderosa, recorro à Vossa proteção
contra todos os assaltos do inimigo, pois vós sois o terror das forças
malignas. Eu seguro no vosso manto santo e me refugio debaixo dele para
estar guardado, seguro, e protegido de todo o mal. Mãe Santíssima, refúgio
dos pecadores, vós recebestes de Deus o poder de esmagar a cabeça da
serpente infernal e com a espada levantada, afugentar os demônios que querem
acorrentar os filhos de Deus. Curvado sob o peso dos meus pecados, venho
pedir a vossa proteção, hoje, e em cada dia da minha vida, para que vivendo
na luz do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, eu possa, depois desta
caminhada terrena, entrar na pátria celeste. Amém.* Rezar em seguida um
pai-nosso, uma ave-maria, e dar *glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito
Santo."*
*PARA NÃO ENTRAR EM CHOQUE COM A NATUREZA:
*O Paulo Degani, responsável pelo Museu Histórico Municipal "Padre Francisco
de Paula Lima", nos contou sobre dois costumes interessantes, especialmente
úteis para quem gosta de caminhar por locais cheios de mato, no meio de
florestas, bosques, trilhas.
Conta-se que, *para não pegar carrapato* quando se entra na mata, é preciso
*quebrar um galhinho da primeira árvore* que se encontrar e *guardar no
bolso*.
*Outra simpatia*: existe uma árvore chamada *Aroeira*, fácil de encontrar
nos sítios aqui da cidade. Algumas pessoas já tiveram experiências ruins com
a dita cuja: foi passar por baixo da árvore e começar a espirrar, ou sentir
a pele ficar vermelha e coberta de calombos! Dizem que, para evitar a
"raiva" da aroeira e de outras formas de vida, é bom *pedir licença para
"Dona Aroeira" antes de entrar na mata*, mesmo que não haja nenhuma aroeira
por perto. É só chegar, dizer em alto e bom som: *"Dá licença para eu
entrar, Dona Aroeira!",* e caminhar sossegado.
Mas, por via das dúvidas, antes de entrar na mata, é bom colocar *botas* ou
*calçados de cano longo* para evitar picadas de insetos, um bom
*repelente*e, caso você já tenha tendências alérgicas,
*é bom ficar longe das aroeiras*, mesmo não tendo certeza se elas estão
bravas ou apenas chateadas...
*SEM SILICONE E SEM CASAMENTO:
*Pessoas que vieram de Arealva (interior paulista) para morar em Itatiba
contam que naquela cidade existia uma simpatia que as *meninas que acabavam
de entrar na adolescência* costumavam fazer: *tomar água na concha para que
os seios crescessem*. Em Arealva também existia uma crendice de que se
alguém passasse com a *vassoura sobre os pés* de uma pessoa, aquela que teve
os pés "varridos" *não se casaria* mais. Essa superstição era conhecida
também em Itatiba e até hoje algumas pessoas desviam do caminho quando
avistam alguém fazendo faxina, de medo de ter os pés varridos.
*SIMPATIA DE ANO NOVO PARA PROSPERIDADE:
*Cada família tem uma simpatia especial para *assegurar que o Ano Novo* seja
realmente bom. Algumas pessoas *colocam a maior nota de dinheiro que possuem
dentro do sapato*, durante a festa de Reveillon, para que a cédula chame
suas companheiras de igual valor durante o ano que começa.
Existe uma simpatia interessante que veio de São Lourenço, Sul de Minas,
para cá: *a troca de folha de louro*. À meia noite do dia 31 de dezembro,
coloca-se num *pratinho ou outro recipiente*, *algumas folhas secas de louro
*, dessas utilizadas para tempero. O louro representa vitória, glória.
Quando bate *meia-noite*, *pega-se uma folhinha e troca-se com a de outra
pessoa*. *A folha que foi trocada é guardada na carteira*, junto com o *
dinheiro*, para assegurar *segurança financeira*. No *final do ano, a
folhinha usada é trocada pela de outra pessoa* novamente. Se estiver muito
gasta, joga-se fora e toma-se uma nova folhinha para troca.
*Limpeza da Casa Depois do Velório:*
Ainda hoje nós verificamos o costume de algumas famílias de velar o morto na
residência. Diz a tradição que, *após a retirada do caixão e a saída do
cortejo rumo ao cemitério, deve-se varrer a casa toda*, *em direção à porta
da frente da casa*, varrendo tudo para a rua, ou seja, mandando embora todo
resquício da *Dona Morte*... (Contribuição da Sra. Ivone Igarashi, da AEPTI)
*Simpatia perigosa para violeiro:*
A senhora Inês Simões Barbosa, presidente da AEPTI, contou que o povo
acreditava na eficácia do *guizo de cascavel para melhorar o som do violão*.
Antigamente, o pessoal topava com muitas cobras nos pastos... até cascavel!
Gente com mais sorte não encontrava a cobra, mas o guizo dela. Se a pessoa
tocava violão, colocava o guizo dentro do instrumento, que passava a ter um
som mais suave e melódico.
*Simpatia perigosa para passar de ano:*
As crianças que viviam pelos pastos e pelos quintais cheios de árvores da
Itatiba antiga, quando encontravam a casca de uma cobra, ficavam felizes! É
que se* acreditava que a pele que as cobras trocam no decorrer de suas vidas
dá sorte* para os estudantes: eles colocavam aquela pele, que mais parece
plástico, dentro do *caderno*, bem na parte onde estava a matéria mais
difícil, que eles não conseguiam aprender. De acordo com a crença, *o aluno
passava de ano*. (contribuição da Sra. Maria Inês Simões Barbosa).
*Benzimento para "Ramo de Ar":*
Os antigos falavam muito nesse tal *"Ramo de Ar",* que era um reflexo de sol
ou de luz que pegava em cheio no rosto de alguém, causando uma sensação de
mal estar que, geralmente, terminava numa enxaqueca que poderia durar dias.
Ainda hoje se usa o termo, principalmente quando algum raiozinho de sol bate
em espelhos retrovisores ou vidros traseiros e faz alguma vítima - que fica
vendo bolinhas coloridas desfilando diante dos olhos durante horas.
Mas o povo tem remédio para tudo e bom benzedor sabe tirar "ramo de ar". O
benzimento pode ser de várias formas, mas sempre envolve *água*, *arruda* e
muita *fé*. Um dos mais simples e que o próprio "doente" pode fazer é o
seguinte: pega-se *um copo de água,* cobre-se a boca do copo com uma *toalhinha
limpa* e, com um pouquinho de jeito, abaixa-se a cabeça até que a testa
possa tocar na toalhinha bem esticada que cobre a boca do copo.
Quando a boca do copo estiver bem junto à testa, ergue-se a cabeça, não
deixando escorrer a água. O "doente" tem que ficar sentado em algum lugar de
*frente para o sol*, de *olhos fechados*. O copo fica equilibrado sobre a
testa e a água apenas umedece a toalhinha e a pele. A pessoa deve rezar para
que o "ramo de ar" se vá, pedindo a *Deus*, Jesus, aos santos *anjos da
guarda*, ou ao santo de sua devoção, que leve o mal embora.
Geralmente é nesse momento que a água dentro do copo começa a movimentar-se,
como se fervesse. Segundo os benzedores, é porque o "ramo de ar" está indo
embora. Quem quiser, pode até colocar *folhas ou um galhinho de
arruda*dentro de um copo, desde que não se sinta mal com o cheiro
exalado pela
planta. (Contribuição da família Fattori)
*Benzer Susto:*
Antigamente, as mães e avós tinham um instrumento poderoso não só para
cuidar da nutrição da família, mas também para proteger seus entes queridos
contra o mal: o* fogão de lenha*. Quando uma criança levava um susto ou não
conseguia dormir à noite, era levada para junto do fogão e devidamente
benzida com *brasa*. A fórmula podia variar, mas geralmente era esta:
falava-se o nome da criança assustada e, em seguida, dizia-se* "eu vou te
benzer",* com bastante confiança. Pegava-se uma brasa do fogão, com o
auxílio de algum instrumento para não queimar as mãos, e jogava-se a brasa
dentro de *um copo com água*. Se a brasa subisse era porque a criança não
estava assustada e a manha dela era de birra mesmo.
Se a brasa descesse, a criança precisava de ajuda. Aí era preciso colocar um
pouco da água do copo com brasa em um outro copo com água, que seria dada
para a criança beber. O que sobrou da água com a brasa devia ser usada para
borrifar três cantos do cômodo (geralmente a cozinha). Não se borrifa o
canto por onde se sai. O restinho, junto com a brasa, seria jogado no fogo
do fogão de lenha. (Contribuição da família Polessi)
*Benzimento contra a Dor de Barriga: *
Esta fórmula era usada principalmente com crianças. A benzedeira fazia o
seguinte: Colocava uma das mãos na altura da boca do estômago do doente
dizendo *"São Martim deitado".* Colocava então a mão na cintura do doente
continuando a recitar: *"Sur la somente, benza teu male".* E, finalmente, a
benzedeira dizia: *"Cura esse ventre",* descendo a mão ao ventre do doente.
(Contribuição da família Polessi - Bairro da Ponte).
*Benzimento contra a Dor de Cabeça:*
A benzedeira e a pessoa com dor-de-cabeça deveriam *rezar um pai-nosso e uma
ave-maria*, em seguida, a benzedeira colocava *três galhinhos de
arruda*dentro de
*um copo de água*, que era colocado no topo da cabeça do doente. A
benzedeira então dizia: *"Com que eu tiro o sol? Com água da fonte, ramo
verde do monte."* E retirava os galhinho de arruda de dentro do copo,
batendo levemente com elas na testa e na cabeça da pessoa. (Contribuição da
família Polessi - Bairro da Ponte)
*Para curar susto de criança -*
Esta é outra versão do benzimento com brasas. Contribuição da senhora Maria
Inês Simões Barbosa, da Associação dos Escritores, Pintores, Poetas e
Trovadores de Itatiba. Quando uma criança estava assustada, pegava-se *uma
caneca de ágata*. Podia até ser de outro material, mas as benzedeiras
preferiam as de ágata. Colocava-se água (temperatura ambiente) dentro dela
e jogava-se *3 brasas* na *água*. Logo em seguida colocava-se *um
prato*sobre a boca da caneca e era preciso virá-la de uma vez, como
quando
queremos desenformar um bolo. A caneca ficava de cabeça para baixo dentro do
prato. E a água da caneca não podia ser derramada. Então, para finalizar a
simpatia, era preciso fazer uma pequena cruz com *palha*. A cruz era
colocada sobre o fundo da caneca e todo o material era deixado no mesmo
lugar por* 7 dias*. Quando o período terminava, jogava-se a água fora (podia
ser no quintal), com brasas encharcadas e tudo.
*Para as mães de recém-nascidos não pegarem friagem -*
Novamente lembramosque todas essas receitas caseiras eram adotadas numa
época em que era difícil conseguir um médico. Estamos publicando esses
relatos pelo seu valor como folclore, não para que ele seja utilizado para
fins medicinais, o que pode acarretar até problemas ainda mais sérios,
porque não estamos publicando aqui as dosagens que eram utilizadas, nem
temos provas de que realmente funcionavam. E também não sabemos se ocorriam
efeitos colaterais.
Segundo a tradição, mulheres que haviam dado à luz deviam manter *uma dieta
por mais ou menos 40 dias*. Os antigos temiam que as mulheres "pegassem
friagem" durante o período e ficassem doentes. Na época, muitas casas não
tinham forro e o piso era de terra batida. Havia umidade dentro das casas de
fazenda e o perigo era real. Para prevenir alguma doença causada pela
umidade e pelo frio, as mulheres *queimavam arruda com açúcar numa caneca de
alumínio*. Daí jogavam *pinga* sobre o xarope que se formava e em seguida
tomavam a beberagem ainda quente. Isso se repetia pelos 40 dias.
(Contribuição da Sra. Ivone Igarashi, membro da diretoria da Associação dos
Poetas, Pintores e Trovadores de Itatiba).
*Simpatia para fazer a criança andar:*
Dona Josefina Maria de Jesus Almeida, Dona Zefina, morava no bairro do
Corintinha e era procurada por muitas mães que levavam seus bebês para que
ela aplicasse uma *simpatia* que, segundo se dizia, ajudava a
criancinha a *perder
o medo de andar*. Funcionava da seguinte forma: Dona Zefina pegava a criança
nos braços e suspendia o bebê sobre um *pilão*, *um pilão grande e simples*,
dos que se usava para socar café e grãos. Com cuidado, ela baixava e erguia
a criança sobre o pilão três vezes, como se a criança fosse o socador, mas
com movimentos mais lentos. A simpatia era repetida por* três sextas-feiras*.
Depois do benzimento, dona Zefina colocava a criança no chão e vinha
caminhando atrás dela, *passando a vassoura pelo piso* com o intuito de
"cortar" as influências negativas, dizendo:* "-O que eu corto?"* e a mãe da
criança deveria responder: *"- O medo".* Isso era feito mais três vezes.
Dona Zefina era conhecida também como "Vozica" pelos familiares. Muita gente
do bairro certamente se lembra dela. Atualmente, o pilão se encontra na casa
de parentes de Dona Zefina, no Harmonia. A história é contribuição das
famílias Crivelari e Almeida.
*Reza contra os problemas dos olhos:*
Esta oração é dirigida à *Santa Luzia* (ou *Santa Lúcia*). A jovem viveu por
volta do século III d.C. e, segundo a lenda, era filha de uma família
italiana abastada, que lhe deu uma sólida formação cristã. Era tanta a sua
vocação a *Deus* que queria dedicar sua vida a Ele. No entanto, o pai da
jovem faleceu e a mãe queria vê-la casada com um rapaz de outra família
também influente, mas pagã. Há versões diferentes para a história. Algumas
contam que quando descobriu que a moça seguia a doutrina de Cristo, o rapaz
que era apaixonado por ela a denunciou. Ela foi presa e martirizada. Seus
olhos foram arrancados pelos algozes. Outras versões contam que Luzia,
apesar de se negar a casar com o pretendente, continuava sendo perseguida
pelo rapaz. Numa ocasião, o moço teria dito que o olhar de Luzia o havia
enfeitiçado. A própria Luzia teria, então, arrancado os olhos e enviado para
o rapaz, mandando dizer que preferia viver cega a quebrar os votos feitos a
Deus e que, se eram os olhos que o haviam feito perder, que ficasse com
eles.
A *oração de Santa Luzia* deve ser rezada pelo próprio doente, fazendo o
sinal da cruz sobre os olhos, com o polegar da mão direita. Depois de feita
a oração, reza-se um Pai-Nosso e uma Ave-Maria:
*Vem Santa Luzia,
de noite e de dia,
trazer-me esta luz
dos braços da cruz.
*(Fazer o sinal da cruz 3 vezes sobre os olhos)
*Se é nuvem de sangue
e de água formada
Pelo Cristo exangue
Será derramada.
*(Fazer o sinal da cruz 3 vezes sobre os olhos)
*Por Santa Luzia,
Vais ver que esta luz
No céu se produz
*(Fazer o sinal da cruz 3 vezes sobre os olhos)
[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
É bom esclarecer que os *benzimentos* aqui relacionados eram usados numa
época em que não existiam muitos médicos na região. As pessoas moravam em
sítios ou em locais muito distantes dos centros onde existiam farmácias e
hospitais e desenvolviam a fé no uso de determinadas *rezas e simpatias* que
podiam ou não funcionar.
De qualquer forma, eles hoje figuram aqui como amostra da *riqueza cultural
da região* e pelo seu valor histórico, não como fórmulas para serem
utilizadas em substituição aos tratamentos médicos ou psicológicos feitos
por especialistas que se empenharam durante anos de estudo com o objetivo de
salvar vidas.
*CURA COM BARATA: (Publicado na Imprensa Oficial - 03/04/2008)*
Esta quem nos ensinou foi o senhor Wilson Grecco, figura sempre presente nas
manifestações artísticas da cidade. Segundo consta, sua *nona*, Dona Libera,
tinha uma maneira muito peculiar de fazer sarar a *dor de ouvido*: pegava
uma *barata viva*, colocava numa *colher grande* e enchia de *óleo*, levando
ao *fogo* para "fritar" o bichinho. Quando a barata fritava, tirava-se o
inseto do meio do óleo e esperava o líquido ficar morno, daí pingava-se uma
ou duas gotas no ouvido, fazendo cruzes e orando.
*ESTRANHA PROTEÇÃO: (Publicado na Imprensa Oficial - 23/02/2008)
*Há muito tempo atrás, em Itatiba, as pessoas tentavam fazer o melhor
possível para se *proteger contra doenças*, porque os médicos eram poucos e
a maioria das pessoas vivia nos sítios. As mães faziam *chás* para as
crianças que estavam *gripadas* ou com *cólicas*. Hoje se sabe que muitas
ervas usadas para estes chás têm realmente princípios que podem ajudar na
restauração da saúde. Também existiam muitas simpatias para *susto* e para *
desejos*. Às vezes, uma criança queria um brinquedo ou tinha vontade de
comer alguma coisa e ficava desassossegada. Aí era preciso levar numa *
benzedeira* que orasse e restabelecesse a *paz de espírito* da paciente. Mas
havia um costume muito estranho que algumas pessoas adotaram para proteger a
garotada, e também os adultos, do *tétano*: enfiar *um prego dentro de uma
cebola*. As mães costumavam fazer isso principalmente quando os filhos iam
jogar bola em campos improvisados, com jogadores descalços, o que aumentava
o risco de alguém se ferir em pedaços farpados de madeira, vidro, etc, e
contrair a doença.
*SANTA LUZIA: (Publicado na Imprensa Oficial - 14/02/2008)
*Esta simpatia é bem usada quando da ocorrência de algum *corpo estranho nos
olhos*. Lembrando sempre que oração sempre ajuda, mas nunca deixe de
procurar um médico quando houver dor e sintomas que indiquem alguma
gravidade ou anormalidade: "Fazer o sinal da cruz sobre os olhos - *Santa
Luzia passou por aqui com seu cavalinho comendo capim!* - Continuar até
passar a dor ou até o cisco sair."
*NOSSA SENHORA DA DEFESA:
*A Irani Adriana Teixeira de Assis enviou para nós esta *oração*, que ela
utiliza faz tempo e que pouca gente conhece, a de *Nossa Senhora da Defesa*.
É para se levar na carteira ou para se ter em casa. Segundo consta do site
do santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Alto do Sumaré, São
Paulo, a devoção a essa manifestação de Maria começou na Itália.
A cidade de Cortina D´Ampezzo fica em Belluno, nordeste da Itália, tem uma
localização estratégica e sempre foi alvo de invasões bárbaras e conflitos
políticos.
No ano de 572, os lombardos tentaram invadir seus vizinhos *ampezzanos*. O
povo atacado se reuniu e rezou fervorosamente, pedindo ajuda de *Nossa
Senhora*, e em seguida prepararam-se para defender sua cidade. Ao perceberem
que a invasão era inevitável, invocaram o nome da *Virgem Maria* e ela
apareceu sobre as nuvens, com uma espada na mão. Quando os inimigos tentaram
entrar na cidade, ela os confundiu com as nuvens, que lhes impediu a visão.
Dessa forma, o exército invasor lutou entre si até a derrota.
No século XIV, na cidade, já existia uma capela dedicada a ela. Em 1412
ocorreu outro incidente: o exército dos bárbaros *godos* ameaçava dominar o
território. O povo de *Ampezzo*, quase desarmado, conseguiu parar as tropas
inimigas e a vitória foi interpretada como um novo sinal de *Nossa Senhora
da Defesa*. No início do século XXI, uma catequista trouxe da Itália um
quadro com a imagem da *Santa* para São Paulo e em setembro de 2003 os
devotos paulistanos dedicaram a ela uma igreja. Os fiéis costumam recorrer à
santa pedindo proteção contra a violência existente nas grandes cidades.
Comemora-se o dia de *Nossa Senhora da Defesa* em *18 de Setembro*.
Oração: *"Nossa Senhora da Defesa, Virgem poderosa, recorro à Vossa proteção
contra todos os assaltos do inimigo, pois vós sois o terror das forças
malignas. Eu seguro no vosso manto santo e me refugio debaixo dele para
estar guardado, seguro, e protegido de todo o mal. Mãe Santíssima, refúgio
dos pecadores, vós recebestes de Deus o poder de esmagar a cabeça da
serpente infernal e com a espada levantada, afugentar os demônios que querem
acorrentar os filhos de Deus. Curvado sob o peso dos meus pecados, venho
pedir a vossa proteção, hoje, e em cada dia da minha vida, para que vivendo
na luz do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, eu possa, depois desta
caminhada terrena, entrar na pátria celeste. Amém.* Rezar em seguida um
pai-nosso, uma ave-maria, e dar *glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito
Santo."*
*PARA NÃO ENTRAR EM CHOQUE COM A NATUREZA:
*O Paulo Degani, responsável pelo Museu Histórico Municipal "Padre Francisco
de Paula Lima", nos contou sobre dois costumes interessantes, especialmente
úteis para quem gosta de caminhar por locais cheios de mato, no meio de
florestas, bosques, trilhas.
Conta-se que, *para não pegar carrapato* quando se entra na mata, é preciso
*quebrar um galhinho da primeira árvore* que se encontrar e *guardar no
bolso*.
*Outra simpatia*: existe uma árvore chamada *Aroeira*, fácil de encontrar
nos sítios aqui da cidade. Algumas pessoas já tiveram experiências ruins com
a dita cuja: foi passar por baixo da árvore e começar a espirrar, ou sentir
a pele ficar vermelha e coberta de calombos! Dizem que, para evitar a
"raiva" da aroeira e de outras formas de vida, é bom *pedir licença para
"Dona Aroeira" antes de entrar na mata*, mesmo que não haja nenhuma aroeira
por perto. É só chegar, dizer em alto e bom som: *"Dá licença para eu
entrar, Dona Aroeira!",* e caminhar sossegado.
Mas, por via das dúvidas, antes de entrar na mata, é bom colocar *botas* ou
*calçados de cano longo* para evitar picadas de insetos, um bom
*repelente*e, caso você já tenha tendências alérgicas,
*é bom ficar longe das aroeiras*, mesmo não tendo certeza se elas estão
bravas ou apenas chateadas...
*SEM SILICONE E SEM CASAMENTO:
*Pessoas que vieram de Arealva (interior paulista) para morar em Itatiba
contam que naquela cidade existia uma simpatia que as *meninas que acabavam
de entrar na adolescência* costumavam fazer: *tomar água na concha para que
os seios crescessem*. Em Arealva também existia uma crendice de que se
alguém passasse com a *vassoura sobre os pés* de uma pessoa, aquela que teve
os pés "varridos" *não se casaria* mais. Essa superstição era conhecida
também em Itatiba e até hoje algumas pessoas desviam do caminho quando
avistam alguém fazendo faxina, de medo de ter os pés varridos.
*SIMPATIA DE ANO NOVO PARA PROSPERIDADE:
*Cada família tem uma simpatia especial para *assegurar que o Ano Novo* seja
realmente bom. Algumas pessoas *colocam a maior nota de dinheiro que possuem
dentro do sapato*, durante a festa de Reveillon, para que a cédula chame
suas companheiras de igual valor durante o ano que começa.
Existe uma simpatia interessante que veio de São Lourenço, Sul de Minas,
para cá: *a troca de folha de louro*. À meia noite do dia 31 de dezembro,
coloca-se num *pratinho ou outro recipiente*, *algumas folhas secas de louro
*, dessas utilizadas para tempero. O louro representa vitória, glória.
Quando bate *meia-noite*, *pega-se uma folhinha e troca-se com a de outra
pessoa*. *A folha que foi trocada é guardada na carteira*, junto com o *
dinheiro*, para assegurar *segurança financeira*. No *final do ano, a
folhinha usada é trocada pela de outra pessoa* novamente. Se estiver muito
gasta, joga-se fora e toma-se uma nova folhinha para troca.
*Limpeza da Casa Depois do Velório:*
Ainda hoje nós verificamos o costume de algumas famílias de velar o morto na
residência. Diz a tradição que, *após a retirada do caixão e a saída do
cortejo rumo ao cemitério, deve-se varrer a casa toda*, *em direção à porta
da frente da casa*, varrendo tudo para a rua, ou seja, mandando embora todo
resquício da *Dona Morte*... (Contribuição da Sra. Ivone Igarashi, da AEPTI)
*Simpatia perigosa para violeiro:*
A senhora Inês Simões Barbosa, presidente da AEPTI, contou que o povo
acreditava na eficácia do *guizo de cascavel para melhorar o som do violão*.
Antigamente, o pessoal topava com muitas cobras nos pastos... até cascavel!
Gente com mais sorte não encontrava a cobra, mas o guizo dela. Se a pessoa
tocava violão, colocava o guizo dentro do instrumento, que passava a ter um
som mais suave e melódico.
*Simpatia perigosa para passar de ano:*
As crianças que viviam pelos pastos e pelos quintais cheios de árvores da
Itatiba antiga, quando encontravam a casca de uma cobra, ficavam felizes! É
que se* acreditava que a pele que as cobras trocam no decorrer de suas vidas
dá sorte* para os estudantes: eles colocavam aquela pele, que mais parece
plástico, dentro do *caderno*, bem na parte onde estava a matéria mais
difícil, que eles não conseguiam aprender. De acordo com a crença, *o aluno
passava de ano*. (contribuição da Sra. Maria Inês Simões Barbosa).
*Benzimento para "Ramo de Ar":*
Os antigos falavam muito nesse tal *"Ramo de Ar",* que era um reflexo de sol
ou de luz que pegava em cheio no rosto de alguém, causando uma sensação de
mal estar que, geralmente, terminava numa enxaqueca que poderia durar dias.
Ainda hoje se usa o termo, principalmente quando algum raiozinho de sol bate
em espelhos retrovisores ou vidros traseiros e faz alguma vítima - que fica
vendo bolinhas coloridas desfilando diante dos olhos durante horas.
Mas o povo tem remédio para tudo e bom benzedor sabe tirar "ramo de ar". O
benzimento pode ser de várias formas, mas sempre envolve *água*, *arruda* e
muita *fé*. Um dos mais simples e que o próprio "doente" pode fazer é o
seguinte: pega-se *um copo de água,* cobre-se a boca do copo com uma *toalhinha
limpa* e, com um pouquinho de jeito, abaixa-se a cabeça até que a testa
possa tocar na toalhinha bem esticada que cobre a boca do copo.
Quando a boca do copo estiver bem junto à testa, ergue-se a cabeça, não
deixando escorrer a água. O "doente" tem que ficar sentado em algum lugar de
*frente para o sol*, de *olhos fechados*. O copo fica equilibrado sobre a
testa e a água apenas umedece a toalhinha e a pele. A pessoa deve rezar para
que o "ramo de ar" se vá, pedindo a *Deus*, Jesus, aos santos *anjos da
guarda*, ou ao santo de sua devoção, que leve o mal embora.
Geralmente é nesse momento que a água dentro do copo começa a movimentar-se,
como se fervesse. Segundo os benzedores, é porque o "ramo de ar" está indo
embora. Quem quiser, pode até colocar *folhas ou um galhinho de
arruda*dentro de um copo, desde que não se sinta mal com o cheiro
exalado pela
planta. (Contribuição da família Fattori)
*Benzer Susto:*
Antigamente, as mães e avós tinham um instrumento poderoso não só para
cuidar da nutrição da família, mas também para proteger seus entes queridos
contra o mal: o* fogão de lenha*. Quando uma criança levava um susto ou não
conseguia dormir à noite, era levada para junto do fogão e devidamente
benzida com *brasa*. A fórmula podia variar, mas geralmente era esta:
falava-se o nome da criança assustada e, em seguida, dizia-se* "eu vou te
benzer",* com bastante confiança. Pegava-se uma brasa do fogão, com o
auxílio de algum instrumento para não queimar as mãos, e jogava-se a brasa
dentro de *um copo com água*. Se a brasa subisse era porque a criança não
estava assustada e a manha dela era de birra mesmo.
Se a brasa descesse, a criança precisava de ajuda. Aí era preciso colocar um
pouco da água do copo com brasa em um outro copo com água, que seria dada
para a criança beber. O que sobrou da água com a brasa devia ser usada para
borrifar três cantos do cômodo (geralmente a cozinha). Não se borrifa o
canto por onde se sai. O restinho, junto com a brasa, seria jogado no fogo
do fogão de lenha. (Contribuição da família Polessi)
*Benzimento contra a Dor de Barriga: *
Esta fórmula era usada principalmente com crianças. A benzedeira fazia o
seguinte: Colocava uma das mãos na altura da boca do estômago do doente
dizendo *"São Martim deitado".* Colocava então a mão na cintura do doente
continuando a recitar: *"Sur la somente, benza teu male".* E, finalmente, a
benzedeira dizia: *"Cura esse ventre",* descendo a mão ao ventre do doente.
(Contribuição da família Polessi - Bairro da Ponte).
*Benzimento contra a Dor de Cabeça:*
A benzedeira e a pessoa com dor-de-cabeça deveriam *rezar um pai-nosso e uma
ave-maria*, em seguida, a benzedeira colocava *três galhinhos de
arruda*dentro de
*um copo de água*, que era colocado no topo da cabeça do doente. A
benzedeira então dizia: *"Com que eu tiro o sol? Com água da fonte, ramo
verde do monte."* E retirava os galhinho de arruda de dentro do copo,
batendo levemente com elas na testa e na cabeça da pessoa. (Contribuição da
família Polessi - Bairro da Ponte)
*Para curar susto de criança -*
Esta é outra versão do benzimento com brasas. Contribuição da senhora Maria
Inês Simões Barbosa, da Associação dos Escritores, Pintores, Poetas e
Trovadores de Itatiba. Quando uma criança estava assustada, pegava-se *uma
caneca de ágata*. Podia até ser de outro material, mas as benzedeiras
preferiam as de ágata. Colocava-se água (temperatura ambiente) dentro dela
e jogava-se *3 brasas* na *água*. Logo em seguida colocava-se *um
prato*sobre a boca da caneca e era preciso virá-la de uma vez, como
quando
queremos desenformar um bolo. A caneca ficava de cabeça para baixo dentro do
prato. E a água da caneca não podia ser derramada. Então, para finalizar a
simpatia, era preciso fazer uma pequena cruz com *palha*. A cruz era
colocada sobre o fundo da caneca e todo o material era deixado no mesmo
lugar por* 7 dias*. Quando o período terminava, jogava-se a água fora (podia
ser no quintal), com brasas encharcadas e tudo.
*Para as mães de recém-nascidos não pegarem friagem -*
Novamente lembramosque todas essas receitas caseiras eram adotadas numa
época em que era difícil conseguir um médico. Estamos publicando esses
relatos pelo seu valor como folclore, não para que ele seja utilizado para
fins medicinais, o que pode acarretar até problemas ainda mais sérios,
porque não estamos publicando aqui as dosagens que eram utilizadas, nem
temos provas de que realmente funcionavam. E também não sabemos se ocorriam
efeitos colaterais.
Segundo a tradição, mulheres que haviam dado à luz deviam manter *uma dieta
por mais ou menos 40 dias*. Os antigos temiam que as mulheres "pegassem
friagem" durante o período e ficassem doentes. Na época, muitas casas não
tinham forro e o piso era de terra batida. Havia umidade dentro das casas de
fazenda e o perigo era real. Para prevenir alguma doença causada pela
umidade e pelo frio, as mulheres *queimavam arruda com açúcar numa caneca de
alumínio*. Daí jogavam *pinga* sobre o xarope que se formava e em seguida
tomavam a beberagem ainda quente. Isso se repetia pelos 40 dias.
(Contribuição da Sra. Ivone Igarashi, membro da diretoria da Associação dos
Poetas, Pintores e Trovadores de Itatiba).
*Simpatia para fazer a criança andar:*
Dona Josefina Maria de Jesus Almeida, Dona Zefina, morava no bairro do
Corintinha e era procurada por muitas mães que levavam seus bebês para que
ela aplicasse uma *simpatia* que, segundo se dizia, ajudava a
criancinha a *perder
o medo de andar*. Funcionava da seguinte forma: Dona Zefina pegava a criança
nos braços e suspendia o bebê sobre um *pilão*, *um pilão grande e simples*,
dos que se usava para socar café e grãos. Com cuidado, ela baixava e erguia
a criança sobre o pilão três vezes, como se a criança fosse o socador, mas
com movimentos mais lentos. A simpatia era repetida por* três sextas-feiras*.
Depois do benzimento, dona Zefina colocava a criança no chão e vinha
caminhando atrás dela, *passando a vassoura pelo piso* com o intuito de
"cortar" as influências negativas, dizendo:* "-O que eu corto?"* e a mãe da
criança deveria responder: *"- O medo".* Isso era feito mais três vezes.
Dona Zefina era conhecida também como "Vozica" pelos familiares. Muita gente
do bairro certamente se lembra dela. Atualmente, o pilão se encontra na casa
de parentes de Dona Zefina, no Harmonia. A história é contribuição das
famílias Crivelari e Almeida.
*Reza contra os problemas dos olhos:*
Esta oração é dirigida à *Santa Luzia* (ou *Santa Lúcia*). A jovem viveu por
volta do século III d.C. e, segundo a lenda, era filha de uma família
italiana abastada, que lhe deu uma sólida formação cristã. Era tanta a sua
vocação a *Deus* que queria dedicar sua vida a Ele. No entanto, o pai da
jovem faleceu e a mãe queria vê-la casada com um rapaz de outra família
também influente, mas pagã. Há versões diferentes para a história. Algumas
contam que quando descobriu que a moça seguia a doutrina de Cristo, o rapaz
que era apaixonado por ela a denunciou. Ela foi presa e martirizada. Seus
olhos foram arrancados pelos algozes. Outras versões contam que Luzia,
apesar de se negar a casar com o pretendente, continuava sendo perseguida
pelo rapaz. Numa ocasião, o moço teria dito que o olhar de Luzia o havia
enfeitiçado. A própria Luzia teria, então, arrancado os olhos e enviado para
o rapaz, mandando dizer que preferia viver cega a quebrar os votos feitos a
Deus e que, se eram os olhos que o haviam feito perder, que ficasse com
eles.
A *oração de Santa Luzia* deve ser rezada pelo próprio doente, fazendo o
sinal da cruz sobre os olhos, com o polegar da mão direita. Depois de feita
a oração, reza-se um Pai-Nosso e uma Ave-Maria:
*Vem Santa Luzia,
de noite e de dia,
trazer-me esta luz
dos braços da cruz.
*(Fazer o sinal da cruz 3 vezes sobre os olhos)
*Se é nuvem de sangue
e de água formada
Pelo Cristo exangue
Será derramada.
*(Fazer o sinal da cruz 3 vezes sobre os olhos)
*Por Santa Luzia,
Vais ver que esta luz
No céu se produz
*(Fazer o sinal da cruz 3 vezes sobre os olhos)
[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
CONFIANÇA NO AMANHÃ
Muitos já ouviram a frase: “Nada como um dia após o outro”.
Eis aí uma grande verdade, pois o tempo é um remédio poderoso.
Aquilo que está ruim hoje poderá não estar amanhã.
Assim, se hoje você vive uma situação difícil,
seja por problemas de saúde, afetivo ou financeiro,
saiba que deve seguir seu caminho confiante, com fé e esperança,
sem desespero, pois o amanhã será outro dia.
Não perca tempo guardando tristeza, mágoas e ressentimentos.
Deixe que o tempo se encarregue de levar tudo isso embora.
Guarde com você somente as boas lembranças e os bons sentimentos.
Cultive a esperança e o amor dentro de si.
Não há mal que dure para sempre. Somente o bem é eterno.
Nada melhor do que outro dia, para um novo começo.
Veja que o sol se põe e nasce todos os dias,
com todo o seu brilho e esplendor.
Isso nos remete a pensar que deveríamos agir como a natureza,
que mesmo após uma grande tempestade e uma noite sombria,
ao amanhecer, lá está um novo dia, claro e ensolarado a brilhar,
com os pássaros a cantar, enchendo o mundo de esperança e alegria.
A vida é assim, então não nos entreguemos ao desânimo
e à falta de esperança, diante das dificuldades,
pois um novo dia virá para nós.
A natureza confia em Deus. Vamos confiar também?
Eis aí uma grande verdade, pois o tempo é um remédio poderoso.
Aquilo que está ruim hoje poderá não estar amanhã.
Assim, se hoje você vive uma situação difícil,
seja por problemas de saúde, afetivo ou financeiro,
saiba que deve seguir seu caminho confiante, com fé e esperança,
sem desespero, pois o amanhã será outro dia.
Não perca tempo guardando tristeza, mágoas e ressentimentos.
Deixe que o tempo se encarregue de levar tudo isso embora.
Guarde com você somente as boas lembranças e os bons sentimentos.
Cultive a esperança e o amor dentro de si.
Não há mal que dure para sempre. Somente o bem é eterno.
Nada melhor do que outro dia, para um novo começo.
Veja que o sol se põe e nasce todos os dias,
com todo o seu brilho e esplendor.
Isso nos remete a pensar que deveríamos agir como a natureza,
que mesmo após uma grande tempestade e uma noite sombria,
ao amanhecer, lá está um novo dia, claro e ensolarado a brilhar,
com os pássaros a cantar, enchendo o mundo de esperança e alegria.
A vida é assim, então não nos entreguemos ao desânimo
e à falta de esperança, diante das dificuldades,
pois um novo dia virá para nós.
A natureza confia em Deus. Vamos confiar também?
SEMANA=ENERGIAS DA NOVA ERA..
AMADOS AMIGOS,PAZ...
Esta semana vamos ter uma energia mais que especial em nosso grupo...
Estaremos decretando que todas as energias sejam renovadas na limpeza
e transmutação..
Vamos mudar nossos padrões energéticos para elevar nossas energias
fora desta atual realidade hj de violencias,mortes e guerras.
Todos somos merecedores e precisamos focar nessa energia de merecer
sempre o melhor..
SEGUNDA=
RENOVAÇÃO ESPIRITUAL
Vamos ter além do atendimento com Dr Alberto,reiki e tbém auriculo, a
manifestação e meditação de Mãe Kwain com o ritual do mel e
prosperidade.
QUARTA=
PALESTRA DO SETE-GIRA DA ESQUERDA..
Vamos ter o ritual do perdão dirigido pelo Sete e tbem atendimento com
a linha da esquerda..
SÁBADO=31/07
I ENCONTRO NOVA ERA
Encontro da alegria e meditação da força e do amor em conjunto com
muita paz e oração
Traga frutas,venha de roupa colorida ou branca
Venha de coração aberto a nova era...
DOMINGO =01/08
MEDITAÇÃO NOVA ERA-LORENA
Todos do grupo Mente e Equilibrio do Interior estaremos num almoço no
meio do campo e confraternizando com os maravilhosos aprendizados do
Sete.
Lembramos que todas nossas atividades são gratuitas ..
Inicio das Atividades=20 hrs
www.mente-equilibrio.blogspot.com
--
Esta semana vamos ter uma energia mais que especial em nosso grupo...
Estaremos decretando que todas as energias sejam renovadas na limpeza
e transmutação..
Vamos mudar nossos padrões energéticos para elevar nossas energias
fora desta atual realidade hj de violencias,mortes e guerras.
Todos somos merecedores e precisamos focar nessa energia de merecer
sempre o melhor..
SEGUNDA=
RENOVAÇÃO ESPIRITUAL
Vamos ter além do atendimento com Dr Alberto,reiki e tbém auriculo, a
manifestação e meditação de Mãe Kwain com o ritual do mel e
prosperidade.
QUARTA=
PALESTRA DO SETE-GIRA DA ESQUERDA..
Vamos ter o ritual do perdão dirigido pelo Sete e tbem atendimento com
a linha da esquerda..
SÁBADO=31/07
I ENCONTRO NOVA ERA
Encontro da alegria e meditação da força e do amor em conjunto com
muita paz e oração
Traga frutas,venha de roupa colorida ou branca
Venha de coração aberto a nova era...
DOMINGO =01/08
MEDITAÇÃO NOVA ERA-LORENA
Todos do grupo Mente e Equilibrio do Interior estaremos num almoço no
meio do campo e confraternizando com os maravilhosos aprendizados do
Sete.
Lembramos que todas nossas atividades são gratuitas ..
Inicio das Atividades=20 hrs
www.mente-equilibrio.blogspot.com
--
24/07/2010
SETE PASSOS PARA CONTROLAR O EFEITO DO EGO SOBRE NÓS...
Aqui estão sete sugestões para ajudá-lo a transcender idéias arraigadas sobre a própria importância. Todas estas são concebidas para ajudar a impedi-lo de se identificar falsamente com a auto-importância do ego.
1 - Deixe de ficar ofendido.
O comportamento dos outros não é motivo para ficar retido. Aquilo que o ofende somente o enfraquece. Se estiver procurando ocasiões para ficar ofendido, você as encontrará a cada oportunidade. Este é o seu ego operando, convencendo-o de que o mundo não deveria ser assim. Mas você pode se tornar um apreciador da vida e se equiparar ao Espírito universal da Criação. Você não pode alcançar o poder da intenção ao ficar ofendido. De qualquer modo, aja para erradicar os horrores do mundo que emanam da identificação massiva do ego, mas fique em paz. Como "Um Curso em Milagres" nos lembra: "A Paz é de Deus, você que é parte de Deus, não está no lar, exceto em sua paz. O Ser é de Deus, você que é parte de Deus não está no lar, exceto em sua paz". Ficar ofendido cria a mesma energia destrutiva que o ofendeu em primeiro lugar e leva ao ataque, ao contra-ataque e à guerra.
2 - Libere a sua necessidade de vencer.
O ego adora nos dividir em vencedores e perdedores. A busca da vitória é um meio infalível de evitar o contato consciente com a intenção. Por quê? Porque em última instância, a vitória é impossível o tempo todo. Alguém lá fora será mais rápido, mais afortunado, mais jovem, mais forte e mais inteligente, e novamente você se sentirá inútil e insignificante.
Você não é o seu prêmio ou a sua vitória. Você pode curtir a competição, e se divertir em um mundo onde a vitória é tudo, mas você não tem que estar lá em seus pensamentos. Não há perdedores em um mundo onde todos compartilham a mesma fonte de energia. Tudo o que você pode dizer em um determinado dia é que você realizou em um determinado nível, em comparação aos níveis de outros neste dia. Mas hoje é outro dia, com outros competidores e novas circunstâncias a considerar. Você está ainda na presença infinita em um corpo que está em outro dia, ou em outra década, mais velho. Deixe ir a necessidade de vencer, sem concordar que o oposto de vencer é perder. Este é o medo do ego. Se o seu corpo não está atuando de modo a vencer neste dia, ele simplesmente não se importa quando você não está se identificando exclusivamente com o seu ego. Seja o observador, notando e apreciando tudo isto sem precisar ganhar um troféu. Esteja em paz, e corresponda com a energia da intenção. E, ironicamente, embora você quase não o perceba, mais vitórias se apresentarão em sua vida quando menos as perseguir.
3 - Deixe ir a sua necessidade de estar certo.
O ego é a fonte de muitos conflitos e desavenças, porque ele o empurra na direção de tornar outras pessoas erradas. Quando você é hostil, está desconectado do poder da intenção. O Espírito Criativo é bondoso, amoroso e receptivo; e livre da raiva, do ressentimento ou da amargura. Liberar a sua necessidade de estar certo em suas discussões e relacionamentos é como dizer ao ego: eu não sou um escravo para você. Eu quero aceitar a bondade e rejeitar a sua necessidade de estar certo. Realmente, eu oferecerei a esta pessoa uma oportunidade de se sentir melhor, dizendo que ela está certa, e lhe agradecer por me apontar na direção da verdade.
Quando você deixa ir a necessidade de estar certo, é capaz de fortalecer a sua conexão com o poder da intenção. Mas tenha em mente que o ego é um combatente determinado. Eu tenho visto pessoas terminarem relacionamentos maravilhosos, apegando-se a sua necessidade de estar certo, interrompendo-se no meio de um argumento e se questionando: "Eu quero estar certo ou ser feliz?" Quando você escolhe o humor feliz, amoroso e espiritualizado, a sua conexão com a intenção é fortalecida. Estes momentos expandem no final das contas, a sua nova conexão com o poder da intenção. A Fonte universal começará a colaborar com você, criando a vida que você pretendia viver.
4 - Deixe ir a sua necessidade de ser superior.
A verdadeira nobreza não se refere a ser melhor do que outra pessoa. Trata-se de ser melhor do que você costumava ser. Permaneça focado em seu crescimento, com uma consciência permanente de que ninguém neste planeta é melhor do que outro. Todos nós emanamos da mesma força de vida criativa. Todos nós temos uma missão de compreender a nossa essência pretendida. Tudo o que precisamos para cumprir o nosso destino nos está disponível. Nada disto é possível quando você se vê como superior aos outros. É um velho provérbio, mas, entretanto, verdadeiro: Somos todos iguais aos olhos de Deus. Deixe ir a sua necessidade de se sentir superior, vendo a revelação de Deus em todos. Não avalie os outros com base em sua aparência, em suas conquistas, posses e em outros índices do ego. Quando você projeta sentimentos de superioridade, isto é o que você recebe de volta, levando a ressentimentos, e principalmente, a sentimentos hostis. Estes sentimentos se tornam o veículo que o distancia mais da intenção. Um Curso em Milagres trata desta necessidade de ser especial e superior. A pessoa que se julga especial sempre faz comparações.
5 - Deixe ir a necessidade de ter mais.
O mantra do ego é mais. Ele nunca está satisfeito. Não importa quanto você consiga ou adquira, seu ego vai insistir que não há o suficiente. Você se encontrará em um estado perpétuo de esforço para obter, eliminando a possibilidade de nunca chegar. Entretanto, na realidade, você já chegou, e como você optar por usar este momento presente de sua vida, é sua escolha. Ironicamente, quando você deixa de precisar mais, mais do que você deseja parece chegar a sua vida. Desde que você se desligou da necessidade por isto, você achará mais fácil transmiti-lo aos outros, porque você compreende quão pouco você precisa a fim de ficar satisfeito e em paz.
A Fonte universal está contente com ela mesma, expandindo-se constantemente e criando nova vida, sem tentar se apegar as suas criações para seus próprios propósitos egoístas. Ela cria e libera. Quando você libera a necessidade do ego de ter mais, você se unifica a esta Fonte. Você cria, atrai para si e libera, nunca exigindo que mais venha ao seu caminho. Como um apreciador de tudo o que se apresenta, você aprende a poderosa lição de S. Francisco de Assis: "É dando que recebemos." Ao permitir que a abundância flua para e através de você, você se equipara a sua Fonte e garante que esta energia continue a fluir.
6 - Deixe de se identificar com base em suas realizações.
Este pode ser um conceito difícil se pensar que vocês são as suas realizações. Deus canta todas as músicas, Deus constrói todos os prédios, Deus é a fonte de todas as suas realizações. Eu posso ouvir o seu ego protestando em voz alta. Entretanto, permaneça atento a esta idéia. Tudo emana da Fonte! Você e esta Fonte são um! Você não é este corpo e as suas realizações. Você é o observador. Observe tudo isto; e seja grato pelas habilidades que acumulou. Mas dê todo o crédito ao poder da intenção, que lhe trouxe à existência e da qual é uma parte materializada. Quanto menos precisar assumir o crédito pelos seus empreendimentos e mais conectado permanecer às sete faces da intenção, mais estará livre para realizar, e mais se apresentará para você. Quando você se liga a estas conquistas e acredita que apenas você que está fazendo todas estas coisas, você deixa a paz e a gratidão de sua Fonte.
7 - Deixe ir a sua reputação.
Sua reputação não está localizada em você. Ela reside nas mentes dos outros. Portanto, você não tem nenhum controle sobre tudo isto. Se falar para 30 pessoas, você terá 30 reputações. Conectar-se à intenção significa ouvir o seu coração e se conduzir baseado naquilo que a sua voz interior lhe diz que é o seu propósito aqui. Se estiver muito preocupado em como será percebido por todos, então você se desliga da intenção e permite que as opiniões dos outros o oriente. Este é o seu ego operando. É uma ilusão que se interpõe entre você e o poder da intenção. Não há nada que não possa fazer, a menos que se desconecte da fonte de poder e se torne convencido de que o seu propósito é provar aos outros como você é poderoso e superior, e gaste a sua energia tentando ganhar uma gigantesca reputação entre outros egos. Permanecer no propósito, desligar-se do resultado, e assumir a responsabilidade pelo que faz, reside em você: seu caráter. Deixe que a sua reputação seja debatida por outros. Ela nada tem a ver com você. Ou como o título de um livro diz: "O que você pensa de mim, não é da minha conta."
1 - Deixe de ficar ofendido.
O comportamento dos outros não é motivo para ficar retido. Aquilo que o ofende somente o enfraquece. Se estiver procurando ocasiões para ficar ofendido, você as encontrará a cada oportunidade. Este é o seu ego operando, convencendo-o de que o mundo não deveria ser assim. Mas você pode se tornar um apreciador da vida e se equiparar ao Espírito universal da Criação. Você não pode alcançar o poder da intenção ao ficar ofendido. De qualquer modo, aja para erradicar os horrores do mundo que emanam da identificação massiva do ego, mas fique em paz. Como "Um Curso em Milagres" nos lembra: "A Paz é de Deus, você que é parte de Deus, não está no lar, exceto em sua paz. O Ser é de Deus, você que é parte de Deus não está no lar, exceto em sua paz". Ficar ofendido cria a mesma energia destrutiva que o ofendeu em primeiro lugar e leva ao ataque, ao contra-ataque e à guerra.
2 - Libere a sua necessidade de vencer.
O ego adora nos dividir em vencedores e perdedores. A busca da vitória é um meio infalível de evitar o contato consciente com a intenção. Por quê? Porque em última instância, a vitória é impossível o tempo todo. Alguém lá fora será mais rápido, mais afortunado, mais jovem, mais forte e mais inteligente, e novamente você se sentirá inútil e insignificante.
Você não é o seu prêmio ou a sua vitória. Você pode curtir a competição, e se divertir em um mundo onde a vitória é tudo, mas você não tem que estar lá em seus pensamentos. Não há perdedores em um mundo onde todos compartilham a mesma fonte de energia. Tudo o que você pode dizer em um determinado dia é que você realizou em um determinado nível, em comparação aos níveis de outros neste dia. Mas hoje é outro dia, com outros competidores e novas circunstâncias a considerar. Você está ainda na presença infinita em um corpo que está em outro dia, ou em outra década, mais velho. Deixe ir a necessidade de vencer, sem concordar que o oposto de vencer é perder. Este é o medo do ego. Se o seu corpo não está atuando de modo a vencer neste dia, ele simplesmente não se importa quando você não está se identificando exclusivamente com o seu ego. Seja o observador, notando e apreciando tudo isto sem precisar ganhar um troféu. Esteja em paz, e corresponda com a energia da intenção. E, ironicamente, embora você quase não o perceba, mais vitórias se apresentarão em sua vida quando menos as perseguir.
3 - Deixe ir a sua necessidade de estar certo.
O ego é a fonte de muitos conflitos e desavenças, porque ele o empurra na direção de tornar outras pessoas erradas. Quando você é hostil, está desconectado do poder da intenção. O Espírito Criativo é bondoso, amoroso e receptivo; e livre da raiva, do ressentimento ou da amargura. Liberar a sua necessidade de estar certo em suas discussões e relacionamentos é como dizer ao ego: eu não sou um escravo para você. Eu quero aceitar a bondade e rejeitar a sua necessidade de estar certo. Realmente, eu oferecerei a esta pessoa uma oportunidade de se sentir melhor, dizendo que ela está certa, e lhe agradecer por me apontar na direção da verdade.
Quando você deixa ir a necessidade de estar certo, é capaz de fortalecer a sua conexão com o poder da intenção. Mas tenha em mente que o ego é um combatente determinado. Eu tenho visto pessoas terminarem relacionamentos maravilhosos, apegando-se a sua necessidade de estar certo, interrompendo-se no meio de um argumento e se questionando: "Eu quero estar certo ou ser feliz?" Quando você escolhe o humor feliz, amoroso e espiritualizado, a sua conexão com a intenção é fortalecida. Estes momentos expandem no final das contas, a sua nova conexão com o poder da intenção. A Fonte universal começará a colaborar com você, criando a vida que você pretendia viver.
4 - Deixe ir a sua necessidade de ser superior.
A verdadeira nobreza não se refere a ser melhor do que outra pessoa. Trata-se de ser melhor do que você costumava ser. Permaneça focado em seu crescimento, com uma consciência permanente de que ninguém neste planeta é melhor do que outro. Todos nós emanamos da mesma força de vida criativa. Todos nós temos uma missão de compreender a nossa essência pretendida. Tudo o que precisamos para cumprir o nosso destino nos está disponível. Nada disto é possível quando você se vê como superior aos outros. É um velho provérbio, mas, entretanto, verdadeiro: Somos todos iguais aos olhos de Deus. Deixe ir a sua necessidade de se sentir superior, vendo a revelação de Deus em todos. Não avalie os outros com base em sua aparência, em suas conquistas, posses e em outros índices do ego. Quando você projeta sentimentos de superioridade, isto é o que você recebe de volta, levando a ressentimentos, e principalmente, a sentimentos hostis. Estes sentimentos se tornam o veículo que o distancia mais da intenção. Um Curso em Milagres trata desta necessidade de ser especial e superior. A pessoa que se julga especial sempre faz comparações.
5 - Deixe ir a necessidade de ter mais.
O mantra do ego é mais. Ele nunca está satisfeito. Não importa quanto você consiga ou adquira, seu ego vai insistir que não há o suficiente. Você se encontrará em um estado perpétuo de esforço para obter, eliminando a possibilidade de nunca chegar. Entretanto, na realidade, você já chegou, e como você optar por usar este momento presente de sua vida, é sua escolha. Ironicamente, quando você deixa de precisar mais, mais do que você deseja parece chegar a sua vida. Desde que você se desligou da necessidade por isto, você achará mais fácil transmiti-lo aos outros, porque você compreende quão pouco você precisa a fim de ficar satisfeito e em paz.
A Fonte universal está contente com ela mesma, expandindo-se constantemente e criando nova vida, sem tentar se apegar as suas criações para seus próprios propósitos egoístas. Ela cria e libera. Quando você libera a necessidade do ego de ter mais, você se unifica a esta Fonte. Você cria, atrai para si e libera, nunca exigindo que mais venha ao seu caminho. Como um apreciador de tudo o que se apresenta, você aprende a poderosa lição de S. Francisco de Assis: "É dando que recebemos." Ao permitir que a abundância flua para e através de você, você se equipara a sua Fonte e garante que esta energia continue a fluir.
6 - Deixe de se identificar com base em suas realizações.
Este pode ser um conceito difícil se pensar que vocês são as suas realizações. Deus canta todas as músicas, Deus constrói todos os prédios, Deus é a fonte de todas as suas realizações. Eu posso ouvir o seu ego protestando em voz alta. Entretanto, permaneça atento a esta idéia. Tudo emana da Fonte! Você e esta Fonte são um! Você não é este corpo e as suas realizações. Você é o observador. Observe tudo isto; e seja grato pelas habilidades que acumulou. Mas dê todo o crédito ao poder da intenção, que lhe trouxe à existência e da qual é uma parte materializada. Quanto menos precisar assumir o crédito pelos seus empreendimentos e mais conectado permanecer às sete faces da intenção, mais estará livre para realizar, e mais se apresentará para você. Quando você se liga a estas conquistas e acredita que apenas você que está fazendo todas estas coisas, você deixa a paz e a gratidão de sua Fonte.
7 - Deixe ir a sua reputação.
Sua reputação não está localizada em você. Ela reside nas mentes dos outros. Portanto, você não tem nenhum controle sobre tudo isto. Se falar para 30 pessoas, você terá 30 reputações. Conectar-se à intenção significa ouvir o seu coração e se conduzir baseado naquilo que a sua voz interior lhe diz que é o seu propósito aqui. Se estiver muito preocupado em como será percebido por todos, então você se desliga da intenção e permite que as opiniões dos outros o oriente. Este é o seu ego operando. É uma ilusão que se interpõe entre você e o poder da intenção. Não há nada que não possa fazer, a menos que se desconecte da fonte de poder e se torne convencido de que o seu propósito é provar aos outros como você é poderoso e superior, e gaste a sua energia tentando ganhar uma gigantesca reputação entre outros egos. Permanecer no propósito, desligar-se do resultado, e assumir a responsabilidade pelo que faz, reside em você: seu caráter. Deixe que a sua reputação seja debatida por outros. Ela nada tem a ver com você. Ou como o título de um livro diz: "O que você pensa de mim, não é da minha conta."
AMANHÃ..
Ontem?... Isso faz tanto tempo!...Amanhã?... Não nos cabe saber...
E amanhã pode ser muito tarde...Amanhã pode ser muito tarde...
Para você dizer que ama, para você dizer que perdoa,
Para você dizer que desculpa, para você dizer que quer tentar de novo...
Amanhã pode ser muito tarde, para você pedir perdão,
Para você dizer: Desculpe-me, o erro foi meu!!!...
O seu amor, amanhã, pode já ser inútil
O seu perdão, amanhã, pode já não ser preciso
A sua volta, amanhã, pode já não ser esperada
A sua carta, amanhã, pode já não ser lida
O seu carinho, amanhã, pode já não ser mais necessário
O seu abraço, amanhã, pode já não encontrar outros braços...
Porque amanhã pode ser muito... muito tarde!!!
Não deixe para amanhã para dizer:
Eu amo você!!! Estou com saudades de você!!!
Perdoe-me!!! Desculpe-me!!!Esta flor é para você!!!
Você está tão bem!!!Não deixe para amanhã
O sorriso, o abraço, o carinho, O trabalho, o sonho, a ajuda...
Não deixe para amanhã para perguntar:
Por que você está triste? O que há com você?
Hei!!!... Venha cá, vamos conversar...Cadê o seu sorriso?
Ainda tenho chance?...Já percebeu que eu existo?
Por que não começamos de novo? Estou com você, sabe que pode contar comigo...
Cadê os seus sonhos? Onde está a sua garra? Amanhã pode ser tarde... muito tarde!
Amanhã, o seu amor pode não ser preciso, O seu carinho pode não ser mais preciso
O seu amor pode ter encontrado outro amor, O seu presente pode chegar muito tarde
O seu reconhecimento pode não ser, recebido com o mesmo entusiasmo!...
Só o hoje é definitivo!!! Amanhã pode ser tarde... muito tarde!!!...
E amanhã pode ser muito tarde...Amanhã pode ser muito tarde...
Para você dizer que ama, para você dizer que perdoa,
Para você dizer que desculpa, para você dizer que quer tentar de novo...
Amanhã pode ser muito tarde, para você pedir perdão,
Para você dizer: Desculpe-me, o erro foi meu!!!...
O seu amor, amanhã, pode já ser inútil
O seu perdão, amanhã, pode já não ser preciso
A sua volta, amanhã, pode já não ser esperada
A sua carta, amanhã, pode já não ser lida
O seu carinho, amanhã, pode já não ser mais necessário
O seu abraço, amanhã, pode já não encontrar outros braços...
Porque amanhã pode ser muito... muito tarde!!!
Não deixe para amanhã para dizer:
Eu amo você!!! Estou com saudades de você!!!
Perdoe-me!!! Desculpe-me!!!Esta flor é para você!!!
Você está tão bem!!!Não deixe para amanhã
O sorriso, o abraço, o carinho, O trabalho, o sonho, a ajuda...
Não deixe para amanhã para perguntar:
Por que você está triste? O que há com você?
Hei!!!... Venha cá, vamos conversar...Cadê o seu sorriso?
Ainda tenho chance?...Já percebeu que eu existo?
Por que não começamos de novo? Estou com você, sabe que pode contar comigo...
Cadê os seus sonhos? Onde está a sua garra? Amanhã pode ser tarde... muito tarde!
Amanhã, o seu amor pode não ser preciso, O seu carinho pode não ser mais preciso
O seu amor pode ter encontrado outro amor, O seu presente pode chegar muito tarde
O seu reconhecimento pode não ser, recebido com o mesmo entusiasmo!...
Só o hoje é definitivo!!! Amanhã pode ser tarde... muito tarde!!!...
TRUQUES CASEIROS PARTE III
Para não derramar o leite quando ele está fervendo coloque no fundo da
leiteira um pires de porcelana, virado com a boca para baixo. Outra dica é
colocar uma colher dentro da leiteira antes do leite ferver.
___________________________________________________
Para tirar o cheiro forte de vasilhames de plástico, lave-os com
bicarbonato de sódio diluído num pouco de água. Se ainda continuar
deixe-os mergulhados nessa solução durante algum tempo.
___________________________________________________
Como fazer para que a carne na panela de pressão fique bem macia? Uma boa
dica é cozinhar a carne (lagarto, peixinho, capa de filé) inteira na
cerveja, além de dar maciez à carne ela desmancha-se e o que é melhor não
fica com gosto de cerveja. Proporção: 1 latinha para 1 kg de carne.
___________________________________________________
Limpando o fogão. Muitos produtos são vendidos para a limpeza do fogão.
Uma solução caseira que também é muito eficaz é misturar água morna com
bicarbonato de sódio. Você logo vai notar a diferença.
___________________________________________________
Asse o frango com maçãs dentro. Darão um sabor delicioso e deixarão a
carne mais úmida.
___________________________________________________
Um bolo de carne moída fica mais gostoso quando se mói a carne com um
pouco de toucinho defumado.
___________________________________________________
Experimente colocar um tomate no feijão que vai cozinhar. Além de
engrossar o caldo, fica mais saboroso.
___________________________________________________
O filtro de papel para café também são ótimos para coar o óleo usado em
frituras.
___________________________________________________
Calcule o feijão: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de
pronto.
__________________________________________________
Antes de colocar rodelas de cebola na salada, deixe-as de molho por 15
minutos na água. Além de mais saborosas elas perderão aquele gosto forte.
___________________________________________________
Deixe para picar o pimentão após a cebola. Ele tirará facilmente o cheiro
de cebola das mãos. Para tirar o cheiro de pimentão, basta lavar as mãos
com água e sabão.
___________________________________________________
Limpando os queimadores do fogão: Ferva-os em água com um pouco de vinagre
por 15 minutos. Feito isso, use palha de aço e sabão ao esfregá-los.
___________________________________________________
Quando o abridor de latas ficar preto, deixe-o de molho no vinagre por uma
noite e no dia seguinte, esfregue-o com saponáceo. Ele ficará limpinho.
___________________________________________________
Torresmos não são nada saudáveis, mas deliciosos. Eles ficarão mais macios
e crocantes se você respingar cachaça enquanto eles estiverem dourando na
panela.
Suco de casca de abacaxi: Lave-o bem antes de cortar. Coloque as cascas em
uma vasilha com 1 litro de água e deixe quieto por 24 horas. Após este
tempo, basta coar e adoçar a gosto.
___________________________________________________
Para fazer uma torta de arroz, bata 3 gemas e arroz suficiente para 4
pessoas no liquidificador até que vire uma pasta. Acrescente uma pitada de
sal e em seguida, misture uma caixinha de creme de leite à mistura de ovos
e arroz. Derrame tudo numa travessa untada com margarina e cubra com
bastante queijo ralado e/ou mussarela. Leve ao forno por ± 20 minutos.
___________________________________________________
Para recuperar o queijo que ficou duro, é só deixá-lo de molho no leite
de um dia para o outro.
__________________________________________________
Para tirar a acidez do café acrescente um pouco de sal ao pó no coador.
___________________________________________________
Para não alterar a consistência da massa de suas receitas, não use
manteiga ou ovos gelados. A sua receita irá ficar da maneira que você
imagina, sem alteração!
___________________________________________________
O arroz ficará mais gostoso se lhe forem acrescentados uma folha de louro
e um ramo de tomilho na hora de cozinha-lo. E depois de pronto, não deixe
de colocar um pedaço de manteiga. Misture com o próprio garfo.
___________________________________________________
Para fazer um requeijão cremoso,você precisará de 2 litros de leite tipo
C, 1 xícara de vinagre branco, 1 colher de manteiga e sal a gosto. Coloque
o leite numa panela e quando começar a ferver, coloque o vinagre e mecha.
Desligue o fogo. Escorra o soro. Coloque a massinha no liquidificador e
misture com a manteiga e sal. Bata até ficar cremoso.
___________________________________________________
Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro
de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar
bem.
__________________________________________________
Para dar a cor dourada ao bifes, coloque na hora da fritura uma colher de
sobremesa de massa de tomate.
__________________________________________________
Para tirar o excesso de sal do bacalhau, ferva-o com uma colher de
sobremesa de farinha de trigo. A farinha absorverá todo o sal. E para o
bacalhau ficar macio e mais gostoso, depois de tirar o sal coloque-o de
molho em leite.
___________________________________________________
Para tirar o cheiro e a cor escura de carnes é só deixar de molho no suco
de limão antes de preparar.
____________________________________________________
Antes de fazer o churrasco, deixe a carne por algum tempo num molho com
sal grosso, coca-cola e caldo de laranja e limão. O churrasco ficará macio.
____________________________________________________
Azeite caseiro: Para isso, fure algumas azeitonas com um garfo e coloque-as dentro de um recipiente com óleo. Deixe a mistura na geladeira por cinco dias.
leiteira um pires de porcelana, virado com a boca para baixo. Outra dica é
colocar uma colher dentro da leiteira antes do leite ferver.
___________________________________________________
Para tirar o cheiro forte de vasilhames de plástico, lave-os com
bicarbonato de sódio diluído num pouco de água. Se ainda continuar
deixe-os mergulhados nessa solução durante algum tempo.
___________________________________________________
Como fazer para que a carne na panela de pressão fique bem macia? Uma boa
dica é cozinhar a carne (lagarto, peixinho, capa de filé) inteira na
cerveja, além de dar maciez à carne ela desmancha-se e o que é melhor não
fica com gosto de cerveja. Proporção: 1 latinha para 1 kg de carne.
___________________________________________________
Limpando o fogão. Muitos produtos são vendidos para a limpeza do fogão.
Uma solução caseira que também é muito eficaz é misturar água morna com
bicarbonato de sódio. Você logo vai notar a diferença.
___________________________________________________
Asse o frango com maçãs dentro. Darão um sabor delicioso e deixarão a
carne mais úmida.
___________________________________________________
Um bolo de carne moída fica mais gostoso quando se mói a carne com um
pouco de toucinho defumado.
___________________________________________________
Experimente colocar um tomate no feijão que vai cozinhar. Além de
engrossar o caldo, fica mais saboroso.
___________________________________________________
O filtro de papel para café também são ótimos para coar o óleo usado em
frituras.
___________________________________________________
Calcule o feijão: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de
pronto.
__________________________________________________
Antes de colocar rodelas de cebola na salada, deixe-as de molho por 15
minutos na água. Além de mais saborosas elas perderão aquele gosto forte.
___________________________________________________
Deixe para picar o pimentão após a cebola. Ele tirará facilmente o cheiro
de cebola das mãos. Para tirar o cheiro de pimentão, basta lavar as mãos
com água e sabão.
___________________________________________________
Limpando os queimadores do fogão: Ferva-os em água com um pouco de vinagre
por 15 minutos. Feito isso, use palha de aço e sabão ao esfregá-los.
___________________________________________________
Quando o abridor de latas ficar preto, deixe-o de molho no vinagre por uma
noite e no dia seguinte, esfregue-o com saponáceo. Ele ficará limpinho.
___________________________________________________
Torresmos não são nada saudáveis, mas deliciosos. Eles ficarão mais macios
e crocantes se você respingar cachaça enquanto eles estiverem dourando na
panela.
Suco de casca de abacaxi: Lave-o bem antes de cortar. Coloque as cascas em
uma vasilha com 1 litro de água e deixe quieto por 24 horas. Após este
tempo, basta coar e adoçar a gosto.
___________________________________________________
Para fazer uma torta de arroz, bata 3 gemas e arroz suficiente para 4
pessoas no liquidificador até que vire uma pasta. Acrescente uma pitada de
sal e em seguida, misture uma caixinha de creme de leite à mistura de ovos
e arroz. Derrame tudo numa travessa untada com margarina e cubra com
bastante queijo ralado e/ou mussarela. Leve ao forno por ± 20 minutos.
___________________________________________________
Para recuperar o queijo que ficou duro, é só deixá-lo de molho no leite
de um dia para o outro.
__________________________________________________
Para tirar a acidez do café acrescente um pouco de sal ao pó no coador.
___________________________________________________
Para não alterar a consistência da massa de suas receitas, não use
manteiga ou ovos gelados. A sua receita irá ficar da maneira que você
imagina, sem alteração!
___________________________________________________
O arroz ficará mais gostoso se lhe forem acrescentados uma folha de louro
e um ramo de tomilho na hora de cozinha-lo. E depois de pronto, não deixe
de colocar um pedaço de manteiga. Misture com o próprio garfo.
___________________________________________________
Para fazer um requeijão cremoso,você precisará de 2 litros de leite tipo
C, 1 xícara de vinagre branco, 1 colher de manteiga e sal a gosto. Coloque
o leite numa panela e quando começar a ferver, coloque o vinagre e mecha.
Desligue o fogo. Escorra o soro. Coloque a massinha no liquidificador e
misture com a manteiga e sal. Bata até ficar cremoso.
___________________________________________________
Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro
de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar
bem.
__________________________________________________
Para dar a cor dourada ao bifes, coloque na hora da fritura uma colher de
sobremesa de massa de tomate.
__________________________________________________
Para tirar o excesso de sal do bacalhau, ferva-o com uma colher de
sobremesa de farinha de trigo. A farinha absorverá todo o sal. E para o
bacalhau ficar macio e mais gostoso, depois de tirar o sal coloque-o de
molho em leite.
___________________________________________________
Para tirar o cheiro e a cor escura de carnes é só deixar de molho no suco
de limão antes de preparar.
____________________________________________________
Antes de fazer o churrasco, deixe a carne por algum tempo num molho com
sal grosso, coca-cola e caldo de laranja e limão. O churrasco ficará macio.
____________________________________________________
Azeite caseiro: Para isso, fure algumas azeitonas com um garfo e coloque-as dentro de um recipiente com óleo. Deixe a mistura na geladeira por cinco dias.
TRUQUES CASEIROS PARTE II
A maçã é uma fruta que tem tudo a ver com a culinária. Ela é um excelente
acompanhamento para assados. Além disso, a casca serve para fazer chás e
pode ser acrescentada ao mate gelado para realçar o sabor. Inclusive, o
chá é indicado para inflamações na bexiga. Mas lembre-se, para que a maçã
descascada ou cortada não escureça, deixe de molho em água salgada.
___________________________________________________
Na hora de fazer uma lasanha, você pode utilizar um procedimento simples
para deixar a massa mais saborosa. Em primeiro lugar, evite o cozimento da
massa antes de ir ao forno. Basta colocar a massa de molho em uma bacia de
leite frio de um dia para o outro. Depois do molho é só montar o prato e
levá-lo ao forno. Não deixe de colocar leite suficiente para cobrir toda a
massa, pois parte do líquido é absorvido pela massa, deixando-a mais
gostosa e fofinha.
___________________________________________________
Às vezes, ao fazer uma salada, a aparência e consistência dos tomates é
muito flácida. Basta cortar os tomates no sentido vertical para eles
ficarem mais firmes.
___________________________________________________
Para limpar a geladeira faça uma solução de 1 litro de água morna e uma
colher de chá de bicarbonato de sódio. Retire os alimentos da geladeira,
deixe descongelar, molhe um pano limpo nesta solução e passe em todas as
gavetas, prateleiras, inclusive no congelador.
___________________________________________________
Para amaciar o frango, coloque uma pitada de fermento em pó no tempero.
___________________________________________________
Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque
na água de cozimento alguns cravos da índia.
___________________________________________________
E para manter a geladeira sempre cheirando bem, molhe um chumaço de
algodão em baunilha e deixe-o dentro da geladeira. Troque sempre eu for
necessário.
___________________________________________________
Como limpar o tampo de inox do fogão? Não há nada melhor para limpar as
peças em inox que esfregá-las com bicarbonato de sódio umedecido com um
pouquinho de vinagre de maçã.
___________________________________________________
Dica nutritiva: em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use
aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo
adquire uma textura diferente.
___________________________________________________
Pó de café mantém o sabor por mais tempo se for guardado num recipiente
bem fechado, dentro da geladeira.
___________________________________________________
Nunca guarde condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o
sabor. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarde na
geladeira.
___________________________________________________
Para tirar cheiro de alho e cebola das mãos, guarde sempre na geladeira um
pouco de pó de café usado. Ele é excelente.
Para o arroz ficar mais solto e saboroso: Pingue algumas gotas de limão
deitadas no arroz, enquanto está sendo cozido.
___________________________________________________
Para que o feijão fique mais saboroso: junte, no momento de levar ao fogo,
um nabo pequeno e uma folha de louro amarrada com raminhos de salsa e
cebolinha verde. Para os que preferem alimentos mais fortes,
pimenta-do-reino moída na hora é um tempero que vai muito bem com feijão.
___________________________________________________
Dê um toque especial ao café. Acrescente pau de canela. Desta forma o café
ganha um sabor e um aroma verdadeiramente diferente e saboroso.
__________________________________________________
Para amaciar uma peça de carne deixe-a por algumas horas numa mistura de
azeite e vinagre.
___________________________________________________
Para retirar mais facilmente a pele da beterraba, retire-a da água
fervente e mergulhe imediatamente num recipiente com água fria.
___________________________________________________
Se você não tem pedra de afiar ou afiador, use a base de uma caneca de
cerâmica. Passe a faca com firmeza e cuidado. Repita o movimento várias
vezes na mesma direção.
_________________________________________________
As claras dos ovos muitas vezes são desperdiçadas quando precisamos só da
gema. Para não jogá-las fora e conservá-las por mais tempo, coloque cada
clara em um recipiente individual das fôrmas de gelo, depois cubra a fôrma
de gelo com um plástico aderente. Assim as claras vão durar muito mais.
___________________________________________________
Para descascar os ovos cozidos mais facilmente, tire-os da água quente e
coloque-os imediatamente na água fria. Quebre então as cascas e role os
ovos entre as mãos começando pela parte mais larga, até soltar toda a casca.
___________________________________________________
O segredo para os tomates amadurecerem com um colorido mais rico e com a
polpa mais saborosa e suculenta é deixá-los no escuro. Os tomates, quando
deixados à luz solar, ficam esbranquiçados e massudos. Por isso, é
aconselhável colocá-los dentro de um armário embrulhados em um papel
grosso até amadurecerem. Quando estiverem maduros, conserve-os em
geladeira, retirando-os só na hora de usar.
___________________________________________________
Para tornar a cebola mais digestiva deixe-a de molho, com casca, por uns
minutos antes de usá-la.
___________________________________________________
Use manteiga com bastante alho cortado bem fininho para refogar a couve.
___________________________________________________
Para evitar que se forme mofo na lata de extrato de tomate guarde o que
sobrar na geladeira, em vasilha de louça ou vidro, tendo o cuidado de
cobrir com um pouco de azeite ou óleo.
___________________________________________________
Quando cozinhar arroz, depois de pronto, retire a panela do fogo e
coloque-a sobre um pano molhado em água. Isso faz o arroz soltar do fundo.
O pior da fritura é a gordura que espirra. Imagine que isso pode ser
evitado salpicando sal no fundo da frigideira antes de acrescentar
alimentos ou gordura.
___________________________________________________
Coloque algumas folhas de louro secas no pote onde guarda a farinha.
Assim, evitará o aparecimento de bichinhos.
___________________________________________________
Para a feijoada ficar mais leve, quando estiver pronta, acrescente um copo
de caldo de laranja.
___________________________________________________
Um dos piores tormentos na hora de fazer uma fritura é o óleo espirrar.
Para evitar isso, quando temperar os bifes adicione o óleo juntamente com
o tempero e nunca na frigideira. Outra dica é salpicar um pouco de sal no
fundo da frigideira antes de acrescentar os alimentos.
___________________________________________________
Quando fizer caldas, não mexa para não açucarar. Para evitar que a calda
de açúcar açucare, pingue algumas gotas de limão durante o preparo.
__________________________________________________
Para descascar ovos de codornas depois de cozidos, pegue uma tesoura e
faca um corte do lado mais chato (mais gordo) do ovo, onde fica a bolsa de
ar. Assim a casca sairá com mais facilidade e o ovo não vai ficar machucado.
___________________________________________________
Para evitar as lágrimas ao cortar cebola, guarde-as na geladeira.
___________________________________________________
Para que o repolho fique mais macio e saboroso é muito fácil. Depois de
picar ou ralá-lo, é só colocá-lo em uma travessa funda e despejar sobre
ele água fervendo até cobri-lo todo. Deixe descansar por uns 5 minutos,
escorra a água e aí é só usar temperos ao seu gosto.
___________________________________________________
Quando for preparar bacon no forno de microondas, forre um prato de vidro
com três folhas de papel-toalha e coloque por cima as fatias de bacon,
lado a lado. Cubra com mais três folhas do mesmo papel e leve ao
microondas, em potência alta, por 4 ou 5 minutos, dependendo da marca do
seu aparelho. Espere 2 minutos antes de comer o bacon, que estará crocante
e sequinho.
___________________________________________________
Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco. Isso
evitará que ele tome vento e conseqüentemente murche.
___________________________________________________
Não jogue fora a casca da batata. Frite em óleo quente, tempere com sal e
sirva como aperitivo.
___________________________________________________
Não use margarina para untar forma, pois por conter água na sua
composição, quando aquecida faz ressecar e grudar a massa na forma,
prefira a manteiga ou óleo.
___________________________________________________
Para o inox ficar mais brilhante lave a peça com sabão em pó.
acompanhamento para assados. Além disso, a casca serve para fazer chás e
pode ser acrescentada ao mate gelado para realçar o sabor. Inclusive, o
chá é indicado para inflamações na bexiga. Mas lembre-se, para que a maçã
descascada ou cortada não escureça, deixe de molho em água salgada.
___________________________________________________
Na hora de fazer uma lasanha, você pode utilizar um procedimento simples
para deixar a massa mais saborosa. Em primeiro lugar, evite o cozimento da
massa antes de ir ao forno. Basta colocar a massa de molho em uma bacia de
leite frio de um dia para o outro. Depois do molho é só montar o prato e
levá-lo ao forno. Não deixe de colocar leite suficiente para cobrir toda a
massa, pois parte do líquido é absorvido pela massa, deixando-a mais
gostosa e fofinha.
___________________________________________________
Às vezes, ao fazer uma salada, a aparência e consistência dos tomates é
muito flácida. Basta cortar os tomates no sentido vertical para eles
ficarem mais firmes.
___________________________________________________
Para limpar a geladeira faça uma solução de 1 litro de água morna e uma
colher de chá de bicarbonato de sódio. Retire os alimentos da geladeira,
deixe descongelar, molhe um pano limpo nesta solução e passe em todas as
gavetas, prateleiras, inclusive no congelador.
___________________________________________________
Para amaciar o frango, coloque uma pitada de fermento em pó no tempero.
___________________________________________________
Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque
na água de cozimento alguns cravos da índia.
___________________________________________________
E para manter a geladeira sempre cheirando bem, molhe um chumaço de
algodão em baunilha e deixe-o dentro da geladeira. Troque sempre eu for
necessário.
___________________________________________________
Como limpar o tampo de inox do fogão? Não há nada melhor para limpar as
peças em inox que esfregá-las com bicarbonato de sódio umedecido com um
pouquinho de vinagre de maçã.
___________________________________________________
Dica nutritiva: em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use
aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo
adquire uma textura diferente.
___________________________________________________
Pó de café mantém o sabor por mais tempo se for guardado num recipiente
bem fechado, dentro da geladeira.
___________________________________________________
Nunca guarde condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o
sabor. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarde na
geladeira.
___________________________________________________
Para tirar cheiro de alho e cebola das mãos, guarde sempre na geladeira um
pouco de pó de café usado. Ele é excelente.
Para o arroz ficar mais solto e saboroso: Pingue algumas gotas de limão
deitadas no arroz, enquanto está sendo cozido.
___________________________________________________
Para que o feijão fique mais saboroso: junte, no momento de levar ao fogo,
um nabo pequeno e uma folha de louro amarrada com raminhos de salsa e
cebolinha verde. Para os que preferem alimentos mais fortes,
pimenta-do-reino moída na hora é um tempero que vai muito bem com feijão.
___________________________________________________
Dê um toque especial ao café. Acrescente pau de canela. Desta forma o café
ganha um sabor e um aroma verdadeiramente diferente e saboroso.
__________________________________________________
Para amaciar uma peça de carne deixe-a por algumas horas numa mistura de
azeite e vinagre.
___________________________________________________
Para retirar mais facilmente a pele da beterraba, retire-a da água
fervente e mergulhe imediatamente num recipiente com água fria.
___________________________________________________
Se você não tem pedra de afiar ou afiador, use a base de uma caneca de
cerâmica. Passe a faca com firmeza e cuidado. Repita o movimento várias
vezes na mesma direção.
_________________________________________________
As claras dos ovos muitas vezes são desperdiçadas quando precisamos só da
gema. Para não jogá-las fora e conservá-las por mais tempo, coloque cada
clara em um recipiente individual das fôrmas de gelo, depois cubra a fôrma
de gelo com um plástico aderente. Assim as claras vão durar muito mais.
___________________________________________________
Para descascar os ovos cozidos mais facilmente, tire-os da água quente e
coloque-os imediatamente na água fria. Quebre então as cascas e role os
ovos entre as mãos começando pela parte mais larga, até soltar toda a casca.
___________________________________________________
O segredo para os tomates amadurecerem com um colorido mais rico e com a
polpa mais saborosa e suculenta é deixá-los no escuro. Os tomates, quando
deixados à luz solar, ficam esbranquiçados e massudos. Por isso, é
aconselhável colocá-los dentro de um armário embrulhados em um papel
grosso até amadurecerem. Quando estiverem maduros, conserve-os em
geladeira, retirando-os só na hora de usar.
___________________________________________________
Para tornar a cebola mais digestiva deixe-a de molho, com casca, por uns
minutos antes de usá-la.
___________________________________________________
Use manteiga com bastante alho cortado bem fininho para refogar a couve.
___________________________________________________
Para evitar que se forme mofo na lata de extrato de tomate guarde o que
sobrar na geladeira, em vasilha de louça ou vidro, tendo o cuidado de
cobrir com um pouco de azeite ou óleo.
___________________________________________________
Quando cozinhar arroz, depois de pronto, retire a panela do fogo e
coloque-a sobre um pano molhado em água. Isso faz o arroz soltar do fundo.
O pior da fritura é a gordura que espirra. Imagine que isso pode ser
evitado salpicando sal no fundo da frigideira antes de acrescentar
alimentos ou gordura.
___________________________________________________
Coloque algumas folhas de louro secas no pote onde guarda a farinha.
Assim, evitará o aparecimento de bichinhos.
___________________________________________________
Para a feijoada ficar mais leve, quando estiver pronta, acrescente um copo
de caldo de laranja.
___________________________________________________
Um dos piores tormentos na hora de fazer uma fritura é o óleo espirrar.
Para evitar isso, quando temperar os bifes adicione o óleo juntamente com
o tempero e nunca na frigideira. Outra dica é salpicar um pouco de sal no
fundo da frigideira antes de acrescentar os alimentos.
___________________________________________________
Quando fizer caldas, não mexa para não açucarar. Para evitar que a calda
de açúcar açucare, pingue algumas gotas de limão durante o preparo.
__________________________________________________
Para descascar ovos de codornas depois de cozidos, pegue uma tesoura e
faca um corte do lado mais chato (mais gordo) do ovo, onde fica a bolsa de
ar. Assim a casca sairá com mais facilidade e o ovo não vai ficar machucado.
___________________________________________________
Para evitar as lágrimas ao cortar cebola, guarde-as na geladeira.
___________________________________________________
Para que o repolho fique mais macio e saboroso é muito fácil. Depois de
picar ou ralá-lo, é só colocá-lo em uma travessa funda e despejar sobre
ele água fervendo até cobri-lo todo. Deixe descansar por uns 5 minutos,
escorra a água e aí é só usar temperos ao seu gosto.
___________________________________________________
Quando for preparar bacon no forno de microondas, forre um prato de vidro
com três folhas de papel-toalha e coloque por cima as fatias de bacon,
lado a lado. Cubra com mais três folhas do mesmo papel e leve ao
microondas, em potência alta, por 4 ou 5 minutos, dependendo da marca do
seu aparelho. Espere 2 minutos antes de comer o bacon, que estará crocante
e sequinho.
___________________________________________________
Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco. Isso
evitará que ele tome vento e conseqüentemente murche.
___________________________________________________
Não jogue fora a casca da batata. Frite em óleo quente, tempere com sal e
sirva como aperitivo.
___________________________________________________
Não use margarina para untar forma, pois por conter água na sua
composição, quando aquecida faz ressecar e grudar a massa na forma,
prefira a manteiga ou óleo.
___________________________________________________
Para o inox ficar mais brilhante lave a peça com sabão em pó.
Assinar:
Postagens (Atom)