01/09/2010

A HISTÓRIA DA UMBANDA QUE UMBANDA???

HISTÓRIA DA UMBANDA
É PARA QUEM
CONHECE A UMBANDA

Por Diamantino Fernandes Trindade*

Os recentes lançamentos das obras “A Construção Histórica da Literatura Umbandista” (Diamantino F. Trindade) e “História da Umbanda: Uma Religião Brasileira” do nosso querido irmão Alexandre Cumino, trazem mais luz a esse universo, ainda muito velado, da história da Umbanda.

Alexandre Cumino é um jovem e promissor escritor dos temas umbandistas e, agora, em particular, sobre a história da Umbanda. Muito conhecido no meio umbandista em função das suas atividades sacerdotais e magísticas, bem como editor do importante periódico “Jornal de Umbanda Sagrada”, revela-se também como um importante pesquisador.

A sua obra, recém lançada, apresenta um novo olhar sobre os aspectos históricos da nossa querida religião. Diversos temas são tratados com uma forte fundamentação e metodologia. Assim procede quem realmente quer fazer história. Recorreu, cientificamente, à pesquisa primária, utilizando documentos originais escritos e também à história oral, analisando e interpretando as fitas gravadas pela nossa querida irmã Lilia Ribeiro que, na década de 1970, fez diversas entrevistas com Zélio Fernandino de Moraes e outros importantes militantes da Umbanda.

Costumo perguntar como alguém pode praticar ou ser sacerdote de uma religião que não conhece? O maior de todos os físicos brasileiros, Cesar Lattes, dizia que sem história não há realidade objetiva. Para entender os diversos rituais praticados nos terreiros umbandistas é necessário conhecer a história da nossa religião, que não é dogmática, e tem fundamentos que remontam aos seus primórdios com Zélio de Moraes, Benjamim Figueiredo e outros baluartes que pavimentaram o caminho para todos os sacerdotes e discípulos da Umbanda.

Alexandre Cumino resgata, de forma brilhante, essa história, mostrando as origens, a etimologia da palavra, a trajetória e a literatura da Umbanda. É um livro que todo umbandista precisa ter e ler para poder argumentar e justificar os seus rituais e, mais do que isso, mostrar que a Umbanda é uma religião sem preconceitos que abarca em seus terreiros discípulos de todas as classes sociais, étnicas e religiosas.

Como disse o meu Pai Espiritual, Ronaldo Antonio Linares, é um livro para ser saboreado como se fosse um precioso licor, como se ouve um musica maravilhosa que foi composta só para você.
Parabéns meu irmão! Você escreve e faz parte da história da Umbanda.
A História da Umbanda é para quem conhece a Umbanda!

Postado, em 31 de agosto de 2010, no blog http://mandaladosorixas.blogspot.com

*Diamantino Fernandes Trindade é Professor de História da Ciência e de Epistemologia da Ciência e do Ensino no Instituto Federal de Educação de São Paulo. Atuou como professor de Química em várias faculdades como Universidade Santo Amaro, Universidade Cidade de São Paulo, Universidade de Guarulhos, Faculdades Oswaldo Cruz, ETE Getulio Vargas, Colégio XII de Outubro e Colégio Agostiniano. Master Science in Education Science pela City University Los Angeles. Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Doutor em Educação pela PUC de São Paulo. Pós-doutor em Educação pelo GEPI-PUC de São Paulo. É autor dos livros: Umbanda e sua História; Umbanda: Um Ensaio de Ecletismo; Iniciação à Umbanda; Os Orixás na Umbanda e no Candomblé; Umbanda Brasileira: Um Século de História; Umbanda na Sua Vida Diária; Manual do Médium de Umbanda; Antônio Eliezer de Souza: O Primeiro Escritor da Umbanda e A Construção Histórica da Literatura Umbandista, além de suas publicações cientificas como A História da História da Ciência; Temas Atuais Sobre o Meio Ambiente e O que é Interdisciplinariedade entre outros mais.
Médium e Sacerdote de Umbanda atuante, foi vice-presidente da FUGABC, entre 1985 e 1989, atualmente ministra o Curso para Sacerdotes dentro desta que uma das mais respeitadas Federações de Umbanda do Brasil. Responsável pela Cabana de Pai Benguela é um dos poucos e raros Historiadores da Umbanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário do texto lido..