16/11/2010

O DESAFIO DE SER FELIZ-JORGE SCRITORI

O DESAFIO DE SER FELIZ

Felicidade é uma coisa estranha. Cada um vai pautar pelo valor pessoal. Pode ser definida pelo que se tem ou pela pessoa que se tem. Outros vão atribuir a um conjunto de coisas pelas quais passamos ou vivemos, pelas experiências ou pelas expectativas.
Somos desafiados o tempo inteiro por essa tal de felicidade. Quando criança, ouvi um conselho:
Felicidade não existe ; e, sim, momentos felizes...
Achei complicado para uma criança administrar isto, mas também não me esqueci.
Custo a crer que é só isso...
Dividimos a nossa vida em setores, esta é uma forma de organizar tudo ; logo, procuramos felicidade em todos esses setores: no trabalho, na família, na vida a dois...enfim, é muita felicidade para acontecer, certo?
A felicidade no trabalho está ligada ao que ganhamos ou à satisfação pelo que fazemos?
Poxa, conheço muitas pessoas que se dizem infelizes com o que fazem, seja pelo que fazem ou pelo quanto ganham. Outras já dizem que a felicidade vem com o crescimento da carreira e acabam gastando muita saúde para tentar muito dinheiro, até que o dinheiro vem e ai o papel se inverte : você tem que gastar muito dinheiro para recuperar a saúde perdida. E a felicidade?
Na família, a felicidade é diluída em pessoas que a tratam de diversas formas e esse tratamento cria problemas bem maiores do que a capacidade humana pode administrar.
Às vezes escolhemos alguém na família e depositamos todo o peso neste único pilar, e ele tem que nos sustentar sem ao menos perguntarmos se esta pessoa está bem ; quem dirá se feliz...
A família agrega e desagrega o tempo inteiro e isto faz com que percamos a relação real com as pessoas : o sangue fala mais alto e depositamos em segundo plano a nossa felicidade, mesmo com que isto, não faça o outro feliz...
No relacionamento a dois, buscamos no outro o que nos falta, sendo que deveríamos aprender a completar o outro naturalmente, sem nada em troca, sem pré condições, por que o amor por si só dá o tom da felicidade. E não importa o quanto os outros estão julgando a sua felicidade, (na verdade, pessoas que fazem isso, querem que a sua felicidade se dane), ela só é plena se tem o seu próprio entendimento.
Felicidade é tudo o que você faz, é tudo que você busca e, principalmente, como você busca.
Não está no trabalho, mas se você fizer o que gosta e ganhar como gosta, além do prazer, sentirá uma felicidade enorme.
Na família, viva e deixe viver pois cada um carrega o que lhe pertence e você pode apoiar e enxugar a lágrima de todos, mas não deve viver a dor de cada um. Isto impossibilita o outro de crescer e aprender, logo, esse indivíduo também não vai descobrir o que é ser feliz.
Não está na relação, mas se você fizer o outro feliz e tiver entendimento de como essa pessoa ama você, de forma única e respeitar o espaço de um e preservando a privacidade de dois, você perceberá como é plena a sensação de estar feliz e fazer feliz.
Felicidade não é momento, é presente, não é passageira, não está de viagem, está a caminho, dependendo do caminho e da porta que você vai abrir para ela.
Seja feliz, custe o que custar, isso não tem preço e nem tamanho.
Ass: de alguém feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário do texto lido..