28/12/2010

DESPERTAR COMPAIXÀO

Despertar Compaixão como um Caminho para a Satisfação




A maioria das pessoas que são espirituais estão conscientes da importância de sentir compaixão pelos outros. Mas acredito que a maioria de nós não está plenamente consciente das necessidades do contínuo aprofundamento da nossa compaixão, se quisermos atingir o objetivo para o qual viemos a este mundo.

Um dos grandes mestres a este respeito é a figura bíblica de Moisés.

Ele viveu numa época de grande miséria e de escuridão: quando os israelitas estavam sob um decreto de trabalho forçado, todos os bebês do sexo masculino foram mortos e um sofrimento interminável se seguiu.

Moisés após o seu nascimento, foi encontrado pela filha do Faraó e cresceu num ambiente confortável e foi protegido do sofrimento que estava ocorrendo em todo o Egito.

No entanto a Bíblia diz que Moisés saía todos os dias e via a dor, o sofrimento e a morte acontecendo lá fora.

Ele não só viu e sentiu dor, mas também passou muitas horas por dia meditando e concentrado sobre o que viu para que pudesse interiorizar a dor e senti-la como sua e fazer crescer os seus sentimentos de compaixão.

Os cabalistas escreveram:

"Ele focou os olhos e o coração com dor para eles."

A mensagem é clara - a compaixão é o trabalho.

Não está na nossa natureza de experimentar algo fora de nós mesmos, por exemplo, alguém que nasceu rico não pode sentir a fome de um homem pobre.

No entanto, foi precisamente devido a esse trabalho constante de experimentar e despertar sentimentos maiores de compaixão que Moisés finalmente alcançou o potencial da sua alma e foi capaz de cumprir a finalidade para a qual veio a este mundo.

O constante despertar e o crescimento desta forma, permitirá a todos nós manifestar o potencial das nossas vidas.

Ela (a compaixão) começa empurrando-nos numa base regular para encontrar novas maneiras de sentir a dor daqueles que nos rodeiam, especialmente as pessoas com quem lidamos todos os dias, cujos sentimentos muitas vezes não consideram.

Existe uma bela história que pode ajudá-lo a interiorizar ainda mais esta idéia.

Antes de Moisés ser chamado a tornar-se líder dos israelitas, o nível da sua compaixão foi testado através de seu trabalho como pastor.

Um dia, uma cabra jovem fugiu do resto do rebanho, e Moisés correu atrás do cabrito por algum tempo até que finalmente ele chegou a uma poça de água e começou a beber.

Moisés clamou e disse para a pequena cabra, "Eu peço muitas desculpas, não sabia que você estava com sede."

Ele então pegou na cabra, que embalou e levou para junto do resto do rebanho.

Ao ver este cuidado e amor, o Criador disse: "Você é misericordioso cuidando das ovelhas, agora pode cuidar das pessoas e ser o líder e redentor dos israelitas."



Só depois de mostrar o verdadeiro amor e compaixão para com os animais do seu rebanho, Moisés foi considerado apto para se tornar um líder de pessoas.

A lição que os cabalistas nos ensinam, é que podemos alcançar o propósito para o qual viemos a este mundo, a realização do potencial da nossa alma, verdadeira e duradoura, com um crescimento constante de compaixão para com os outros.

Sabendo disto, devemo-nos perguntar todos os dias:

Quanto tempo eu passo vendo a dor dos outros e interiorizando-a?

O que estou fazendo para que os meus sentimentos de compaixão e cuidado para com os outros cresçam?

Como nós fazemos este trabalho de focar as nossas vidas, iremos revelar mais luz e bênçãos para nós e para os outros, e teremos a certeza de que estamos no verdadeiro caminho para a satisfação duradoura.



Por: Michael Berg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário do texto lido..