19/01/2011

MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR..

Melhor Prevenir do que Remediar



Estamos sensibilizado com o que aconteceu no Rio de Janeiro bem como já ficamos sensibilizados com o que aconteceu a algum tempo atrás com o Haiti, principalmente por saber o quanto aquele povo, pais, já sofreu antes.

Lembro que quando soube da noticia do terremoto no Haiti, pensei: “Ah não, mais julgamentos para eles?”

Se não fosse estudante de cabala, ao ver acontecimentos assim - aparentemente injustos, porque existem outros povos que mereceriam levar uma “surra” como essa - começaria a duvidar da Justiça do Criador.

Mas, graças a Deus, acho que ando conseguindo “enxergar” além do que a visão e toda a mente racional alcançam.



Michael Berg ensina em seu livro “O Caminho” que devemos assumir responsabilidade para tudo que vemos!

Tudo!

Exatamente tudo!

Então, ao ver tudo isso que está acontecendo tenho que fazer essas perguntas a mim mesmo:

Quais comportamentos negativos Meus contribuíram para que essa tragédia acontecesse?

Onde, quando e com quem eu ando desprezando aqueles que precisam de alguma ajuda?

Por que “enrolo” tanto quando alguém me pede um favor que irá me tirar da minha zona de conforto?

Por que não compartilho aquilo que eu tenho de sobra?



Toda vez que vemos um defeito, uma negatividade ou falta de positividade no outro é um sinal de que temos aquele defeito - em algum nível.

Então quando ficamos indignados com aqueles países ricos e poderosos que podiam ter ajudado o Haiti antes, por exemplo, é porque nós – em algum nível – não compartilhamos com as pessoas que podíamos compartilhar!

Pra mim isso é mais do que claro!

Tem uma família que mora na porta de uma loja de calçados quase em frente ao prédio onde moro, e toda vez que vejo eles, confesso que tenho pensamentos que me tiram da responsabilidade de ajudá-los.

Eu (meu ego) argumenta:

”O que você der a eles não vai resolver o problema, só vai alimentá-los por algumas horas. Amanhã eles estarão no mesmo lugar de novo.”

É por causa desse “argumento” que não atravesso a rua para ir lá e ajudá-los.

Não quero dizer que minha caridade iria resolver o problema dessa família, mas hoje, exatamente essa manhã, percebi que não se trata de Resolver, mas sim de Fazer!

Ação!

Os cabalistas ensinam que esse mundo físico é chamado de “Mundo da Ação”, ou seja, que mais do que intenções boas nós temos que ter ações boas!

Mais do que sermos pessoas boas, nós temos que manifestar ações boas!



Interessante é que exibiram uma matéria que mostrava as pessoas do Haiti se alimentando de biscoitos feitos de barro!

Dezenas e dezenas de biscoito de barros feitos no chão!

E essa matéria foi feita antes da tragédia do terremoto.

O repórter que fez a matéria estava comentando que o terremoto aconteceu para sensibilizar o mundo inteiro de que eles devem se unir para ajudar os povos mais carentes, assim como eles estão fazendo no Haiti agora, como estão fazendo no Rio agora, porém, “parece” ser um pouco tarde.



Olhem quantas coisas ruins tiveram que acontecer para o resto do mundo acordar para ajudar seus “irmãos”?

Até quando essa será a única opção do Universo em nos fazer acordar para a gentileza, para o amor incondicional e o perdão?

Temos que esperar vermos nossos pais no leito de hospital para que então tenhamos remorsos e o perdoamos por terem nos maltratados ou nos rejeitados?

Temos que perder nossos empregos para darmos valor a uma moeda de cinco centavos? Temos que perder nossos móveis e nosso carro numa chuva forte para valorizarmos o que temos?

Temos que ficar bem doentes para valorizarmos o corpo e a beleza que nascemos?

Por favor, não vamos esperar que a vida (o universo, as leis de causa e efeito) venha nos ensinar!

Melhor é aprender com ela primeiro!

Aprender que devo enxergar as pessoas ao meu redor e pelo menos procurar saber de suas necessidades.

Aprender que devo cuidar mais do que eu tenho, por mais que eu ainda não tenha tudo aquilo que desejo ter.

Aprender que devo mudar as prioridades em minha vida, e entender de uma vez por todas que ser espiritual é se transformar a cada dia, a cada semana!

Ser espiritual é ir dormir e acordar pensando naquilo que queremos mudar dentro de nós mesmos, de aproveitar cada oportunidade de arrancar cada vez mais aquele traço negativo de nossa personalidade, do nosso caráter.

Aprender que ser espiritual é entender que a vida foi criada para sermos diferentes do nosso ego e cada vez mais parecidos com O Criador.



“Se nós passamos a semana inteira sem ter mudado nada dentro da gente, então jogamos os sete dias da semana pela janela.” (Professor Marcelo Steinberg)



Por: Shimon Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário do texto lido..