18/04/2011

AS ERVAS E OS BANHOS..

As ervas e as folhas encontradas a disposição na natureza são presentes divinos para que possamos encontrar a cura de muitos males físicos e espirituais, sendo uma das formas mais especiais e simples de harmonizar a vida e o corpo físico e mental, através da limpeza do corpo e da alma.



As ervas e folhas vêm sendo utilizadas desde a antiguidade, egípcios, chineses, e demais civilizações sempre se beneficiaram das propriedades encontradas na natureza através das ervas, folhas, cascas e raízes, portanto, nada mais inteligente do que nos beneficiarmos também nos tempos modernos com essas maravilhas provindas da Mãe Natureza.



Para se ter um bom aproveitamento das ervas é necessário estar muito ciente de que as ervas não podem ser usadas indiscriminadamente e claro cada folha, seca ou fresca, deve ser utilizada da maneira correta e não de forma experimental, sem qualquer conhecimento da erva ou planta. Nunca fuja da simples utilização que normalmente se dá das seguintes formas:





Infusão

Despejar sobre as folhas/ervas água fervida e deixar abafada por no mínimo uns 15 minutos. As ervas devem ter sido lavados em água corrente antes.



Cocção

Nada mais é do que cozinhar (ferver) a planta (normalmente cascas e raízes) e depois utilizá-la para banhar-se, não são utilizadas as folhas verdes e mais frescas, porque erva fresca fervida pode perder sua energia viva.



Maceração

Esfregar a erva fresca entre as mãos de forma que escorra sua seiva para o pote de banho, lembrando que essa seiva colhida pode ser aquecida, mas não fervida.



O termo banho de ervas não é utilizada só para folhas como percebe-se, podem ser usados as sementes, as flores, em alguns casos os frutos, além das cascas e raízes já citadas.



Aconselha-se a colher as cascas e raízes em fase de Lua Nova, já as folhas e flores a Lua Cheia é o mais indicado para dar força aos banhos.



Sendo os banhos de ervas indicados especialmente para o reequilíbrio espiritual é imprescindível que haja fé naquilo que se está fazendo, independente de religião as ervas hoje em dia são consideradas uma força extra ao nosso corpo e uma oração, uma conversa ou um pedido feito de coração aos Deuses e anjos protetores somará ao banho uma energia de potencialização além daquele que a própria natureza já dispõe.



O banho de ervas deve sempre ser jogado no corpo após o banho de limpeza normal, e normalmente do pescoço para baixo. Os banhos podem ser classificados em:



Descarregos



Esse banho serve para que a pessoa fique livre de impurezas energéticas e energias poluidoras que impregnam em nosso corpo astral tanto em virtude de ter absorvido de ambientes e pessoas e desequilibrios espirituais.



Os banhos de descarregos podem ser feitos com Sal Grosso e com ervas, o Sal Grosso absorve todas as energias existentes em nosso campo astral, por isso não é muito recomendado ser jogado na cabeça, sempre do pescoço para baixo e em seguida ser complementado com um banho de ervas.



Defesa



Este banho tem como o próprio nome diz a característica de defender nosso corpo astral, principalmente os chakras, de absorver energia negativa, densa e poluidora existentes no campo magnético humano.



Energização



O banho de energização é utilizado para restabelecer o campo energético da pessoa, para relaxar o corpo físico e equilibrar o corpo astral. Este banho é um banho indicado a todas as pessoas e recomendado com uso habitual.

Banhos

O Banho é a renovação do corpo e da alma, pois quando o corpo se sente bem e se acha refeito do cansaço, a alma fica também apta a vibrar harmoniosamente. Os antigos hebreus já usavam as abluções, que não deixavam de ser banhos sagrados. Moisés, o grande legislador hebreu, impôs o uso do banho em seus seguidores. O batismo nas águas ministrado por São João Batista, no Rio Jordão, era um banho sagrado, pois o batismo nas águas é o banho mais natural (e porque não o primeiro banho purificador dos homens nos dias de hoje, afinal, se batizam crianças ainda pequenas) que conhecemos, purificador do espírito, da mente e do corpo. Os banhos sempre foram um potente integrante do sentimento religioso, haja vista os povos da Índia milenar serem levados a banhar-se nas águas do rio sagrado, o Ganges, cumprindo assim parte de um ritual que, para eles, é indispensável e sagrado



Atualmente, no Brasil, os banhos de ervas, folhas e flores sofrem a influência de diversas culturas. Este conhecimento garante que os banhos podem lavar o corpo e a alma, renovando as energias da aura humana, espantando a má sorte e atraindo a felicidade para nós. É só comprovar, pois há banho para tudo.

Dicas Importantes

1.Os banhos devem ser acompanhados de preces pessoais espontâneas e sinceras. Peça. Converse com os Deuses.

2.As flores e ervas frescas não devem ser fervidas. O valor energético das mesmas se perderá.

3.Caso não consiga flores e ervas frescas, você pode usá-las secas. Neste caso, poderá colocá-las em água fervente e abafá-las. Evite fervê-las.

4.Se estiver sentindo frio, acrescente ao banho, já preparado, uma quantidade de água mineral quente.

5.Os resíduos dos banhos devem ser devolvidos à natureza. Coloque os resíduos num jardim ou no mar. Não se joga no lixo flores e ervas utilizadas em banhos energéticos, pois, se forem devolvidas à natureza, servirão como adubo.

6.Na verdade não existe mal algum em jogar uma mistura de sal grosso e água na cabeça. Afinal de contas, nós não tiramos a cabeça para entrar no mar, onde há maior concentração de sal que nos banhos de limpeza energética. O que causa desconforto e cansaço é manter o sal no corpo por muito tempo. Por isso, três horas após um banho com sal grosso, banhe-se apenas com água, caso use o banho da cabeça aos pés.

7.Banhos preparados com ervas como arruda, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge e pára-raios não devem tocar a cabeça. Podem causar cansaço, letargia, dores e insônia. Evite-as.

Para atrair o Amor

1 colheres de mel

2 pauzinhos de canela

3 rosas vermelhas

Ferva a água com a canela e acrescente o mel. Deixe esfriar. Coe e coloque as pétalas de rosa vermelha.use após o banho higiênico, da cabeça aos pés. Cubra a cabeça com uma toalha e vista-se sem enxugar-se, ou coloque um roupão.

Para Proteção Espiritual

10 ramos de alecrim fresco, sem os galhos

30 gotas de essência de verbena

1 punhado de sal grosso

4 litros de água mineral

Ferva a água, desligue a chama e coloque os ramos de alecrim e o sal grosso. Deixe esfriar. Macere o alecrim com as mãos, como quem esfrega uma roupa. Antes de utilizar o banho, acrescente as gotas de verbena. Banhe-se do pescoço para baixo e deixe a água secar naturalmente ou use um roupão. Duas horas depois, tome uma chuveirada, se estiver sentindo um sono anormal.

Para retirar a negatividade

4 litros de água mineral

2 punhados de sal grosso

2 dentes de alho roxo cortados em cruz

5 galhos de arruda macho

5 galhos de arruda fêmea

Ferva a água com os dentes de alho cortados. Quando a água estiver morna, acrescente a arruda, tratando de macerá-la, até que esteja totalmente desfeita. Misture o sal. Deixe esfriar e coe. Use do pescoço para baixo, após o banho habitual. Passadas duas horas, tome uma chuveirada de água morna ou fria. Faça na lua minguante.

Como Usar as Ervas

O uso das ervas é relativamente simples! Alguma ervas aqui citadas são venenosas, tenha muita cautela antes de usá-las!

Uma forma de fazer uso das ervas mágicas é colocando-as em um saquinho feito com veludo preto. Este saquinho é um amuleto mágico, por isso sempre leve-o consigo.

Secá-las e deixá-las penduradas em algum lugar de sua casa também é uma forma poderosa de atrair as forças mágicas destas ervas.

Ervas relacionadas ao amor podem ser reduzidas à pó. Você poderá soprá-lo sobre a pessoa amada ou usá-lo quando quiser conquistar alguém.

O Poder e a Magia das Plantas

Negócios: benjoim, canela, cravos da índia, louro.

Adivinhação: alecrim, anis estrelado, artemísia, canela, freixo, louro, noz-moscada, rosa, sândalo.

Fertilidade: carvalho, girassol, mandrágora, noz, papoula, pinho, romã, rosa.

Cura: alecrim, arruda, canela, cardo bento, cravo, eucalipto, freixo, hortelã, lavanda, maçã, mirra, naciso, rosa, sálvia, violeta.

Amor: alecrim, canela, cominho, coentro, jasmim, laranja, lavanda, limão, lírio, maçã, manjericão, verbena, violeta.

Dinheiro: amêndoa, artemísia, brionia, camomila, cravo, jasmim, madressilva, manjericão, menta, trigo.

Proteção: alecrim, angélica, arruda, boca de leão, artemísia, erva doce, freixo, louro, peônia, verbena, visgo.

Purificação: açafrão, alfazema, alecrim, aniz, arruda, hortelã, lavanda, limão, louro, mirra, olíbano, sabugueiro, sândalo, sangue de dragão.



Algumas Ervas e suas Propriedades

Alecrim: Usado em encantamentos de proteção, para ajudar nos estudos. Lavar as mãos com uma infusão de alecrim substitui um banho de purificação. Beba um chá de alecrim antes de fazer um exame ou uma entrevista para ter a mente alerta. O chá de alecrim é ótimo para trazer o ânimo de volta.Está ligado à fidelidade, amor, lembranças felizes. O cheiro de alecrim mantém a pessoa alegre, é um símbolo de amizade.

Açafrão: Usado em rituais de prosperidade e cura.

Alho: Erva extremamente protetora. Pode ser pendurado em casa para proteger. Também utilizado para fazer exorcismo. Os antigos gregos colocavam o bulbo do alho em um monte de pedras em um cruzamento como uma oferenda à Hécate.

Amêndoas: Antigamente as amêndoas era conhecidas por prevenir a intoxicação, no tempo medieval as amêndoas eram adicionadas as refeições por esse mesmo propósito. Além disso, a amêndoa é consumida para dar inteligência.

Angélica: A raiz dessa erva guardada em um saquinho de tecido azul funciona como um poderoso talismã protetor. A raiz também pode ser colocada em um saquinho de tecido branco ou azul, e pendurado na janela para proteger a casa e as pessoas que moram nela de todo o mal.

Anis: Usado para proteção. Um travesseiro feito com anis, proporciona um sono tranqüilo e sem pesadelos.

É considerado um ótimo protetor contra olho gordo.

Avelã: A madeira é apropriada para fazer qualquer tipo de bastão. Um ótimo encantamento para lhe trazer sorte consiste em fazer uma cruz solar amarrando 2 galhos junto com um cordão vermelho ou dourado.



Bálsamo de Gilead: O botão pode ser usado para curar um coração partido. Também é usado em feitiços de amor e proteção.

Basílico: Usado em rituais de riqueza e prosperidade. Pode ser carregada no bolso para atrair dinheiro.

Há tempos atrás acreditava-se que a mulher acabaria com a infidelidade do marido salpicando basil no corpo dele.

Baunilha: Usado me encantamentos de amor, e o óleo de baunilha tem função afrodisíaca.

Benjoim: Usado como incenso para purificação.



Camomila: Usado em encantamentos e em rituais de prosperidade. Estimula o sono. O chá acalma e tranqüiliza, pode ser muito útil quando você precisar fazer um ritual e estiver sentindo raiva ou agonia. Lavar o rosto e as mãos com camomila atrai amor.

Canela: Usado como incenso para cura, clarividência, vibrações espirituais. Conhecida como um poderoso afrodisíaco. Usado em feitiços de prosperidade. Muito usada também em feitiços de amor.

Carvalho: Árvore sagrada em muitas culturas. Queimar folhas de carvalho purifica. A madeira é usada para fazer bastões de todos os tipos. O fruto de carvalho pode ser usado para fazer encantamentos de fertilidade, preservar a juventude, evitar doenças. O homem pode usar o fruto de carvalho para aumentar seu poder sexual.

Cebola: Usado para proteger e curar.

Cipestre: A fumaça do cipestre pode ser usada para consagrar instrumentos mágicos.

Coentro: Usado em feitiços de amor.

Cominho: Usado em encantamentos de amor para atrair a pessoa amada.

Cravo: Na época da inquisição as bruxas carregavam o cravo consigo para prevenir-se da captura ou enforcamento. Gera energia no ritual quando usado como incenso.



Dill: Usado em feitiços de amor. Pendurado em quarto de crianças para protegê-las. Em tempos antigos o dill era usado para se proteger contra bruxarias.



Espinheiro: Usado em "saquinhos" de proteção. Na antiga Grécia e Roma, era associado a felicidade no casamento. Pode ser queimado como incenso quando você precisar de energia e dinamismo em sua vida, e quando precisar refletir sobre sua vida.

Eucalipto: Usado em rituais de cura, e em feitiços de todos os tipos. Pode ser utilizado para cura colocando as folhas em volta de uma vela azul e em seguida queimá-la. Também pode ser pendurada em volta do pescoço para curar resfriados e dores de garganta.

Freixo: Usado para fazer vassouras, e bastões de cura. As folhas deixadas embaixo do travesseiro induz a sonhos psíquicos. A folha pode ser trazida no bolso para atrair boa fortuna.



Gardênia: Use as flores para atrais amor.

Girassol: Traz bênçãos do Sol em qualquer jardim no qual ele cresce.



Hera: Guarda e protege a casa, de quem possui essa planta.

Hortelã: Usado em encantamentos de cura, tomar banho com hortelã também é ótimo para curar, e também pode ser usado como incenso.

Íris: Usado em feitiços de amor, banhos e incensos.

Jasmin: Usado em feitiços de amor.

Junípero: O ramo de junípero é usado para evitar acidentes. O grão seco tem a propriedade de atrair amor. Essa planta protege a casa contra roubo.

Laranja: A casca seca de laranja é usada em feitiços de amor e fertilidade, e como incenso solar. É um símbolo tradicionalmente chinês de sorte e prosperidade.

Lavanda: Usado em banhos ou como incenso para purificação. Jogar lavanda no fogo no solstício de verão é um tributo aos Deuses e também nos dá visão e inspiração. Usado também em banhos para curar, e para atrair homem. O perfume da Lavanda induz ao sono. Excelente para dar claridade e coerência em trabalhos mágicos e concentrar a visualização.

Louro: Na Antiga Grécia as folhas de louro eram usadas para fazer coroas para os vitoriosos no atletismo ou nos concursos de poesia. As folhas podem ser queimadas ou mastigadas para induzir visões. Usado como amuleto para evitar as negatividades. As folhas deixadas embaixo do travesseiro induzem a sonhos proféticos. Pode ser usado em rituais de proteção e purificação. Manter um pé de louro em casa protege todos os que moram nela de doenças.

Mandrágora: Uma erva muito poderosa para proteger o Lar. A raiz pode ser usada para curar a impotência masculina. Para carregar a mandrágora com seu poder pessoal, deixe-a em sua cama durante 3 dias durante a lua cheia. Usada para dar coragem.

Manjerona: Usado em feitiços de amor. Coloque um pedaço dessa erva em todos os cômodos da casa para ter proteção.

Margarida

As margaridas estão associadas as celebrações da primavera e do verão: decorar a casa na noite do verão, traz felicidade para o lar e atrai as fadas.

Maçã

Muito usada em feitiços de amor há milhares de anos. O suco da maçã pode substituir o vinho, quando for realizar um feitiço ou algum ritual. A madeira da macieira pode ser usada para fazer bastões, e utilizá-lo para realizar feitiços de amor.

Meimendro

Venenoso! Usado para atrair o amor de uma mulher. Também usado em adivinhação salpicando meimendro na água (scrying).

Mirra: Usado como incenso protetor e purificador. Também pode ser usado para consagrar instrumentos mágicos.

Murta: Sagrado para Vênus, é usado em feitiços de amor e de todos os tipos. Ter murta em casa atrai sorte. Use as folhas de murta para atrair amor, e a madeira para preservar a juventude. Use a madeira para fazer encantamentos.

Noz: Use a noz em encantamentos para promover a fertilidade e fortalecer o coração.

Noz-moscada: Usado para reforçar a clarividência prevenir reumatismo. Sonhar com noz-moscada significa mudanças na vida do sonhador.

Olíbano: Seu perfume é muito poderoso para ajudar em meditações. Use como incenso para proteger.Oliva Sagrado para Atenas. É um símbolo de paz e prosperidade.

Patchouli: Erva afrodisíaca, também atrai amor.

Pimenta: Usado em feitiços de proteção.

Rosa: Beba um chá de rosas parar ter sonhos adivinhatórios, ou para melhorar a beleza. Usados como incenso ou em encantamentos, para dormir, atrair amor e curar. Sonhar com rosas significa, sucesso no amor, fortuna.



Sabugueiro: Os galhos podem ser usados para fazer varinhas mágicas.

Salgueiro: Os bastões feitos com a madeira do salgueiro têm a propriedade de cura. O salgueiro traz bênçãos da Lua para aqueles que o tem em sua propriedade. O salgueiro pode ser usado para fazer a vassoura mágica. Tanto as folhas quanto a madeira.

Salsa: Na antiga Grécia e Roma era um símbolo de morte, e era usada nas coroas de flores em túmulos. Era sagrado para Perséfone e usado em ritos funerários.

Sálvia: Usado em encantamentos de cura e prosperidade. Promove a longevidade e saúde.

Samambaia:

. Planeta: Saturno

. Elemento: Terra

É uma planta extremamente poderosa para a proteção da casa.

Sândalo

Usado como incenso para purificar, curar e proteger.

Sangue de Dragão: Usado em feitiços de amor e proteção. Um pedaço colocado debaixo da cama ajuda a curar a impotência.Carregue um pedaço com você para sempre ter sorte. Pode ser dissolvido e usado no banho para uma poderosa purificação. O sangue de dragão também é usado para fazer tinta mágica.



Tília: Associado ao amor conjugal e a longevidade.

Tomilho: Usado como incenso purificador, banhos mágicos de limpeza. Pode ser inalado para refrescar e renovar energia. Use para se defender contra negatividade. Traz inspiração e coragem.

Trevo: Associada a Deusa Tríplice. Usado em rituais de beleza e juventude. O trevo de quatro folhas, pode ser usado para ver fadas, curar doenças, e em feitiços de boa sorte. Sonhar com trevo significa fortuna principalmente para pessoas jovens.

Urtiga: Encha um pote com urtiga para mandar más vibrações e maldições de volta para quem te mandou. Usado em feitiços de proteção. Usado para dar coragem. Foi considerado como antídoto contra vários venenos.

Extraído do Magia do Taro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário do texto lido..