16/05/2011

A CROMOTERAPIA EM ANIMAIS!

CROMOTERAPIA PARA USO EM ANIMAIS
Autor: Martha Follain

Cromoterapia para Uso em Animais – Martha Follain.

A palavra “cromoterapia” vem do grego “kromos”, cor e “terapheia”, tratamento. A Cromoterapia é o uso da energia das cores para a harmonização e equilíbrio do indivíduo. Ela restaura e regenera o equilíbrio bioenergético dos campos eletromagnéticos através do uso das cores do espectro solar.
Cromoterapia é o tratamento que se faz nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, utilizando a energia luminosa colorida, para restabelecer o equilíbrio dos chakras e do campo bioenergético dos animais humanos, dos animais não humanos e das plantas.
O ser vivente não é composto, apenas, pelo corpo físico, pois já foi constatado, através da bioeletrografia, que existe um campo eletromagnético que envolve o corpo. Esse campo foi chamado, durante muito tempo, de “aura”, por escolas místicas. Atualmente, é campo
psicobioeletroenergético, ou campo bioplasmático, ou bioeletrografia. Em 1985, o Dr. Konstantin Korotkov, PhD em Física, na Rússia, chegou à conclusão de que o halo luminoso que aparece em torno dos corpos, em um bioeletrograma, nada mais é do que a visualização da ionização dos gases e/ou vapores, emanados por qualquer corpo, ionização essa produzida pela descarga da alta voltagem das placas das máquinas.
Na Teoria Quântica, é conhecido como “campo morfogenético” – conceito elaborado pelo biólogo inglês Rupert Sheldrake (1942-): o campo mórfico ou morfogenético funciona como um campo magnético, através do qual são transportadas as informações da luz para as células, para o DNA e para o próprio corpo. Como receptores de rádio, cada parte do corpo interpreta as informações segundo suas funções.
Tudo que tiver uma estrutura atômica possui um campo eletromagnético: animais, humanos, plantas, objetos, etc..
Não existe registro histórico sobre a Cromoterapia – porém, povos antigos praticavam a terapia das cores. A energia do sol era utilizada pelos egípcios, hindus, chineses e gregos, vários séculos antes de nossa era: uso entre os egípcios (3000 a.C.) – o deus Thot era considerado o mestre das cores. Os egípcios possuiam templos de cura baseados no uso da luz solar, associados a complementos coloridos, e banhos de sol de acordo ao estado da pessoa e às estações do ano;
na Índia (3000 a.C.) através da Medicina Ayurvédica. Os hindus cultivavam Surya, o Deus-Sol, e segundo os hindus, o Prana (energia vital) está contido no ar;
na China (2700 a.C.), com a Medicina Tradicional Chinesa.
Segundo os chineses, a cor é o que define a existência das coisas para cada indivíduo – e, é a primeira porta para o mundo;
na Grécia (500 a.C.) através da helioterapia, que era a terapia pelos raios solares. Os gregos veneravam o Deus Hélio (o sol), considerado como “o olho do mundo”, aquele que tudo vê.
Pitágoras (582 a.C.- 497 a.C.) descobriu que as notas musicais possuem a vibração correspondente aos comprimentos de onda das cores do espectro solar: lá=violeta, si=índigo, dó=azul, ré=verde, mi=amarelo, fá=laranja e sol=vermelho.
Cromoterapia para Uso em Animais:
A Cromoterapia é natural, holística, não invasiva, não tem nenhum efeito colateral, e é segura, sendo usada em seres viventes.Os animais respondem muito bem à Cromoterapia, e muitas vezes adormecem durante uma sessão de tratamento. Os animais são muito sensíveis às energias das cores.
Muitos animais não vêm a cor como vemos, mas isto não significa que eles não sejam afetados pelas energias das cores.
Os seres humanos, já foram muito sensíveis à energia das cores - com o advento da vida moderna, inclusive a luz artificial, os humanos ficaram menos sensíveis a essas vibrações de energia. Contudo, os animais ainda conservam esta sensibilidade e as influências de vibrações diferentes da luz ainda afetam todas as coisas vivas em muitos níveis.

- Formas de Utilização da Cromoterapia para Animais:
- A utilização das cores nos alimentos, que usa a própria cor dos alimentos para reequilibrar os Chakras em desequilíbrio;
- A utilização das cores em líquidos cromatizados e elixires, que consiste em utilizar a energia da luz do sol ou dos cristais, passando-a para os líquidos através de filtros coloridos e pedras e fazendo uso dela através de sua ingestão;
- A utilização de fluidos coloridos, à base de ervas e essências aromáticas, usadas isoladamente ou não, de modo a propiciar a combinação mais adequada para cada caso;
- Utilização de radiação através de lâmpadas, lanternas ou outras fontes luminosas.Entre as diversas utilizações da Cromoterapia, a mais conveniente é a aplicação de um foco luminoso diretamente sobre o corpo, em um aposento escuro. A luz deve partir de uma lâmpada colorida, colocada num suporte, e irradiar-se por todo o corpo. A aplicação do foco de luz pode ser acompanhada de outras formas terapêuticas, como a Musicoterapia, Aromaterapia, Massagens, etc.;
- Cromopuntura;
- Harmonização do Ambiente no Qual Vive o Animal;
- Roupinhas (caso necessário – frio).

- Indicações das Cores:
- Vermelho: É uma cor forte e quente. Se usado moderadamente, atrai resultados positivos. Em exagero pode se tornar incômodo e agressivo.
- Laranja: Esta cor é a mistura do vermelho com o amarelo e transmite muito otimismo. Atrai agilidade, além de encorajar a alma.
- Amarelo: O amarelo é a cor da inspiração, da luz. Estimula a intuição e está associado à inteligência e ao desprendimento.
- Verde: É a cor da esperança, da natureza. Está associada à regeneração, ao crescimento. Alivia o estresse.
- Azul: Acalma e favorece a harmonia. Mas se usado em exagero pode acabar provocando desânimo.
- Violeta: Purifica o espírito e eleva a intuição.
- Marrom: Significa disciplina e constância. Se não for usado na medida certa pode representar excessiva dependência afetiva do animal em relação ao dono;
- Preto: Representa discrição, afasta a inveja, mas também absorve muitas energias. Transforma as energias negativas em positivas. É a cor do isolamento.
- Branco: É a mistura de todas as cores. Não é a cor mais aconselhada em um momento de indecisão. Afasta as energias negativas e estimula a comunicação.
A Cromoterapia consta da relação das principais Terapias Alternativas ou Complementares reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do Diretor Geral da “World Health Organization - OMS”, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradicionais da OMS, Dr. Robert Bannerman.

Martha Follain – Formação em Direito,
Neurolingüística, Hipnose, Regressão.
Terapia Floral de Bach, Aromaterapia, Terapia Floral de Minas, Fitoterapia Brasileira, Terapia Ortomolecular, Terapia de Integração Craniossacral, Cromoterapia, Cristaloterapia, Bioeletrografia, Psicoterapia Holística.
CRT 21524

Um comentário:

deixe seu comentário do texto lido..