11/10/2010

AS CRIANÇAS NA UMBANDA

*Crianças na Umbanda*
*
*
*As Crianças:*
Estas *entidades *são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade,
dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem
atingir o seu objetivo com uma força imensa, atuam em qualquer tipo de
trabalho, mas, são mais procurados para os casos de família e gravidez.
São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por
continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade,
incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria, foram
espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem
características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de
criança, o gosto por brinquedos e doces.
Assim como todos os servidores dos *Orixás*, elas também tem funções bem
específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos *Orixás*.
Quando incorporadas em um médium, gostam de brincar, correr e fazer
brincadeiras (arte) como qualquer criança. É necessária muita concentração
do médium (consciente), para não deixar que estas brincadeiras atrapalhem na
mensagem a ser transmitida. É comum em uma gira de criança, ver um médium
"cambaleando" antes de incorporar inteiramente, isso se dá devido à
"disputa" que estes espíritos travam para ver quem incorpora primeiro, bem
típico desta linha.
Os "meninos" são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as "meninas"
são mais quietas e calminhas. Alguns deles incorporam pulando e gritando,
outros descem chorando, outros estão sempre com fome, etc... Estas
características, que às vezes nos passam desapercebido, são sempre formas
que eles têm de exercer uma função específica, como a de descarregar o
médium, o terreiro ou alguém da assistência.
Os pedidos feitos a uma *criança *incorporada normalmente são atendidos de
maneira bastante rápida. Entretanto a cobrança que elas fazem dos presentes
prometidos também é. Nunca prometa um presente a uma *criança *e não o dê
assim que seu pedido for atendido, pois a "brincadeira" (cobrança) que ela
fará para lhe lembrar do prometido pode não ser tão "engraçada" assim para
você.

*Linha ou Vibração de Yori:*
Esta linha é regida pôr *São Cosme e São Damião*, é a *linha da Ibejada* que
são as crianças, representa a alegria, a luz da espiritualidade, a
ingenuidade e lealdade infantil. Os guias principais desta linha são:
*Tupãzinho,
Ori, Yariri, Doum, Yari, Damião *e *Cosme*. Outros guias que trabalham neta
linha são: *Crispim, Crispiniano, Mariazinha, Zequinha, Chiquinho, Luizinho,
Joãozinho, Paulinho, Luizinha, Ana Maria, Joaninha *e outros. O astro que
corresponde a esta linha é *Mercúrio*, e o guardião é o *anjo Yoriel.*
Essas *entidades*, altamente evoluídas, externam pela máquina física,
maneiras e vozes infantis, mas de modo sereno, às vezes apenas um pouco
vivas. Nunca essas ridicularias, onde certos "cavalos", usando e abusando do
chamado Dom "consciente", expelem seus subconscientes atulhados de
superstições e vícios de origens, com gritos e "representações fúteis".
Atiram seus fluídos sacudindo ligeiramente os braços e as pernas e tomam
rapidamente o aparelho pelo mental.
Gostam quando no plano de *Protetores*, de sentar no chão e comer coisas
doces, mas sem desmandos.
Dão consultas profundas e são os únicos que adiantam algumas provações que
ainda temos que passar, se insistirmos nisso. Tornamos a lembrar, isso,
apenas se estiverem em aparelhos (médiuns) de excelente grau mediúnico.
Suas preces cantadas falam muito em Papai e Mamãe do Céu e em mantos
sagrados. São melodias alegres, umas vezes, tristes, e não esses ritmos
estilizados que é comum ouvirmos.
Seus pontos riscados são curtos e bastante cruzados pela Flecha, Chave e
Raiz.

*Linha de Ibeji*
*Yarirí *- Representante de Ibeji na Linha das Almas.
*Crispiniano *- Representante de Ibeji na Linha de Oxossi.
Crispim - Representante de Ibeji na Linha de Ogum.
*Ori *- Representante de Ibeji na Linha de Xangô.
*Doum *- Comando da Linha de Ibeji.
*Damião *- Representante de Ibeji na Linha das Senhoras.
*Cosme *- Representante de Ibeji na Linha de Oxalá.

*Posições do Médium na Linha de Ibeje:*
TERCEIRA POSIÇÃO SECUNDÁRIA: *Ibeji *(Criança).
Esta Posição consiste no levantamento dos braços à altura da cabeça, com os
indicadores em riste, como se estivesse carregando duas velas.

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